articulador 1

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Folha


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com        




A folha é um órgão laminar, provido de clorofila e especializado na realização da fotossíntese. Nesse sentido, se torna um dos mais importantes órgãos vegetais, pois é a folha que realiza os processos vitais para as plantas, como fotossíntese, respiração, transpiração e gutação. As folhas possuem um mecanismo de parar de crescer em certo momento, pois quando atingem tal dimensão, seus meristemas se transformam em tecidos adultos. As únicas folhas que não possuem esse mecanismo e crescem continuadamente são as samambaias.

Uma folha normalmente apresenta limbo, pecíolo e bainha.
O limbo é a região laminar na qual se encontram os tecidos clorofilianos.
O pecíolo é uma das partes que se prende ao caule, facilitando a movimentação das folhas e, consequentemente, melhorando as condições de iluminação e arejamento da planta.
A bainha é a porção basal do pecíolo que se prende ao caule.

O limbo de uma folha, ou seja, sua parte principal é formada por duas faces denominadas epiderme, uma superior e uma inferior. Entre essas faces encontram-se os parênquimas assimiladores e os tecidos de condução. O conjunto desses tecidos internos na planta é denominado de mesófilo foliar. Além dessas estruturas, nas epidermes estão localizados os estômatos e podem apresentar eventualmente, cloroplastos (no caso das plantas aquáticas).

Existe uma ampla classificação das folhas que pode ser baseada em diversos critérios. A forma mais comum é classificar as folhas a partir do limbo, ou seja, a partir do formato da parte principal da folha. Entre as folhas mais comuns estão as antófilas, que são folhas que passam a fazer parte dos verticilos florais de proteção (sépalas); brácteas, que servem como agentes de polinização, já que nessas plantas as flores são pouco desenvolvidas e as insetívoras, que estão ligadas à captura e à digestão de pequenos animais.
www.mundoeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

co

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger