articulador 1

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Poríferos


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com


Os poríferos são animais invertebrados, de hábito aquático e vida sedentária (fixados ao substrato). Sua estrutura não possui um sistema com órgãos e tecidos distintos, apenas algumas células diferenciadas, sendo o corpo constituído por poros, por onde entra água e partículas dissolvidas.

O fluxo de água circulante em seu interior ocorre devido à presença de células denominadas coanócitos. Por meio de batimento flagelar, essas células promovem uma contínua circulação hídrica na cavidade da espongiocele, efetuando a distribuição de nutrientes e captação de excretas difundidas para o exterior através do óculo (orifício localizado na região superior de uma esponja).

A sustentação esquelética desses organismos é realizada a partir de um conjunto de células: os espongioplastos (sintetizam a espongina), os escleroplastos (formam as espículas de calcário), e os porócitos (que formam os poros).

A reprodução pode ser assexuada por meio da propagação de gêmulas ou brotos que se destacam de uma estrutura principal (animal adulto), sendo transportado pelas correntes de água até um substrato, onde se instalam e desenvolvem. Contudo, a reprodução também pode ser sexuada, visto que as esponjas produzem gametas que se fecundam originando uma larva móvel.

Tipos de esponjas: áscon, sícon e lêucon.
/www.mundoeducacao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário