Pular para o conteúdo principal

Funções celulares Hemácias, neurônios, leucócitos, óvulos etc


Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com



Células têm formas variadas: acima, um neurônio; abaixo, uma hemácia
Todo ser vivo é formado por células. Alguns por uma única célula. São os chamados seres unicelulares, como por exemplo os protozoários, as bactérias, alguns fungos e algas. Outros são formados por mais células, os seres pluricelulares ou multicelulares.

O ser humano é pluricelular. Em nosso corpo, há diferentes tipos de células e estima-se que tenhamos cerca de 3 trilhões delas. O formato e a função das células e como elas se agrupam são algumas das questões que vamos responder ao longo deste artigo.

O formato de nossas células é extremamente variado. Existem células discóides, que têm o formato de um disco, como é o caso do glóbulo vermelho ou hemácia. Há células que lembram uma estrela, como os neurônios (células nervosas), e ainda há células alongada, como as musculares, por exemplo.

Hemácias e oxigênio
De qualquer modo, todas as células são de extrema importância para nossa sobrevivência e a para a integridade de nosso corpo. Se ocorrer a morte de um grupo de células, como no caso da necrose de uma perna, em função de uma picada de uma cobra, ou devido à falta de circulação sanguínea nas extremidades de nossos membros, por causa das baixas temperaturas na escalada de uma montanha muito alta, a amputação do membro em questão pode ser necessária.

Há algumas células que podem ser destacadas sobre as demais, como as hemácias, por exemplo. Elas são responsáveis pelo transporte do oxigênio para todo o nosso corpo, garantindo, assim, a nossa sobrevivência. Contudo, se são tão importantes, porque morrem 2,4 milhões, de hemácias aproximadamente a cada segundo?

Calcula-se que haja 5 milhões de hemácias por milímetro cúbico de sangue em um homem e, numa mulher, 4,5 milhões. Portanto, cada pessoa tem cerca de 30 trilhões de hemácias em sua circulação. A sobrevida de uma hemácia gira em torno de 120 dias, pois, nos mamíferos, estas são bicôncavas e anucleadas (não têm núcleo). Desse modo, não possuem material genético e não conseguem se auto-duplicar.

Leucócitos
Os glóbulos brancos, ou leucócitos, também se encontram no sangue. São classificados em granulosos (basófilo, eosinófilo e neutrófilo) e agranulosos (linfócito e monócito) e apresentam formas e funções variadas. Os linfócitos são de suma importância, pois garantem a defesa de nosso organismo contra corpos estranhos, combatendo vírus, bactérias e outros agentes invasores.

Neurônios
Outras células de grande importância são os neurônios, que compõem o sitema nervoso. Eles são responsáveis por quase tudo que ocorre em nosso corpo, desde a inteligência, o raciocínio, e a coordenação dos movimentos, até a recepção de todas as sensações e informações do ambiente em que vivemos, a fim de traduzi-las e verificar se nos trazem riscos ou benefícios.

Reprodução
O espermatozóide e o óvulo são as células específicas para a reprodução. A cada ejaculação, o homem elimina cerca 400 milhões de espermatozóides a fim de que 100 cheguem próximo ao óvulo e apenas um consiga entrar, ocorrendo assim a fecundação (encontro do óvulo com o espermatozóide), que garante a perpetuação da espécie.

Energia
Existem ainda as células de gordura (ou adiposas), que constituem um terror para a sociedade atual, cujos padrões de beleza valorizam os corpos esguios e esbeltos. Apesar de incomodarem e assustarem, principalmente as mulheres, as células adiposas são de grande valia, pois ajudam a dissolver as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), ajudam a controlar a temperatura do corpo e funcionam como reserva de energia.

Ou seja, até as células mais "abomináveis" têm sua razão de ser e é isso que permite o bom funcionamento do organismo.
*Cristina Faganelli Braun Seixas é bióloga e professora do Colégio Núcleo Educacional da Granja Viana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EQUAÇÃO DE 1° GRAU

EQUAÇÃO DE 1° GRAU SENTENÇAS Uma sentença matemática pode ser verdadeira ou falsa exemplo de uma sentença verdadeira a) 15 + 10 = 25 b) 2 . 5 = 10 exemplo de uma sentença falsa a) 10 + 3 = 18 b) 3 . 7 = 20 SENTEÇAS ABERTAS E SENTENÇAS FECHADAS Sentenças abertas são aquelas que possuem elementos desconhecidos. Esses elementos desconhecidos são chamados variáveis ou incógnitas. exemplos a) x + 4 = 9 (a variável é x) b) x + y = 20 (as variáveis são x e y) Sentenças fechada ou são aquelas que não possuem variáveis ou incógnitas. a) 15 -5 = 10 (verdadeira) b) 8 + 1 = 12 (falsa) EQUAÇÕES Equações são sentenças matemáticas abertas que apresentam o sinal de igualdade exemplos a) x - 3 = 13 ( a variável ou incógnita x) b) 3y + 7 = 15 ( A variável ou incógnita é y) A expressão à esquerdas do sinal = chama-se 1º membro A expressão à direita do sinal do igual = chama-se 2º membro RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA VARIÁVEL O processo de res

VALOR NÚMERICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA

Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, você deve proceder do seguinte modo: 1º Substituir as letras por números reais dados. 2º Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem: a) Potenciação b) Divisão e multiplicação c) Adição e subtração IMPORTANTE! Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos Exemplo 1 Calcular o valor numérica de 2x + 3a para x = 5 e a = -4 2.x+ 3.a 2 . 5 + 3 . (-4) 10 + (-12) -2 Exemplo 2 Calcular o valor numérico de x² - 7x +y para x = 5 e y = -1 x² - 7x + y 5² - 7 . 5 + (-1) 25 – 35 -1 -10 – 1 -11 Exemplo 3 Calcular o valor numérico de : 2 a + m / a + m ( para a = -1 e m = 3) 2. (-1) + 3 / (-1) + 3 -2 + 3 / -1 +3 ½ Exemplo 4 Calcular o valor numérico de 7 + a – b (para a= 2/3 e b= -1/2 ) 7 + a – b 7 + 2/3 – (-1/2) 7 + 2/3 + 1 / 2 42/6 + 4/6 + 3/6 49/6 EXERCICIOS 1) Calcule o valor numérico das expressões: a) x – y (para x =5 e y = -4) (R:

OPERAÇÕES COM RADICAIS

RADICAIS SEMELHANTES Radicais semelhantes são os que têm o mesmo índice e o mesmo radicando Exemplos de radicais semelhantes a) 7√5 e -2√5 b) 5³√2 e 4³√2 Exemplos de radicais não semelhantes a) 5√6 e 2√3 b) 4³√7 e 5√7 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO 1º CASO : Os radicais não são semelhantes Devemos proceder do seguinte modo: a) Extrair as raízes (exatas ou aproximadas) b) Somar ou subtrair os resultados Exemplos 1) √16 + √9 = 4 + 3 = 7 2) √49 - √25 = 7 – 5 = 2 3) √2 + √3 = 1,41 + 1,73 = 3,14 Neste último exemplo, o resultado obtido é aproximado, pois √2 e √3 são números irracionais (representação decimal infinita e não periódica) EXERCÍCIOS 1) Calcule a) √9 + √4 = 5 b) √25 - √16 = 1 c) √49 + √16 = 11 d) √100 - √36 = 4 e) √4 - √1 = 1 f) √25 - ³√8 = 3 g) ³√27 + ⁴√16 = 5 h) ³√125 - ³√8 = 3 i) √25 - √4 + √16 = 7 j) √49 + √25 - ³√64 = 8 2º CASO : Os radicais são semelhantes. Para adicionar ou subtrair radicais semelhantes, procedemos como na redução de