cead20136

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Células do sangue


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com


Hemácias, leucócitos e plaquetas - células sanguíneas.

O sangue, ao contrário do que aparenta, não é uma massa líquida homogênea. Ele é formado por duas fases: uma correspondente aos glóbulos sanguíneos e outra referente ao plasma, onde estes primeiros estão suspensos.

De consistência viscosa e aspecto translúcido, o plasma é constituído de sais inorgânicos e diversos compostos orgânicos, inclusive proteínas específicas. Eles auxiliam na manutenção da pressão osmótica, imunidade e coagulação sanguínea. Esta fase do sangue transporta metabólitos e excreções, além de abrigar as hemácias (eritrócitos), plaquetas e leucócitos. Esses últimos são, também, denominados células brancas e atuam como barreiras imunológicas no organismo. Os valores de referência destas células correspondem entre 5.000 e 10.000 leucócitos/ μL de sangue.

Podem ser do tipo granulócito, com núcleo de formato irregular e grânulos no citoplasma, ou agranulócitos, de núcleo mais delimitado e com bem poucos ou nenhum grânulo.

Plaquetas são anucleadas e constituídas de fragmentos do citoplasma de células da medula óssea. Presentes apenas nos mamíferos, participam do processo de formação de coágulos sanguíneos, evitando hemorragias, e estimulam a mitose de músculo liso e vasos sanguíneos lesados , auxiliando na cicatrização de lesões.

O oxigênio e gás carbônico se conduzem pelo corpo com o auxílio das hemácias, ligando-se à hemoglobina destas e o CO2 pode, ainda, se apresentar diluído no plasma, sob a forma de bicarbonato. Baixas quantidades de eritrócitos ou de hemácias podem causar anemias.

Nos mamíferos, os glóbulos vermelhos se apresentam sem núcleo; têm formato de disco, com concavidades dos dois lados e são bastante flexíveis, permitindo a passagem pelos vasos sanguíneos de forma facilitada.

O valor de referência desta célula, para homens adultos, varia entre 4.400.000 e 6.000.000 hemácias/μL de sangue e, para mulheres, entre 4.200.000 e 5.500.000 hemácias/μL de sangue.
www.mundoeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário