cead20136

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Platelmintos




Ciclo da esquistossomose e teníase

Platelmintos possuem como principal característica o corpo achatado, mole, fino, comprido e sem patas. São triblásticos, sem celoma, com simetria bilateral, cabeça, tubo digestivo incompleto ou ausente - na maioria dos parasitas, visto que a alimentação é proveniente do hospedeiro. Não possuem sistemas respiratório e circulatório.

A excreção se dá por células denominadas células-flama e o sistema nervoso possui gânglios nervosos e dois cordões nervosos. As tênias e planárias podem se reproduzir de maneira assexuada, sendo que esta também se reproduz sexuadamente e o esquitissomo também. O filo dos platelmintos se divide nas classes turbelária, trematoda e cestoda.

Abaixo, um quadro comparativo entre as classes:

Para prevenir as doenças caudadas pelos representantes da classe cestoda e trematoda, medidas de saneamento básico, como tratamento de água e esgoto e construção de fossas sépticas, são cruciais. Evitar contato com água onde está presente o caramujo do gênero Biomphalaria, controle destes e uso de botas e luvas de borracha em regiões alagadiças são medidas importantes para se evitar a esquistossomose. Quanto às tênias, evitar se alimentar de carne mal passada ou crua e hábitos de higiene são essenciais para se prevenir da teníase e cisticercose.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário