cead20136

sábado, 29 de outubro de 2016

Os planetas do Sistema Solar




Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com

O Sol é uma estrela como muitas outras, ele situa-se na Via-Láctea. E para todos os que vivem na Terra, o Sol é a estrela mais importante, ele é a nossa fonte de luz e de vida, é a estrela mais próxima de nós e a que melhor conhecemos.
O Sol parece-nos muito grande porque é a estrela que está mais próxima da Terra. No entanto, ele é uma das estrelas menores do Universo. Apesar disso, é um milhão de vezes maior que a Terra.
A sua luz demora cerca de oito minutos a chegar até nós e é tão intensa que não nos deixa ver os outros astros durante o dia. Pode danificar os olhos se for observada diretamente. O telescópio com que os cientistas estudam o Sol tem um filtro denso para proteger a visão.

O Sistema Solar


Sistema Solar, esta figura apresenta cores artificiais e o traçado das órbitas foi feita para
facilitar os estudos. O tamanho e a distância entre os astros não obedecem a nenhuma escala


O Sol e todos estes planetas fazem parte do Sistema Solar.
Esse conjunto de astros é uma pequena parte da Via-Láctea.

Ao todo são 9 planetas. Estes planetas são:


Mercúrio
Vênus
Terra
Marte
Júpiter
Saturno
Urano
Neturno
Plutão

Os planetas têm tamanhos diferentes e são diferentes em sua composição: os menores são esferas rochosas e os demais são imensas esferas de gás.
Mercúrio é um planeta muito quente, como você viu na imagem ele é o planeta mais próximo do Sol, sendo assim, Plutão é o planeta mais frio, pois é o mais distante. A Terra é o terceiro planeta mais próximo o Sol.
Desde muito tempo atrás, os antepassados já tinha a curiosidade de observar as estrelas e os astros existentes no Universo tentando desvendar os seus segredos, o que eles praticavam antigamente, hoje chamamos de astrologia.

Os astros são todos os corpos celestes que existem no Universo.
As estrelas são corpos celestes que possuem brilho e luz própria, ou seja, as estrelas são
astros luminosos.



A Via-Láctea

A Via Láctea é a galáxia onde está localizado o Sistema Solar da Terra.
Em noites límpidas e sem lua, longe das luzes artificiais das áreas urbanas, pode-se ver claramente no céu uma faixa luminosa que corta o céu de fora a fora. Chamamos a essa faixa Via Láctea, devido à sua aparência, que lembrava aos povos antigos um caminho esbranquiçado como leite.


Provável forma da Via-Láctea – a nossa galáxia

A Via-Láctea é uma das muitas galáxias que há no Universo, uma galáxia é um grande aglomerado de bilhões de estrelas e outros objetos astronômicos.
www.colegioweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário