Pular para o conteúdo principal

MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)


Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com


Física - 1ºAno

EXERCÍCIOS DE FÍSICA -
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)

1. A equação horária de um MRU é S = 50 - 5t (SI ). Faça um esquema do movimento na trajetória orientada e responda:

a) o MRU é progressivo ou regressivo ?
b) em que posição o móvel se encontra em t = 20s
c) em que instante o móvel passa na origem?
d) em que instante o móvel passa na posição 40m?
e) qual a distancia percorrida em 4s?

2. Complete a tabela abaixo de modo que represente um movimento uniforme :
t(s) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
s(m) -4 -4 5 11 14 20

3. Complete a tabela abaixo de modo que represente um movimento uniforme de velocidade escalar V = -4m/s.
t(s) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
s(m) 16

4. Um automóvel parte de um local situado 20km à esquerda de uma cidade A, dela se aproximando com velocidade escalar constante de 50km/h. Determine
a) a equação horária do seu movimento b) a posiçao do automóvel 5h após
c) o instante em que ele passa pela cidade A
d) em que instante passa pelo km 300 à direita da cidade A

5. No instante em que se iniciou a marcar o tempo, um móvel está 80m à direita de um ponto Q , dele se aproximando com velocidade escalar constante de 144km/h.Determine:
a) a equação horária do seu movimento
b) a posição do móvel em t = 30s
c) o instante em que passa pelo ponto Q
d) a distancia que percorre entre t = 1s e t = 15s


6. Dois móveis partem simultaneamente um de encontro ao outro com velocidade Va = 7,5m/s e Vb = 17,5 m/s. A distancia que os separa é de 1500 metros. Determine após quanto tempo ocorre o encontro e qual a distancia que cada um percorre até esse instante.

7. Um trem com velocidade escalar constante de 72km/h, leva 1 minuto para atravessar um túnel de 800m de comprimento. Qual é o comprimento do trem ?

8. Dois móveis A e B partem simultaneamente percorrendo uma mesma trajetória retilínea com velocidades escalares constantes de 30km/h e de 10km/h, ambos em movimento progressivo. O móvel A parte de um local 7km à esquerda de uma cidade C e o móvel B parte de um local situado 3km à direita da mesma cidade. Detrmine:
a) as equações horárias dos movimentos de A e B
b) o instante em ocorreu a ultrapassagem
c) a posição da ultrapassagem
d) a distancia que cada um percorreu até a ultrapassagem

9.Dois barcos partem simultaneamente de um mesmo ponto, seguindo rumos perpendiculares entre si. Sendo de 30km/h e 40km/h suas velocidades, quanto vale a distancia entre eles após 6 minutos ?

10. Escreva as equações horárias da posição em função do tempo para os movimentos uniformes referentes às tabelas a seguir:
s(m) 10 15 20 25
t(s) 0 1 2 3


s(m) 50 40 30 20
t(s) 0 1 2 3


11. Dois motociclistas A e B partem de um mesmo ponto de uma estrada reta com velocidades escalares constantes de 36km/h e 108km/h. Sabendo que se movem ambos em movimento progressivo e que B parte 3 segundos após a partida de A , determine

a) o instante do encontro em relação a partida de B
b) a posição do encontro


12. Um móvel animado de MRU possui uma velocidade de 12 m/s. No instante inicial ele se encontra na posição -42 m. Se o movimento é regressivo:
a) escrever a equação horária do movimento
b) qual sua posição no instante 4s
c) Depois de quanto tempo, terá percorrido uma distância de 18 m.
d) O móvel passa pela origem?

13. Um pessoa emite um som em frente a uma montanha que está a uma distância de 1700 m e ouve o eco após 10 s. Determinar a velocidade de propagação do som no ar.

14. Dois móveis A e B partem simultaneamente de um mesmo ponto com velocidades de 6m/s e 8 m/s.Qual a distância entre eles após 10s de movimento nos seguintes casos:
a) movem-se na mesma direção e no mesmo sentido
b) movem-se na mesma direção e em sentidos contrários
c) movem-se em direções perpendiculares

15. Um móvel animado de MRU possui uma velocidade de 12 m/s. No instante inicial ele se encontra na posição -42 m. Se o movimento é regressivo:
a) escrever a equação horária do movimento
b) qual sua posição no instante 4s
c) Depois de quanto tempo, terá percorrido uma distância de 18 m.
d) O móvel passa pela origem?

16. Um carro movimenta-se em movimento retilíneo segundo a equação S = 40 - 8t no SI Determine:
a) a posição inicial
c) a posição no instante 5s
d) o deslocamento para t = 4s
e) o instante em que o móvel passa por s = -20 m
f) o instante em que o móvel passa pela origem
g) a distância percorrida ao fim de 10 s

17. Dois móveis A e B partem simultaneamente percorrendo uma mesma trajetória com velocidades constantes e iguais a 30 km/h e 10 km/h,ambos em movimento progressivo. O móvel A parte de um local situado 6 km a esquerda de uma cidade X e o móvel B, parte de um local situado 4 km à direita da mesma cidade.Pede-se:
a) a equação horária de cada um
b) o instante da ultrapassagem
c) a posição da ultrapassagem
d) em que posição se encontra o móvel B, quando o móvel A passa na cidade X
e) a distância entre ambos após 4h de movimento.

18. Um pessoa emite um som em frente a uma montanha que está a uma distância de 1700 m e ouve o eco após 10 s. Determinar a velocidade de propagação do som no ar.
onibus.gif (47259 bytes) 19. Um passageiro perdeu um ônibus que saiu da rodoviária há 5 min e pega um taxi para alcançá-lo. A velocidade do ônibus é 60km/h e a do taxi 90 km/h.Quantos minutos o taxi leva para alcançar o ônibus.

20. Dois móveis A e B partem simultaneamente de um mesmo ponto com velocidades de 6m/s e 8 m/s.Qual a distância entre eles após 10s de movimento nos seguintes casos:
a) movem-se na mesma direção e no mesmo sentido
b) movem-se na mesma direção e em sentidos contrários
c) movem-se em direções perpendiculares

21. Um carro que trafega com velocidade escalar constante de 72km/h, quantos km percorrerá em 10 minutos? Quantos minutos gastaria para percorrer 4320 metros?

Respostas:

1) a) regressivo
b) -50m
c) 10s
d) 2s
e) 20m
4) a) S = -20 + 50t , t (h) e s (km )
b) 230km da cidade A
c) 0,4h
d) 6,4h
5) a) S = 80 - 40t ( SI )
b)-1120m do ponto Q
c) 2s
d) 560m
6) 60s,da = 450m,db = 1150m
7) 400m
8) a) Sa = -7 + 30t e Sb = 3 + 10t onde t (h )e s (km )
b)0,5h
c) 8km da = 15km e db = 5km
9) 5km
10) S= 10 + 5t ( SI ), S = 50 - 10t (SI )
11 ) 1,5s

21) 12km e 3,6 min

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EQUAÇÃO DE 1° GRAU

EQUAÇÃO DE 1° GRAU SENTENÇAS Uma sentença matemática pode ser verdadeira ou falsa exemplo de uma sentença verdadeira a) 15 + 10 = 25 b) 2 . 5 = 10 exemplo de uma sentença falsa a) 10 + 3 = 18 b) 3 . 7 = 20 SENTEÇAS ABERTAS E SENTENÇAS FECHADAS Sentenças abertas são aquelas que possuem elementos desconhecidos. Esses elementos desconhecidos são chamados variáveis ou incógnitas. exemplos a) x + 4 = 9 (a variável é x) b) x + y = 20 (as variáveis são x e y) Sentenças fechada ou são aquelas que não possuem variáveis ou incógnitas. a) 15 -5 = 10 (verdadeira) b) 8 + 1 = 12 (falsa) EQUAÇÕES Equações são sentenças matemáticas abertas que apresentam o sinal de igualdade exemplos a) x - 3 = 13 ( a variável ou incógnita x) b) 3y + 7 = 15 ( A variável ou incógnita é y) A expressão à esquerdas do sinal = chama-se 1º membro A expressão à direita do sinal do igual = chama-se 2º membro RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA VARIÁVEL O processo de res

VALOR NÚMERICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA

Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, você deve proceder do seguinte modo: 1º Substituir as letras por números reais dados. 2º Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem: a) Potenciação b) Divisão e multiplicação c) Adição e subtração IMPORTANTE! Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos Exemplo 1 Calcular o valor numérica de 2x + 3a para x = 5 e a = -4 2.x+ 3.a 2 . 5 + 3 . (-4) 10 + (-12) -2 Exemplo 2 Calcular o valor numérico de x² - 7x +y para x = 5 e y = -1 x² - 7x + y 5² - 7 . 5 + (-1) 25 – 35 -1 -10 – 1 -11 Exemplo 3 Calcular o valor numérico de : 2 a + m / a + m ( para a = -1 e m = 3) 2. (-1) + 3 / (-1) + 3 -2 + 3 / -1 +3 ½ Exemplo 4 Calcular o valor numérico de 7 + a – b (para a= 2/3 e b= -1/2 ) 7 + a – b 7 + 2/3 – (-1/2) 7 + 2/3 + 1 / 2 42/6 + 4/6 + 3/6 49/6 EXERCICIOS 1) Calcule o valor numérico das expressões: a) x – y (para x =5 e y = -4) (R:

OPERAÇÕES COM RADICAIS

RADICAIS SEMELHANTES Radicais semelhantes são os que têm o mesmo índice e o mesmo radicando Exemplos de radicais semelhantes a) 7√5 e -2√5 b) 5³√2 e 4³√2 Exemplos de radicais não semelhantes a) 5√6 e 2√3 b) 4³√7 e 5√7 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO 1º CASO : Os radicais não são semelhantes Devemos proceder do seguinte modo: a) Extrair as raízes (exatas ou aproximadas) b) Somar ou subtrair os resultados Exemplos 1) √16 + √9 = 4 + 3 = 7 2) √49 - √25 = 7 – 5 = 2 3) √2 + √3 = 1,41 + 1,73 = 3,14 Neste último exemplo, o resultado obtido é aproximado, pois √2 e √3 são números irracionais (representação decimal infinita e não periódica) EXERCÍCIOS 1) Calcule a) √9 + √4 = 5 b) √25 - √16 = 1 c) √49 + √16 = 11 d) √100 - √36 = 4 e) √4 - √1 = 1 f) √25 - ³√8 = 3 g) ³√27 + ⁴√16 = 5 h) ³√125 - ³√8 = 3 i) √25 - √4 + √16 = 7 j) √49 + √25 - ³√64 = 8 2º CASO : Os radicais são semelhantes. Para adicionar ou subtrair radicais semelhantes, procedemos como na redução de