cead20136

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Maranhão


Bandeira do Maranhão
Significado da bandeira: as cores vermelha, branca e preta representam, respectivamente, os índios, os brancos e os negros. A estrela branca sobre o fundo azul simboliza o estado do Maranhão no céu do Brasil.
Com área de 331,9 mil quilômetros quadrados, o Maranhão é o segundo maior estado da Região Nordeste. Seu território, banhado ao norte pelo Oceano Atlântico, faz fronteiras ao leste com o Piauí, a sudoeste com o Pará e ao norte e noroeste com o Tocantins.
De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão é habitado por 6.569.683 de pessoas, que estão distribuídas em 217 municípios; a capital estadual é a cidade de São Luís. Assim como nos outros estados do país, a maioria dos maranhenses reside em áreas urbanas (63,1%).

Localização do Maranhão no mapa do Brasil
Com predominância de clima equatorial na porção oeste, e tropical no leste do território, a vegetação estadual é bastante diversificada, apresentando áreas de Floresta Amazônica, mata dos cocais, cerrado, campos e mangues. O relevo é caracterizado por planícies litorâneas e planalto. A hidrografia é composta pelos rios Gurupi, das Balsas, Itapecuru, Parnaíba, Tocantins, entre outros.
Com relação aos aspectos econômicos, o Maranhão tem na agropecuária uma importante fonte de receitas financeiras. O estado é grande produtor de cana-de-açúcar, soja, arroz, milho, mandioca, etc. A indústria atua nos segmentos alimentício, metalúrgico, químico, madeireiro, entre outros. A extração de minério de ferro e o turismo também contribuem para a economia.
Entre os problemas sociais estão o déficit nos serviços de saneamento ambiental, a alta taxa de mortalidade infantil (38 para cada mil nascidos vivos) e o elevado índice de analfabetismo: 19,5%.
alunosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário