cead20136

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Citoplasma


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com        



citoplasma é a região da célula compreendida entre a membrana plasmática e a carioteca (o núcleo) das células eucariontes. Em células procariontes refere-se a todo o conteúdo celular.

É constituído por um fluido viscoso chamado citosol (ou citossol, ou hialoplasma ou ainda citoplasma fundamental), composto basicamente por água, íons e substâncias necessárias à síntese de moléculas orgânicas (carboidratos, enzimas, sais e proteínas), formando um colóide onde estão imersas as seguintes estruturas: os ribossomos, as inclusões citoplasmáticas, o cito esqueleto e as organelas membranosas: mitocôndrias, cloroplastos, retículo endoplasmático liso e rugoso, peroxissomos, lisossomos, complexo de golgi e vacúolos.

Desempenha importante papel estrutural, auxiliando na consistência e na forma das células, sendo também o local de armazenamento de substâncias indispensáveis à vida.

No interior da célula o citoplasma encontra-se em constante movimentação unidirecional (ciclose), orientado em um único sentido, bem visível em células vegetais.
www.mundoeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário