cead20136

sábado, 5 de novembro de 2016

O renascimento comercial na Europa

O renascimento comercial na Europa

Tiago Dantas




O renascimento comercial na Europa ocasionou o crescimento das cidades
No fim da Idade Média, com a decadência do sistema feudal, surgiram novos paradigmas de produção e de relações de trabalho. Com a migração da mão-de-obra agrícola para o artesanato e comércio, foram surgindo em maior intensidade na Europa, importantes rotas comerciais.

Os principais centros comerciais da época eram Veneza e Gênova, devido à sua posição estratégica privilegiada, localizada no centro das rotas comerciais. Na região norte foi criado a Liga Hanseática, uma associação comercial de mais de 80 cidades, que comercializava principalmente madeira, peixes, tecidos, cereais, ferro e cobre. A região de Flandres foi outro importante centro comercial, especificamente de lã.

Com o surgimento das rotas comerciais, grandes feiras eram estabelecidas, como a da região de Champagne, Flandres e Frankfurt. Também surgiu o desenvolvimento dos bancos, imprescindíveis no processo comercial. O renascimento comercial na Europa fez com que houvesse a circulação de capital, bem como ocasionou o crescimento das cidades e o êxodo rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário