Pular para o conteúdo principal

Concordância Nominal


Regra geral: o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo. (Gênero refere-se a masculino ou feminino; número refere-se a singular ou plural.) Suponha:

Não conhecia a fundo o idioma pátrio.
Os Alunos forame Classificados por Ordem alfabética.
As aluno forame classificado por critério Desconhecido.

Caso Dois adjetivos e UM substantivo:

No curto e médio prazos:

Ambas as Construções assim está correta. No primeiro caso, o substantivo prazo Não tem variado e concorda com o substantivo mais próximo. Acrescente-se que é o adjetivo que DEVE concordar com o substantivo. No segundo caso, o substantivo prazo aparece flexionado; contrária-se aqui a hierarquia gramatical, pois o substantivo é que está subordinado ao adjetivo e Não o contrário. Contrária a hierarquia, mas Não fere a regra e ambas as Construções São legitima. Outros exemplos:

Revelou bondade e docilidade humana.

O Objectivo ficou no singular, concordando com o substantivo mais próximo. O adjetivo está qualificando o substantivo docilidade Tao-somente; Quand se diz:

Revelou bondade e docilidade humanas.

Ambos os substantivos ficam separadas e nao formam UM todo; temos duas partes diferentes e adjetivo está qualificando os dois substantivos. Trata-se, no caso Muito mais de UM problema estilístico que gramatical. Vejam-se ainda:

O segundo, terceiro e quarto objetivos.
O segundo, terceiro e quarto Observações.
O primeiro eo segundo concorrente.
O primeiro eo segundo concorrentes.

No primeiro caso, o substantivo foi para o plural, concordando com os vários adjetivos; no segundo, o substantivo ficou no singular, acompanhando o adjetivo mais próximo; no terceiro, o substantivo ficou no singular, concordando com o adjetivo mais próximo; no quarto, o substantivo foi para o plural, concordando com os adjetivos.
Não apenas o adjetivo, mas tambem o artigo eo numeral, regra geral, concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem:

Dois cheques voltaram carimbados por falta de fundos.
Os auxiliares de escritório cairam na gargalhada ...

Casos especiais de concordância nominal São os seguintes:

1. Se o adjetivo se referir a UM apenas substantivo, a correspondência com ele em gênero e número:

Páginas recolhidas

2. Se o adjetivo se referir a Dois ou mais substantivos do mesmo gênero e do singular, a correspondência quanto ao gênero deles e quanto ao número irá para o singular ou plural:

Prática e técnica trabalhistas.
Persistência e competência dignas de inveja.
Arrojo e esforce dignos ...
A curto e longo prazo.

O substantivo tanto pode ficar no singular como no plural.

3. Se o adjetivo (precedendo o substantivo) se referir a substantivos no singular, mas de Gêneros diferentes, a correspondência com o mais próximo:

Será estabelecido novo procedimento e política de crédito.
Será estabelecida nova política e procedimento de crédito.

Se o adjetivo aparecer depois dos substantivos, pode ficar no singular ou no plural ou concordar com o mais próximo:

Será estabelecidos política e procedimento de crédito novos.
Será estabelecida política e procedimentos de crédito novo.

4. Se o adjetivo se referir a substantivos do mesmo gênero, mas de números diferentes, permanecerá no gênero deles e irá para o plural:

Garotas e meninas famosas.
Menina e garotas famosas.

5. Se o adjetivo se referir a vários substantivos de gênero diferente e do plural, permanecerá no plural masculino ou correspondência com o mais próximo:

Executivos e funcionário caprichosos.
Executivos e funcionário caprichosas.

6. Se o adjetivo se referir a diferentes substantivos de gênero e número diferentes, pode concordar com o mais próximo ou ir para o plural:

Cartas e relatórios bem datilografados.
Relatório e cartas bem datilografadas.

7. As palavras anexo e até mesmo concordam com o nome a que se referem:

Segue anexo UM relatório.
Segue-me anexos Dois relatórios.
Siga inclusa UM cópia.
Segue-me inclusas duas cópias.

8. Quanto às Expressos o mais possivel, o melhor possivel, o pior possivel, quanto possivel e outras semelhantes, a gramática determina que o adjetivo possivel sejão invariável.

Clientes o mais possivel pontuais quanto ao pagamento de duplicatas.
Clientes o mais pontuais possivel quanto ao pagamento de duplicatas.
Clientes quanto possivel pontuais quanto ao pagamento de duplicatas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EQUAÇÃO DE 1° GRAU

EQUAÇÃO DE 1° GRAU SENTENÇAS Uma sentença matemática pode ser verdadeira ou falsa exemplo de uma sentença verdadeira a) 15 + 10 = 25 b) 2 . 5 = 10 exemplo de uma sentença falsa a) 10 + 3 = 18 b) 3 . 7 = 20 SENTEÇAS ABERTAS E SENTENÇAS FECHADAS Sentenças abertas são aquelas que possuem elementos desconhecidos. Esses elementos desconhecidos são chamados variáveis ou incógnitas. exemplos a) x + 4 = 9 (a variável é x) b) x + y = 20 (as variáveis são x e y) Sentenças fechada ou são aquelas que não possuem variáveis ou incógnitas. a) 15 -5 = 10 (verdadeira) b) 8 + 1 = 12 (falsa) EQUAÇÕES Equações são sentenças matemáticas abertas que apresentam o sinal de igualdade exemplos a) x - 3 = 13 ( a variável ou incógnita x) b) 3y + 7 = 15 ( A variável ou incógnita é y) A expressão à esquerdas do sinal = chama-se 1º membro A expressão à direita do sinal do igual = chama-se 2º membro RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA VARIÁVEL O processo de res

VALOR NÚMERICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA

Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, você deve proceder do seguinte modo: 1º Substituir as letras por números reais dados. 2º Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem: a) Potenciação b) Divisão e multiplicação c) Adição e subtração IMPORTANTE! Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos Exemplo 1 Calcular o valor numérica de 2x + 3a para x = 5 e a = -4 2.x+ 3.a 2 . 5 + 3 . (-4) 10 + (-12) -2 Exemplo 2 Calcular o valor numérico de x² - 7x +y para x = 5 e y = -1 x² - 7x + y 5² - 7 . 5 + (-1) 25 – 35 -1 -10 – 1 -11 Exemplo 3 Calcular o valor numérico de : 2 a + m / a + m ( para a = -1 e m = 3) 2. (-1) + 3 / (-1) + 3 -2 + 3 / -1 +3 ½ Exemplo 4 Calcular o valor numérico de 7 + a – b (para a= 2/3 e b= -1/2 ) 7 + a – b 7 + 2/3 – (-1/2) 7 + 2/3 + 1 / 2 42/6 + 4/6 + 3/6 49/6 EXERCICIOS 1) Calcule o valor numérico das expressões: a) x – y (para x =5 e y = -4) (R:

OPERAÇÕES COM RADICAIS

RADICAIS SEMELHANTES Radicais semelhantes são os que têm o mesmo índice e o mesmo radicando Exemplos de radicais semelhantes a) 7√5 e -2√5 b) 5³√2 e 4³√2 Exemplos de radicais não semelhantes a) 5√6 e 2√3 b) 4³√7 e 5√7 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO 1º CASO : Os radicais não são semelhantes Devemos proceder do seguinte modo: a) Extrair as raízes (exatas ou aproximadas) b) Somar ou subtrair os resultados Exemplos 1) √16 + √9 = 4 + 3 = 7 2) √49 - √25 = 7 – 5 = 2 3) √2 + √3 = 1,41 + 1,73 = 3,14 Neste último exemplo, o resultado obtido é aproximado, pois √2 e √3 são números irracionais (representação decimal infinita e não periódica) EXERCÍCIOS 1) Calcule a) √9 + √4 = 5 b) √25 - √16 = 1 c) √49 + √16 = 11 d) √100 - √36 = 4 e) √4 - √1 = 1 f) √25 - ³√8 = 3 g) ³√27 + ⁴√16 = 5 h) ³√125 - ³√8 = 3 i) √25 - √4 + √16 = 7 j) √49 + √25 - ³√64 = 8 2º CASO : Os radicais são semelhantes. Para adicionar ou subtrair radicais semelhantes, procedemos como na redução de