cead20136

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Cobras-cegas e cecílias


As cobras-cegas, ou cecílias, são animais da Classe Amphibia, de uma Ordem chamada Gymnophiona. Tais indivíduos, de corpo cilíndrico e alongado, não possuem patas e, diferentemente das serpentes e anfisbenas (cobras-de-duas-cabeças), há ausência de escamas. Além destas características, a pele das cobras-cegas é úmida, apresentando anéis queratinizados em todo o seu comprimento. Os olhos são atrofiados, mas a presença de tentáculos sensoriais auxilia quanto a esta função. Tais animais, ainda, possuem dentes que auxiliam na alimentação dos filhotes.

Os gimnofionos costumam viver enterrados (hábito fossorial) ou na superfície de solos úmidos, se alimentando de pequenos animais, como cupins e formigas.

Quanto à reprodução, machos possuem o falodeu: órgão que permite a fecundação interna. Ao nascerem, os filhotes, na maioria das espécies, recebem cuidados das mães até que adquiram maior independência.

Segundo a Sociedade Brasileira de Herpetologia – ciência esta que estuda os répteis e anfíbios – são conhecidas no Brasil, atualmente, 26 espécies de Gimnofionos.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário