Pular para o conteúdo principal

Sistema Excretor

Colégio Estadual Dinah Gonçalves
mail accbarroso@hotmail.com
       



Sistema urinário



O que nao é assimilado cabelo organismo

O que o organismo assimila Não, isto é, os materiais inúteis ou prejudiciais ao seu funcionamento, DEVE ser removido.

* Observe, por 24 horas, tudo o que seu corpo elimina - os resíduos - certamente constarão: fezes, urina, suor ...

Os materiais desnecessários ao funcionamento do seu corpo e ele expelidos São iguais?

-Não. Há água, substâncias sólidas (nas fezes) etc.



Nossa células produzem muitos resíduos que devem ser eliminados (excretados) do organismo. Esse desperdício São chamados excretas.

Os resíduos formados a partir das Reações químicas que ocorrem no interior das células pódem ser eliminados através:

* Do sistema respiratório (dióxido de carbono)
* Da pele (suor)
* Do sistema urinário (urina)



A pele eo sistema urinário encarregam-se de eliminar de Nossa organismo os resíduos das Atividades das células e tambem as substâncias que está em excesso no sangue, expelindo-os sob a forma de suor (Pela pele) e de urina (cabelo sistema urinário). O sistema respiratório toma conta de eliminar de Nossa organismo o dióxido de carbono.

Não confunda fezes com excretas!

As fezes São formadas principalmente cabelo restos de alimentos Não digeridos; os excretas São produtos das Atividades das células e tambem substância que está em excesso no sangue.

Suor

O suor é produzido pelas UM líquido glândulas sudoríparas, que encontra-me na pele. Existem cerca de Dois Milhões de glândulas sudoríparas espalhadas por NOSSA corpo; grande parte delas localiza-se na frente, nas axilas, na palma das maos e na planta dos pés.

O suor conte-me principalmente água, alem de outras substâncias, como uréia, ácido úrico e cloreto de sódio (sal de cozinha). As substâncias contidas no suor São retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas. Através de canal excretor - o duto sudoríparas - elas chegam até a superfície da pele, saindo pêlos poros. Eliminando o suor, a atividade das glândulas sudoríparas contribuíam para a Manutenção da temperatura do corpo.

O Homem é UM animal homeotérmico, isto é, mantem a temperatura do corpo praticamente constante, em torno de 36,5 ° C. Quand prática algums exercício físico (futebol, corrida, levantamento de objetos pesados, etc.), a maior atividade muscular produz Muito calor ea temperatura do corpo tende a aumentar, entao eliminar suor; a água contida no suor evapora na pele, provocando UMA redução na temperatura do ar que a circunda. Issos favorece as perdas de calor do corpo para o ambiente, fato que contribuía para a Manutenção da temperatura do Nossa corp
Urina



A urina é composta de cerca de 95% de água. Os principais excretas da urina humana São: a uréia, o cloreto de sódio eo ácido úrico.



O sistema urinário

A eliminação da urina é feita através do sistema urinário. Os órgãos que compoe o sistema urinário São os rins e as vias urinárias.

As vias urinárias compreendem o ureter, a bexiga ea uretra.

Os nossos tecidos, que recebem do sangue substâncias nutritivas, o sangue abandonam os compostos químicos tóxicos que neles se formam como resultado do complexo fenômeno da nutrição. Tais Substâncias São danosa e devem ser removidos para Não intoxicar o organismo e colocar a vida em perigo. A maior parte dêsses produtos é eliminada por trabalho do aparelha urinário; somente UMA parte mínima é eliminada pelas glândulas sudoríparas através do suor.

O aparelha urinário Ele tem a tarefa de separar do sangue as substâncias nocivas e de eliminar as sob a forma de urina. Compos-se ele dos rins, que filtram o sangue e São os verdadeiros Órgãos ativos no trabalho de Seleção das substâncias de rejeição; dos bacinetes renais com os respectivos ureteres, que conduzem a urina até a bexiga; da bexiga, que é o reservatório da urina; da uretra, canal através do Qual a urina é conduzida para fora.

Juntamente com as substâncias de rejeição, o aparelha urinário filtra e elimina tambem água. A eliminação de água é necessario sejão porque as substâncias de rejeição está dissolvidas no plasma, que é constituído, em sua maior parte, de água, sejão porque tambem a quantidade de água presente no sangue e nos tecidos Deve ser mantida constante.




A água entra na COMPOSIÇÃO de todos os tecidos e da substância intercelular (que preenche os espaços entre as células): ela é o constituinte universal de todos os "humores" do organismo e Ele tem a tarefa essencial de servir de "solvente" de todas as Substâncias fisiologicamente ativa. A água entra no organismo com os alimentos e as bebidas; em parte se faz no próprio corpo por efeito das Reações químicas que aí Ele tem lugar. Depois de ter realizado as suas importantes funções, a água Deve ser eliminada: como antes tinha servido de veículo substâncias nutritivas, agora serve de veículo às substâncias de rejeição.

Como ocorre a excreção

O Nossa sangue conte-me Muitas substâncias de que nao necessitamos e algums Podem mesmo ser perigosas - água em excesso, sais minerais, células mortas ou alteradas e resíduos das Atividades celulares. Por Issos Ele tem de ser removidos.



Como é constituído o sistema urinário?

Os componentes do sistema urinário São: Dois rins, ureteres Dois, a bexiga urinária e uretra. Os rins São os principais órgãos do sistema urinário. Localizados na cavidade abdominal, na Região lombar, um de cada lado da coluna vertebral e rodeados por UM tecido gorduroso, os rins São Órgãos em forma de feijão, de cor vermelha escura. Ele tem o Tamanho de UM ovo de galinha, medindo cerca de 11 cm de comprimento e 6 cm de largura. Pesam entre 115 e 155 gramas nas mulheres e entre 125 e 170 gramas nos homens. O lado côncavo está voltado para a coluna vertebral e é por ESSE lado que entram e saem os vasos sanguíneos, do Qual a artéria renal ea veia renal São os mais importantes.


Os rins extraem os produtos residuais do sangue através de Milhões de pequenos filtros, denominadas néfrons, que São a unidade funcional dos rins. Cada néfrons apresenta duas partes principais: a cápsula glomerular (ou cápsula de Bowman) e os túbulos renais. Nas figuras os túbulos renais São identificados como túbulo contorcido proximal, ALCA néfrica (ALCA de Henle) e túbulo contorcido distal. No interior da cápsula glomerular penetra UMA arteríola (ramificação da artéria renal) que se ramifica, formando UM emaranhado de capilares chamado glomérulo renal. A cápsula glomerular contínua no túbulo contorcido proximal, que se prolonga em UMA ALCA em forma de U chamada ALCA néfrica.


Dêsses ALCA continua UM outro túbulo contorcido, o distal. O conjunto dêsses túbulos forma os túbulos renais.

A urina se forma nos néfrons basicamente em duas etapas: a filtração glomerular e reabsorção renal. É na cápsula glomerular que ocorre a filtração glomerular, que consiste no extravasamento de parte do plasma sanguíneo do glomérulo renal para a cápsula glomerular. O líquido extravasado é chamado filtragem. Esse filtro conte-me Substâncias úteis ao organismo, como água, glicose, vitaminas, aminoácidos e sais minerais diversos. Mas conte-me tambem substâncias tóxicas ou inúteis para o organismo, como a uréia eo ácido úrico. Da cápsula glomerular, a filtragem Passa para os túbulos renais. O Processo em que há o retorno ao sangue das substâncias úteis ao organismo presentes no filtro é chamado reabsorção renal e ocorre nos túbulos renais. Essa Substâncias úteis que retornam ao sangue São retiradas do filtro pelas células dos túbulos renais. Daí passam para os vasos capilares sanguíneos que envolvem Esse túbulos.

Dos néfrons, os resíduos recolhidos São enviados através dos ureteres para a bexiga. Os ureteres São Dois tubos musculosos e elásticos, que saem um de cada UM dos rins e vao dar à bexiga. A bexiga é UM saco musculado, Muito elástico, com UM comprimento aproximado de 30 cm, onde a urina (resíduos filtrados) é acumulada. Este reservatório está ligado a UM canal - a uretra - que se abre no exterior cabelo meato urinário, e sua base é cercada cabelo esfíncter uretral, que pode permanecer fechado e resistir à vontade de urinar. Válvulas existentes entre os ureteres e bexiga impedem o retrocesso da urina.
Mas o que é a urina?

A urina é UM líquido transparente, amarelado, formado nos rins e que transporta produtos residuais do metabolismo até ao exterior do corpo. Ela é constituída por 95% de água, na Qual a uréia, toxinas e sais minerais, como o cloro, o magnésio, o potássio, o sódio, o cálcio, entre outros (que formam os restantes 5%), esta dissolvidos. Tambem pode conter substâncias comuns, utilizadas frequentemente cabelo organismo, mas que se Podem encontrar em excesso, cabelo que o corpo Ele tem de se ver Livre delas.
Os néfrons está sempre funcionando?

Sim, sua atividade é contínua e permanente. Mais de 1000 litros de sangue passam através dos rins diariamente, o que significa que eles filtram todo o sangue do corpo NOSSA várias vêzes por dia (porque no nosso corpo existem apenas 5 litros de sangue). Num período de 24 horas os néfrons produzem cerca 180 litros de urina, mas em média, cada Pessoa só excreta cerca de 1,5 litros por dia.



Entao, para onde é que vao os restantes litros de urina que os rins produzem?

É verdade que se forma UMA Muito maior quantidade de urina do que a que realmente é expulsa, ou sejas, Nem tudo o que sai da corrente sanguínea vai parar para o exterior do corpo. Se os rins produzem diariamente 180 litros de urina, mas apenas São responsáveis ​​Pela excreção de 1,5 litros, o que significa que 178,5 litros TEM UM destino diferente.

Quand o sangue é filtrado, Muitas Coisas que passam para os rins fazemo falta no organismo. Por Issos existem mecanismos para que êsse produtos Não se percam. É o mecanismo designado por reabsorção, que permite que grande parte da água que sai do sangue (cerca de 99%) Não chega a integrar a urina. É que nao se esqueça que 70% do NOSSA corpo é água e para Posse viver, assim Ele tem de continuar. Se excretássemos todos os litros de urina que se formam, imagine a quantidade de água que nao teríamos de beber todos os dias para Não morrermos desidratados. É UMA questao de Conservação do conteúdo hídrico do corpo. Mas para alem da água, com outras substâncias acontece exatamentes o mesmo. Determinados sais desempenham papéis Muito importantes no funcionamento do organismo e sua saída poderia colocar em risco a saúde. Além disso, seria UM desperdício estar a expulsar substâncias que ainda Podem ter utilidade. Deste modo o organismo controla as quantidades das substâncias que saem e que ficam.



Os rins formam sempre a mesma quantidade de urina?

Não, pois a quantidade de urina produzida depende do tipo de regime alimentar e, obviamente, da quantidade de água ingerida. Se ingerirmos alimentos Muito salgados, como batatas fritas, ocorre UM aumento do nível de sal no sangue. Este aumento faz com que a reabsorção de sal (que acontece normalmente para impedir que este se Perca) diminui e Issos a quantidade de sal na urina vai aumentar. Se verificar UMA diminuição da quantidade de sal no sangue, o organismo responde com UM aumento da capacidade de reabsorção ea sal volta e entrar na corrente sanguínea. E isso acontece para Muitas outras substâncias. Quand suas quantidades aumentam no sangue, o organismo possuia mecanismos para impedir que elas fiquem no corpo e assim aumenta a sua quantidade na urina. Pelo contrário, se as suas quantidades descerem, a intensidade da reabsorção das substâncias em questao aumenta, para que maiores quantidades sejam mantidas no organismo.
www.sobiologia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EQUAÇÃO DE 1° GRAU

EQUAÇÃO DE 1° GRAU SENTENÇAS Uma sentença matemática pode ser verdadeira ou falsa exemplo de uma sentença verdadeira a) 15 + 10 = 25 b) 2 . 5 = 10 exemplo de uma sentença falsa a) 10 + 3 = 18 b) 3 . 7 = 20 SENTEÇAS ABERTAS E SENTENÇAS FECHADAS Sentenças abertas são aquelas que possuem elementos desconhecidos. Esses elementos desconhecidos são chamados variáveis ou incógnitas. exemplos a) x + 4 = 9 (a variável é x) b) x + y = 20 (as variáveis são x e y) Sentenças fechada ou são aquelas que não possuem variáveis ou incógnitas. a) 15 -5 = 10 (verdadeira) b) 8 + 1 = 12 (falsa) EQUAÇÕES Equações são sentenças matemáticas abertas que apresentam o sinal de igualdade exemplos a) x - 3 = 13 ( a variável ou incógnita x) b) 3y + 7 = 15 ( A variável ou incógnita é y) A expressão à esquerdas do sinal = chama-se 1º membro A expressão à direita do sinal do igual = chama-se 2º membro RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA VARIÁVEL O processo de res

VALOR NÚMERICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA

Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, você deve proceder do seguinte modo: 1º Substituir as letras por números reais dados. 2º Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem: a) Potenciação b) Divisão e multiplicação c) Adição e subtração IMPORTANTE! Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos Exemplo 1 Calcular o valor numérica de 2x + 3a para x = 5 e a = -4 2.x+ 3.a 2 . 5 + 3 . (-4) 10 + (-12) -2 Exemplo 2 Calcular o valor numérico de x² - 7x +y para x = 5 e y = -1 x² - 7x + y 5² - 7 . 5 + (-1) 25 – 35 -1 -10 – 1 -11 Exemplo 3 Calcular o valor numérico de : 2 a + m / a + m ( para a = -1 e m = 3) 2. (-1) + 3 / (-1) + 3 -2 + 3 / -1 +3 ½ Exemplo 4 Calcular o valor numérico de 7 + a – b (para a= 2/3 e b= -1/2 ) 7 + a – b 7 + 2/3 – (-1/2) 7 + 2/3 + 1 / 2 42/6 + 4/6 + 3/6 49/6 EXERCICIOS 1) Calcule o valor numérico das expressões: a) x – y (para x =5 e y = -4) (R:

OPERAÇÕES COM RADICAIS

RADICAIS SEMELHANTES Radicais semelhantes são os que têm o mesmo índice e o mesmo radicando Exemplos de radicais semelhantes a) 7√5 e -2√5 b) 5³√2 e 4³√2 Exemplos de radicais não semelhantes a) 5√6 e 2√3 b) 4³√7 e 5√7 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO 1º CASO : Os radicais não são semelhantes Devemos proceder do seguinte modo: a) Extrair as raízes (exatas ou aproximadas) b) Somar ou subtrair os resultados Exemplos 1) √16 + √9 = 4 + 3 = 7 2) √49 - √25 = 7 – 5 = 2 3) √2 + √3 = 1,41 + 1,73 = 3,14 Neste último exemplo, o resultado obtido é aproximado, pois √2 e √3 são números irracionais (representação decimal infinita e não periódica) EXERCÍCIOS 1) Calcule a) √9 + √4 = 5 b) √25 - √16 = 1 c) √49 + √16 = 11 d) √100 - √36 = 4 e) √4 - √1 = 1 f) √25 - ³√8 = 3 g) ³√27 + ⁴√16 = 5 h) ³√125 - ³√8 = 3 i) √25 - √4 + √16 = 7 j) √49 + √25 - ³√64 = 8 2º CASO : Os radicais são semelhantes. Para adicionar ou subtrair radicais semelhantes, procedemos como na redução de