cead20136

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Ordem Chelonia



A diversidade de organismos da Ordem Chelonia.

Os quelônio formam a ordem taxonômica de répteis representados pelas tartarugas marinhas (tartaruga-de-couro Dermochelys coriacea) ou de água doce (tartaruga-da-amazônia Podocnemis expansa), pelos cágados (Phrynops geofroanus) e pelos jabutis (Geochelone carbonaria).

Esses animais possuem cascos formados internamente por placas ósseas dérmicas rígidas, fusionadas às vértebras e costelas, externamente constituídos por uma camada queratinizada, sendo a região dorsal com posição superior denominada de carapaça e a ventral de posição inferior, de plastrão.

À medida que o animal cresce, novas camadas são depositadas na estrutura do casco, não significando aumento de tamanho. Contudo, o crescimento deve-se exclusivamente ao processo de nutrição, podendo as espécies de água doce medir aproximadamente 75 centímetros de carapaça, enquanto as marinhas podem chegar até 2,5 metros de comprimento.

São onívoros, apresentam hábitos alimentares diversificados, incluindo alimentos fibrosos (de origem vegetal), folhas e frutos, como também são predadores de moluscos e pequenos peixes.

O parelho bucal não possui dentição, porém apresentam lâminas córneas utilizadas para cortar ou rasgar os alimentos.

Todas as espécies deste grupo são ovíparas, com ovos protegidos por membrana e casca. A deposição dos ovos (nidificação) ocorre em covas cavadas no solo das matas ou areia da margem de rios ou praias.

O ciclo de vida é bastante longo, chegando a viver por mais de centenas de anos, algumas são migratórias, outras já possuem forte identidade com o ambiente onde vivem.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário