cead20136

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Espiríto santo


Bandeira do Espírito Santo
Significado da bandeira: as cores são uma referência a Nossa Senhora da Vitória. O azul representa a harmonia e suavidade; o branco, a paz; o rosa é a alegria e felicidade. No centro da bandeira, na faixa branca, está escrito “TRABALHA E CONFIA”. Essa inscrição foi retirada de uma frase de Santo Inácio de Loyola.
O Espírito Santo é uma das unidades federativas do Brasil que compõem a Região Sudeste. Seu território, cuja extensão é de 46.098,571 quilômetros quadrados, é banhado a leste pelo Oceano Atlântico e limita-se ao norte com a Bahia, a oeste com Minas Gerais e ao sul com o Rio de Janeiro.
Com clima tropical úmido, a temperatura média anual é de 23 °C. Predominam as vegetações litorâneas e a floresta tropical; o relevo é marcado por serras (no interior) e por uma extensa faixa de planície, correspondendo a 40% do território estadual. A rede hidrográfica é composta pelos rios Doce, Itabapoana, Itapemirim, Itaúnas, Jucu, Mucurí e São Mateus.
De acordo com o Censo Demográfico realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Espírito Santo possui 3.512.672 habitantes, sendo a densidade demográfica de 76 hab./km². A maioria dos capixabas reside em áreas urbanas: 83,4%. Das 78 cidades, Vitória, capital estadual, é a quarta mais populosa, atrás de Vila Velha, Serra e Cariacica.

Localização do Espírito Santo no mapa do Brasil
A economia estadual tem no setor de serviços a principal fonte de capitação de recursos financeiros. Vitória abriga dois importantes portos: Tubarão e Vitória, sendo esse último um dos mais movimentados do país. Outro grande destaque é a produção de petróleo – Espírito Santo é o segundo maior produtor nacional de petróleo. Também possui reservas de gás natural, ferro, aço e granito.
O Espírito Santo detém o sexto lugar no ranking nacional de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A taxa de mortalidade infantil é de 18,3 para cada mil nascidos vivos, estando abaixo da média brasileira, que é de 23,3. O analfabetismo atinge apenas 8,8% dos habitantes. Porém, o estado está entre os mais violentos do Brasil: a taxa de homicídios dolosos, ou seja, com intenção de matar, é de 37,3 por 100 mil habitantes. Somente o Rio de Janeiro possui números piores (39 por 100 mil habitantes).
alunosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário