cead20136

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Distrito Federal


Bandeira do Distrito Federal
Significado da bandeira: as cores branca e verde representam, respectivamente, a paz e as matas da região. A Cruz de Brasília, ao centro, simboliza a herança indígena e a força que emana do centro para todas as direções.
Localizado numa porção de área que pertencia à Goiás, o Distrito Federal integra a Região Centro-Oeste do Brasil. A capital, Brasília, é sede do Poder Executivo Federal e do Poder Legislativo Federal, além de abrigar as mais altas cortes do país, como, por exemplo, o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.
De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população total dessa unidade federativa é de 2.562.963 habitantes, sendo a densidade demográfica de 442,8 habitantes por quilômetro quadrado. O Distrito Federal possui apenas uma cidade (Brasília), no entanto, existem 25 cidades-satélites.

Localização do Distrito Federal no mapa do Brasil
A área ocupada é de 5.787,784 quilômetros quadrados. O relevo é caracterizado por planalto e o principal bioma é o cerrado; o clima predominante é o tropical, com duas estações bem definidas (inverno seco e verão chuvoso). Entre os rios que compõem a rede hidrográfica estão o Descoberto, Paranoá, Preto e São Bartolomeu.
A economia do Distrito Federal tem como principal responsável pelo Produto Interno Bruto (PIB) o setor de serviços. A indústria atua nos segmentos de alimento, informática, produtos minerais e gráficos. Outra atividade de grande relevância é o turismo.
Com relação aos aspectos econômicos, o Distrito Federal se destaca por apresentar o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, porém, é importante ressaltar que existe uma grande desigualdade socioeconômica entre os habitantes. Outro aspecto negativo é a expansão urbana de forma desordenada.
alunosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário