cead20136

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Movimento Uniforme


Pense em um automóvel que está em uma determinada estrada se movendo a uma velocidade constante tal que seu velocímetro indica 60 km/h. Tal situação não parece ser realidade, pois todo automóvel muda sua velocidade constantemente, seja para ultrapassar um veículo mais lento ou até mesmo para estacionar, reduzindo assim sua velocidade. Esse tipo de movimento não é bem a cara de nosso trânsito cotidiano em virtude da freqüente mudança de velocidade. Quando um corpo se move em velocidade constante dizemos que ele está em movimento uniforme.

Também chamado de movimento retilíneo uniforme, o movimento uniforme é o movimento no qual o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. Se a velocidade escalar é a mesma em todos instantes, ela coincide com a velocidade média, permitindo-nos escrever a seguinte equação matemática da velocidade:

V = Vm =ΔS/Δt (I)

Onde:
ΔS é a variação de posição do corpo: ΔS = S – S0 (II)
Δt é a variação do tempo: Δt = t – t0 (III)

Este movimento possui duas características que são: Aceleração nula (a=0) e velocidade constante, não-nula, diferente de zero (V≠0).

A função horária das posições é uma função do primeiro grau. Para determinarmos esta função podemos substituir as equações II e III na equação I que obteremos a seguinte função horária das posições para o movimento uniforme.

S = S0 + Vt

Onde:

S é a posição final do móvel;
S0 é a posição inicial;
t é o tempo;
V é a velocidade.

Se V>0 temos um movimento progressivo e se V<0 data-blogger-escaped-br="br" data-blogger-escaped-grado.="grado." data-blogger-escaped-movimento="movimento" data-blogger-escaped-retr="retr" data-blogger-escaped-temos="temos" data-blogger-escaped-um="um">Movimento progressivo é aquele no qual o móvel caminha no sentido positivo da trajetória, sua posição cresce e sua velocidade é positiva. O movimento retrógrado é aquele no qual o móvel caminha contrário ao sentido positivo da trajetória, sua posição decresce com o decorrer do tempo e sua velocidade é negativa.
www.mundoeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário