cead20136

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Circuitos elétricos Aparelhos analisam circuitos e dispositivos eletroeletrônicos


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com        



Multímetro digital
O estudo das grandezas envolvidas na operação dos circuitos elétricos é fundamental, pois permite o dimensionamento e manutenção de inúmeros projetos. Corrente, tensão e resistência são as principais grandezas a serem consideradas nesses estudos. Dispositivos como fusíveis e disjuntores, bitolas de fios e especificações de tomadas (materiais usados na instalação de um circuito elétrico residencial ou industrial) dependem de um correto dimensionamento.

Na prática, instrumentos como os multímetros (que permitem medir voltagem, resistência ou corrente elétrica através da seleção de função) são muito utilizados para medições e análises de circuitos e dispositivos eletroeletrônicos. Também existem outros aparelhos, mais específicos, como o voltímetro, o amperímetro e o osciloscópio.

Voltímetro
O voltímetro opera medindo a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito elétrico. Para isso, ele utiliza duas pontas de medida que são ligadas ao aparelho e operadas por um técnico ou usuário. Atualmente, usamos mais os medidores digitais, mas o objetivo é o mesmo dos medidores analógicos.

Com o voltímetro é possível observar as tensões locais, tanto em circuitos de corrente alternada (alimentados pelas redes de distribuição elétrica) quanto nos circuitos que operam com corrente contínua (alimentados por pilhas ou baterias). No Brasil, as tensões mais comuns para operação residencial em corrente alternada são 110 e 220 volts (110 V / 220 V).

Amperímetro
O amperímetro é o aparelho que mede a intensidade da corrente elétrica direta ou alternada de um circuito. Ele é composto, basicamente, por uma agulha fixa que está acoplada a uma bobina móvel, disposta entre os pólos de um magneto. A deflexão provocada pela intensidade da corrente que passa pela bobina pode ser observada no movimento da agulha sobre uma escala.

Alguns automóveis possuem um amperímetro no painel do motorista, para monitorar o sistema elétrico do veículo. Esses sistemas são alimentados, geralmente, por uma bateria de 12 V e têm a sua segurança garantida por um conjunto de fusíveis. Os primeiros galvanômetros (medidores de corrente elétrica) foram feitos por Michael Faraday.

Osciloscópio
O osciloscópio é um instrumento que permite observar, numa tela, o valor da diferença de potencial (ddp) em função do tempo ou em função de outra ddp comparada.

O elemento sensor desse aparelho é um feixe de elétrons. Devido ao baixo valor da massa do elétron, e por serem partículas eletricamente carregadas, elas podem ser facilmente aceleradas e defletidas pela ação de um campo elétrico ou magnético. A leitura é feita numa tela fosforescente e o aparelho permite comparar medições e registrar o histórico de valores, o que faz com que seja mais adequado em medições específicas e de laboratório.

Algumas aplicações do osciloscópio: análise e monitoramento de sistemas eletroeletrônicos, aplicações na medicina diagnóstica e na mecânica de automóveis.

Osciloscópio


Para saber mais
# Construção de um voltímetro e de um amperímetro usando um galvanômetro.
# Circuitos elétricos - estude os circuitos se divertindo
*Luís Fábio Simões Pucci é licenciado em Física e Matemática. Mestre em Educação, também é professor do Instituto Galileo Galilei para a Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário