cead20136

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Pinguim-real


O pinguim-real (Eudyptes schlegeli) habita a Antártida. Possuem grande semelhança com o pinguim-macaroni (Eudyptes chrysolophus), mas, ao contrário deste que possui a face toda preta, o pinguim-real apresenta a face branca. Podem atingir até 95 cm de altura. Assim como as outras espécies, caminham em posição ereta, utilizando a cauda para manter o equilíbrio e seu andar é desajeitado, devido às pernas curtas e ao corpo atarracado.

Essa espécie, bem como as outras, passam a maior parte do tempo na água, à procura de alimentos, que são, basicamente, peixes, lulas e krills. Suas asas vestigiais não servem para vôo no ar, mas são muito ágeis na água.

Procriam apenas na ilha Macquarie. São pais devotados e cada casal cuida apenas de um ovo, que é incubado numa prega do abdome e colocado sobre as patas, de modo a ficar protegido do solo gelado da Antártida. Quando um passa o ovo para o outro, o faz com tal destreza que ele jamais toca o chão. Apesar disso, nem todos os filhotes conseguem sobreviver ao rigoroso inverno dessa região.

Leia também:

* Pinguim-imperador

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinguim-real
http://www.tudook.com/guiadoensino/pinguin.html
Foto: http://tolweb.org/Eudyptes_chrysolophus/57239
Guia Ilustrado – O Mundo dos Animais – Aves III. Editora Nova Cultura, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário