cead20136

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

JOGO CONTIG 60

Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com

JOGO CONTIG 60.

Este jogo foi desenvolvido pelo norte-americano John C. Del Regato, que levou muitos anos para conseguir dar a ele o formato atual, tanto em relação ao tabuleiro quanto às regras.


Material necessário para a confecção do jogo:


Tabuleiro


25 fichas de uma cor


25 fichas de cor diferente


3 dados

Confeccionei o tabuleiro com papel impresso e papel cartão, depois foi plastificado.


Objetivo do jogo:

Para ganhar o jogo o jogador deverá:

* Ter o número de pontos necessários, definidos inicialmente (30 ou 40 pontos) ou

* Ser o primeiro a identificar cinco fichas de mesma cor em linha reta (horizontal, vertical ou diagonal)

As regras do jogo:

1 - Adversários jogam alternadamente. Na sua vez, cada jogador joga os três dados e constrói uma sentença numérica usando os números indicados pelos dados e uma ou duas operações diferentes. Por exemplo, com os números 2, 3 e 4 o jogador poderá construir (2+3) x 4 = 20. O jogador, neste caso, cobriria o espaço marcado 20 com uma ficha de sua cor. Só é permitido utilizar as quatro operações básicas.

2 - Se um jogador passar sua jogada, por acreditar que não é possível fazer uma sentença numérica com os valores sorteados nos dados, o adversário terá uma opção a tomar: se achar que seria possível fazer uma sentença com os dados jogados pelo colega, poderá fazer a sentença numérica antes de fazer sua própria jogada. Ele ganhará, neste caso, O DOBRO DOS NÚMEROS DE PONTOS, e em seguida poderá fazer sua própria jogada.

3 - O jogo termina quando o jogador conseguiu atingir o número de pontos definidos no início do jogo ou colocar 5 fichas de mesma cor em linha reta sem nenhuma ficha do adversário intervindo. Relembrando, essa linha poderá ser horizontal, vertical ou diagonal.

Contagem dos pontos:

Um ponto é ganho por colocar uma ficha num espaço desocupado que seja vizinho a um espaço com uma ficha de qualquer cor (horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente). Colocando-se uma marcador num espaço vizinho a mais de um espaço ocupado, mais pontos poderão ser obtidos. A cor das fichas nos espaços ocupados não faz diferença. Os pontos obtidos numa jogada são somados para o jogador. Um exemplo: Suponhamos que uma partida tenha sido iniciada pelo jogador A que possuí a ficha vermelha colocada na casa 37. Ao jogar seus dados, o segundo jogador, que possuí a ficha azul, tirou 3, 3 e 4 e fez os seguintes cálculos 3 x 3 x 4 = 36. Isso lhe possibilitou conseguir um ponto. O jogador A, jogando os dados tirou os números 5, 6 e 1 e fez 5 + 1 + 6 = 12. Colocando sua ficha vermelha na casa 12, este conseguiu marcar dois pontos.

O jogo é muito interessante, mas exige muito raciocínio. Vale a pena testar!
Extraido de http://cantinholuluzinha.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário