cead20136

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Os climas do Brasil



O território brasileiro, em razão de sua grande extensão, recebe influência de diferentes climas. A maior parte do país pertence à Zona Climática Intertropical (entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio), o extremo sul do Brasil, por sua vez, integra a Zona Climática Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico).

Nas regiões próximas à linha do Equador, que “corta” o país no extremo norte, são comuns temperaturas altas, com baixas amplitudes térmicas (variações de temperatura). Ao sul, as variações de temperatura são maiores e ocorrem de acordo com as estações do ano, sendo que os verões podem atingir temperaturas muito elevadas, e os invernos são extremamente frios.

Os climas do Brasil são classificados em: Equatorial, Tropical, Tropical de altitude, Subtropical, Tropical atlântico.

Equatorial
Regiões: Norte (com algumas exceções), porção norte de Mato Grosso e oeste do Maranhão.
Características: quente e muito úmido durante todo ano. As chuvas são frequentes e bem distribuídas. A temperatura média fica entre 25 °C e 27 °C. A porção leste de Roraima e noroeste do Pará apresentam uma estação seca ente os meses de outubro e dezembro, sendo caracterizado o clima Equatorial semiúmido.

Tropical
Regiões: Centro-Oeste, porções dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Piauí e Ceará.
Características: verão chuvoso e inverno com seca ou poucas chuvas. Verões quentes, invernos brandos no sul e nas áreas de serra. Temperatura média de 22 °C.

Semiárido
Regiões: maioria dos estados nordestinos.
Características: é conhecido com o polígono das secas, apresentando elevadas temperaturas o ano todo e chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do território.

Tropical de altitude
Regiões: áreas serranas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.
Características: Apresenta temperaturas entre 17 °C e 23 °C e chuvas intensas, em especial durante o verão. No inverno, as temperaturas reduzem significativamente.

Subtropical
Regiões: Sul e a porção sul do estado de São Paulo.
Características: possui as estações do ano bem definidas, com verão quente e inverno muito frio. A temperatura média é de 17 °C, sendo que no inverno podem ocorrer geadas e nevascas.

Tropical atlântico
Regiões: faixa litorânea que se estende do Rio Grande do Norte ao Paraná.
Características: na Região Nordeste, as chuvas ocorrem no inverno; no Sudeste, as precipitações pluviométricas (chuvas) são mais intensas durante o verão. A temperatura varia entre 18 °C a 26 °C.

Wagner de Cerqueria e Francisco


Nenhum comentário:

Postar um comentário