cead20136

domingo, 18 de setembro de 2016

Aminas

Aminas

Líria Alves




Trimetilamina: encontrada em peixes
Aminas são compostos orgânicos nitrogenados obtidos através da substituição de hidrogênio da amônia (NH3) por outros grupos orgânicos (radicais alquila ou arila). Elas se caracterizam pela fórmula geral que contém o elemento Nitrogênio.

As aminas se encontram em condições ambientes na forma sólida, líquida ou gasosa, o que depende de sua estrutura. Aminas alifáticas com até doze carbonos são líquidas, e as com mais de doze carbonos são sólidas, e todas elas são incolores. As líquidas são tóxicas e apresentam cheiro desagradável, e as sólidas são inodoras.

As aminas podem ser encontradas em alcalóides, compostos extraídos de vegetais e na decomposição de peixes e de cadáveres. A trimetilamina pode ser produzida por peixe em decomposição, a putrescina e cadaverina são encontradas em proteínas de organismos humanos putrefatos (cadáveres) e constituem diaminas alifáticas saturadas.

As aminas podem se classificar como bases orgânicas porque possuem um par eletrônico disponível no átomo de nitrogênio presente nestes compostos. Esta classe de compostos é empregada em sínteses orgânicas, por exemplo, na preparação de corantes, vulcanização da borracha, fabricação de sabão, etc. As aminas são ainda usadas para produzir medicamentos que produzem efeito estimulante que possuem em sua fórmula o composto amino: Cafeína, Anfetamina, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário