cead20136

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Classe aves


A origem das aves e características adaptadas ao vôo.

As aves representam os organismos vertebrados encontrados em praticamente todas as regiões do planeta. Seu tamanho pode variar de 06 centímetros de comprimento e 02 gramas de peso, como é observado em algumas espécies de beija-flor, até mais de 02 metros de altura e 160 quilogramas, no caso dos avestruzes.

Reúne uma classe muito numerosa, com mais de 8 mil espécies identificadas e catalogadas, cujas características mais marcantes estão relacionadas com o vôo.

Além da conformação corpórea aerodinâmica, a maioria das aves é recoberta por penas, uma estrutura extremamente útil à forma de locomoção, devido à composição queratinizada e formato com arquitetura imbricada. Além de constituir um eficiente isolante, mantendo constante a temperatura corporal.

Assim como os mamíferos, as aves são animais homeotérmicos (de sangue quente), conservando a temperatura de seu sistema orgânico independente das condições ambientais.

Esse grupo surgiu de um ancestral de dinossauros bípedes, quando vigorava a era dos répteis. No registro fossilífero, a ave mais antiga conhecida (Archaeopteryx litographica) se assemelhava mais a um dinossauro do que às aves atuais
www.mundoeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário