cead20136

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Confrei


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com        




O confrei, Symphytum officinale, é uma planta arbustiva originária da Europa e Ásia, mas que hoje é comum em todas as partes do mundo. Podendo alcançar até um metro de altura, possui folhas grandes e cobertas por pelos e pequenas flores. Essas possuem coloração que pode variar entre amarelo, creme e rosa.

Consolida, orelha-de-asno e capim-roxo-da-rússia são alguns nomes populares dessa planta. Ela possui alantoínas, mucilagens, taninos, saponinas, colinas, açúcares, triterpenos, vitaminas, aminoácidos, esteroides, ácido orgânico e ácido fólico. Em razão de sua composição, exerce poder anti-inflamatório, cicatrizante e renovador celular, pode ser usado, inclusive, em casos de queimaduras, aliviando as dores decorrentes desses processos. Para tal, o sumo das folhas ou a tintura destas em forma de pomada, associada a alguma substância gordurosa.

Não pode ser ingerido, uma vez que é tóxica ao fígado: nos anos 80, a imprensa revelou que as folhas deste vegetal eram capazes de curar determinados cânceres, resultando na intoxicação de muitos indivíduos. Assim, após uma gama de estudos toxicológicos, confirmou-se a eficácia de seu uso externo e o Ministério da Saúde passou a proibir sua ingestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário