articulador 1

sábado, 3 de dezembro de 2016

Ribossomo


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com        


A visualização de um ribossomo
Os ribossomos se apresentam em todos os seres vivos, são grãos compostos por RNA e proteínas, que podem ser visualizados com o auxílio de um microscópio eletrônico.

Os ribossomos são produzidos a partir de duas subunidades de grandeza e densidades distintas. Ao serem submetidos à técnica de centrifugação fragmentada fazem com que as subunidades sejam acumuladas em distintas velocidades.

É nos ribossomos que se desenvolve a sistematização das proteínas entre a junção dos aminoácidos. Esse processo é direcionado pelo RNA formado no núcleo da célula, com o direcionamento do DNA. Apresenta-se em um conjunto de ribossomos denominados de polirribossomos ou polissoma, o RNA direciona o seguimento dos aminoácidos da proteína.

Existem ribossomos que estão isolados no citoplasma, outros estão inseridos no retículo endoplasmático rugoso. Os primeiros compendiam proteínas que vão ser utilizadas no citosol, nos segundos as proteínas serão expelidas no próprio retículo, logo após são utilizadas em demais compartimentos da célula ou levadas para o exterior da célula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário