cead20136

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Paraíba


Bandeira da Paraíba
Significado da bandeira: a palavra NEGO representa a oposição do político João Pessoa em relação à candidatura de Júlio Prestes à presidência. As cores vermelho e preto simbolizam, respectivamente, o assassinato de João Pessoa e o luto por sua morte.
Localizada na Região Nordeste, a Paraíba faz fronteiras com o Ceará (a oeste), Pernambuco (ao sul) e Rio Grande do Norte (ao norte), além de ser banhada pelo Oceano Atlântico (a leste). Esse estado abriga um dos extremos do país, a Ponta do Seixas, que corresponde ao ponto mais oriental do Brasil.
A extensão territorial da Paraíba é de 56.469,466 quilômetros quadrados, sendo o relevo caracterizado por áreas de planície, planalto e depressão. O clima predominante na região é o tropical no litoral e o semiárido no interior. A caatinga é o principal bioma, mas também há áreas de floresta tropical e mangues litorâneos. A rede hidrográfica é composta pelos rios Curimataú, do Peixe, Gramame, Paraíba, Piancó, Piranhas, Mamanguape e Taperoá.

Localização da Paraíba no mapa do Brasil
A Paraíba é habitada por 3.766.834 pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse contingente populacional está distribuído em 223 municípios, sendo que o mais populoso é a capital, João Pessoa: 723,5 mil habitantes. Entre os principais problemas socioeconômicos enfrentados pelos paraibanos está a alta taxa de mortalidade infantil (36,5 óbitos a cada mil nascidos vivos); apenas 57% das residências possuem acesso à rede de esgoto; e o analfabetismo atinge 23,5% da população.
A economia estadual é pouco desenvolvida e responde por apenas 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A agricultura é uma das principais atividades econômicas, com destaque para os cultivos de arroz, feijão, mandioca, milho e cana-de-açúcar. A indústria, pouco diversificada, atua no segmento têxtil, alimentício, metalúrgico e produtos de couro. As belas praias e a excelente estrutura hoteleira de João Pessoa são responsáveis pela expansão do turismo no estado.
alunosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário