cead20136

terça-feira, 8 de novembro de 2016

As relações ecológicas

Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com



As relações ecológicas entre seres vivos podem ser representadas graficamente por meio da construção das chamadas pirâmides ecológicas. Essas pirâmides representam as variações de massa, número e energia dentro de um ecossistema.

Pirâmide de energia

Expressa a quantidade de energia acumulada em cada nível da cadeia alimentar. Como a energia apresenta um fluxo decrescente, quanto mais distante dos produtores, menor será a quantidade de energia útil recebida.

Pirâmide de biomassa

Expressa a quantidade de biomassa, matéria viva acumulada em cada nível trófico da cadeia alimentar. É representada pelo peso seco consumido numa cadeia alimentar e expressa a quantidade de matéria orgânica por área. É direta nos ecossistemas terrestres que têm produtores com biomassa muito maior que os consumidores. Porém é invertida em ecossistemas aquáticos onde os produtores são bem menores e consumidos em grande quantidade por consumidores cada vez maiores. Este tipo de ecossistema só pode existir devido ao alto grau de reprodução que é feito pelos produtores representados ali, geralmente o fitoplâncton.




Demonstra o número de indivíduos que existe em cada nível trófico. Dependendo do tipo de ecossistema, a pirâmide de números pode ser direta ou invertida. Podemos ter três tipos básicos de cadeias alimentares: a) de predadores que promoverá pirâmides diretas; b) de parasitas e superparasitas que dará pirâmides invertidas; c) de detritívoros que dará pirâmides diretas.

No caso de parasitos e superparasitos, assim como no caso de pragas, temos pirâmides invertidas.

A palavra "ecologia" designa o estudo da "casa" (oikos (grego) = eco = casa). Assim, a ecologia leva em consideração a interação entre os seres vivos e o meio ambiente e as interações entre os seres vivos, uns com os outros.

Podemos considerar os seguintes níveis hierárquicos de organização:

1- lei da segregação: carregam o código das características dos seres vivos;
2- células: são consideradas a unidade da vida; é dentro dela que se econtram os genes;
3- tecidos: formados pela união de células que funcionam em conjunto;
4- órgãos: a interação de alguns tecidos para um determinado fim específico;
5- indivíduos: formados pela sistematização dos órgãos; quando parecidos pertencem a uma mesma espécie;
6- população: conjunto de indivíduos;
7- comunidades: conjunto de populações interagindo entre si e com o meio ambiente;
8- ecossistemas: conjunto de diversas comunidades;
9 - biosfera: os vários ecossistemas do planeta.

A Ecologia preocupa-se principalmente com os seguintes níveis conceituados abaixo:

Espécie – Este conceito ainda permanece muito controverso, mas, de maneira simplificada, podemos entender espécie como um conjunto de indivíduos que possuem semelhanças morfo-fisiológicas extrapolando-se estas para o nível molecular e que podem gerar indivíduos férteis.

Os Ecossistemas

Início » Biologia » Cadeia Alimentar » Os Ecossistemas

Assim como uma célula pode ser considerada a unidade fundamental da vida, os ecossistemas podem ser considerados a unidade fundamental de estudo da ecologia. Eles são formados pela união de dois fatores:

Fatores abióticos – Conjunto de todos os fatores ambientais que atuam diretamente no mundo vivo. Os indivíduos euribiontes são capazes de tolerar amplos limites de variações das condições do meio onde vivem. Já os estenobiontes, apresentam limites de tolerância baixos. Alguns destes fatores são: temperatura, luz e água.

Fatores bióticos – Conjunto de todos os seres vivos que interagem em uma certa região. Podem ser chamados de biocenose, comunidade ou biota.

Exemplo: chamava-se de microflora, flora autóctone ou ainda flora normal todo o conjunto de a importância das bactérias e seres, os corpos que viviam no interior do corpo humano ou sobre a pele. Hoje, o termo mais adequados, aos termos ecológicos seria microbiota normal.

População – Conjunto de indivíduos pertencentes a uma mesma espécie e que habitam uma mesma localidade geográfica.

Comunidade - Conjunto de todas as populações que vivem em um mesmo ambiente (biocenose). Sobre uma comunidade haverá incidência dos diversos fatores físicos existentes nela.

Ecossistema – Relação existente entre uma comunidade e todos os fatores físicos que sobre ele incidirem. Existem vários ecossistemas no mundo. Pode-se considerar a palavra ecossistema equivalente à palavra BIOMA. Existem na natureza vários biomas, como, por exemplo, as florestas tropicais, os oceanos, a mata atlântica, a caatinga, os cerrados, os desertos, etc.

Biosfera: Conjunto de todos os ecossistemas existentes no planeta.
www.colegioweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário