cead20136

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Água


A água é uma substância formada por átomos de hidrogênio e oxigênio, é líquida, sem cheiro, sem cor. A água é essencial para todo ser vivo e cobre cerca de ¾ da superfície da Terra sendo que 97% da água é salgada e somente 3% é água doce. É encontrada principalmente nos oceanos e nas regiões polares. É também encontrada em rios, lagos, chuvas, nuvens e sua fórmula química é H²O.

A água perde sua pureza quando em forma de chuva cai sobre rios e lagos que estão contaminados. Há dois tipos de contaminação:
Lixos orgânicos - que são restos de alimentos não consumidos, excrementos de humanos e animais. Lixos industriais - originados da produção de produtos que são descartados em locais impróprios.

Os lixos orgânicos são biodegradáveis mas podem levar a falta de oxigênio nos rios e lagos, o que faria com que a vida dentro dos mesmos se perdesse. Há outro fator importante que são os excrementos humanos e animais que podem acarretar uma série de doenças transmitidas pela água contaminada como cólera, desinteria entre outras.

Os lixos industriais são cheios de metais pesados e materiais sintéticos que intoxicam a água e são persistentes em degradar sobre as águas. Podem ser depositadas nas águas através dos esgotos e canalizações clandestinas que transportam fertilizantes, pesticidas e tantos outros produtos químicos nocivos a saúde e a boa preservação da água.

Nas cidades onde existem empresas de tratamento de água são usados produtos para a purificação da água. O cloro é o mais usado, pois ajuda a matar os germes nocivos a saúde, mas, não pode ser usado em excesso, pois também causa danos a saúde.

Uma maneira fácil e rápida de tratar a água para o uso é fervendo-a. A água precisa chegar a uma temperatura de 100º e depois deve ser levada a geladeira ou freezer, pois algumas bactérias não morrem apenas com o calor.

Outro fator importante que podemos citar é a racionalização da água, já que com o crescimento das cidades, indústrias e agricultura ela se torna cada vez mais escassa. As empresas, por exemplo, estão investindo em tecnologias que reduzam a quantidade de água potável usadas.

www.mundoeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário