cead20136

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Goiás

Goiás

Bandeira de Goiás
Significado da bandeira: o verde representa as matas da região; o amarelo é uma referência às riquezas minerais do estado; e o quadro azul com estrelas simboliza o céu goiano com a constelação do Cruzeiro do Sul.
Situado na Região Centro-Oeste do Brasil, o estado de Goiás limita-se ao norte com Tocantins, a oeste com Mato Grosso, ao sul com Mato Grosso do Sul, a leste com Minas Gerais e a nordeste com a Bahia, além de ter o Distrito Federal encravado em seu território.
A partir de 1650, essa unidade federativa do Brasil passou a receber bandeirantes paulistas, que tentavam capturar índios e encontrar pedras preciosas na porção central do Brasil. No século XVIII, foram descobertas grandes quantidades de ouro na região, fato que promoveu um significativo povoamento em Goiás. Nesse mesmo século, o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva foi o responsável pela criação do primeiro povoado goiano, denominado Arraial da Barra. Em 1758, Goiás tornou-se capitania independente.

Localização de Goiás no mapa do Brasil
Em consequência de políticas para ocupação da porção centro-oeste do território brasileiro, como a expansão da fronteira agrícola, investimentos em infraestrutura, construção da cidade de Goiânia (capital estadual), construção de Brasília (capital federal), Goiás passou a receber grandes fluxos migratórios durante o século XX, aumentando seu contingente populacional. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população goiana é de 6.004.045 habitantes, sendo a maior do Centro-Oeste.
Outro fator positivo dessas políticas foi o desenvolvimento econômico alcançado, com destaque para as atividades agropecuárias. Goiás se destaca no cenário nacional como sendo grande produtor de milho, soja, tomate, algodão e cana-de-açúcar. O setor industrial atua nos segmentos farmacêutico, químico, alimentício, automobilístico, têxtil, entre outros.
Para saber mais a respeito de Goiás, confira nossa seção, que apresenta artigos sobre os aspectos físicos, econômicos e populacionais do estado localizado na porção central do Brasil.
alunosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário