cead20136

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Mato Grosso

Mato Grosso

Bandeira de Mato Grosso
Significado da bandeira: o azul representa o céu; o branco, a paz; e o verde, a extensão territorial. A estrela amarela simboliza o ideal republicano e as riquezas minerais do estado de Mato Grosso.
Situado na Região Centro-Oeste do Brasil, o território de Mato Grosso limita-se a noroeste com o Amazonas, ao norte com o Pará, a nordeste com Tocantins, a leste com Goiás, ao sul com Mato Grosso do Sul e a oeste com Rondônia e com a Bolívia.
Mato Grosso é o terceiro maior estado brasileiro em extensão territorial, ocupando uma área de 903.357, 908 quilômetros quadrados, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, essa unidade federativa do país já foi maior, pois Mato Grosso e Mato Grosso do Sul formavam apenas um estado. A divisão ocorreu em 1977, quando o governo federal decretou a fragmentação territorial, alegando dificuldade em promover o desenvolvimento econômico diante da grande extensão.
De acordo com contagem populacional realizada em 2010, o estado é habitado por 3.033.991 pessoas, sendo a densidade demográfica (população relativa) de 3,3 habitantes por quilômetro quadrado – esse é o estado menos povoado do Centro-Oeste. A maioria da população reside em áreas urbanas (82%). Cuiabá, capital estadual, é a cidade mais populosa: 551.350 habitantes.

Localização de Mato Grosso no mapa do Brasil
O relevo de Mato Grosso é caracterizado por apresentar um conjunto de grandes chapadas e áreas de planícies pantaneiras, que ficam inundadas em períodos chuvosos. Com clima tropical, as vegetações predominantes são cerrado, pantanal e floresta Amazônica. O estado possui grande rede hidrográfica, com destaque para os rios Araguaia, Cuiabá, Paraguai, São Lourenço, Teles Pires e Xingu.

A economia é extremamente dependente da atividade agropecuária, que responde por 28,1% do Produto Interno Bruto (PIB) mato-grossense. O estado é grande produtor e exportador de soja, milho e algodão, além de possuir um dos maiores rebanhos bovinos do país. A agropecuária também impulsiona o setor de serviços e a indústria, que se destaca no segmento alimentício.
Mato Grosso, apesar do desenvolvimento econômico obtido nas últimas décadas, apresenta problemas socioeconômicos. A taxa de mortalidade infantil é de aproximadamente 20 para cada mil nascidos vivos; existe um grande déficit de saneamento ambiental; o índice de analfabetismo é de 9,6%.
Confira nossos artigos sobre Mato Grosso e conheça mais sobre essa unidade federativa do Brasil.
alunosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário