cead20136

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Problemas do Pantanal


Pantanal
O Pantanal se estende pelos os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e abrange áreas da Bolívia e Paraguai, chega a 220 mil km2.

Sua fauna é considerada a mais rica de todo o continente americano, fato comprovado pela ONU. Mas, infelizmente, nos últimos anos a fauna do Pantanal tem sido destruída. Com a grande exploração de pele e penas de animas, essas espécies estão desaparecendo rapidamente.

Outro ponto que contribui com essa causa é a poluição dos rios, causada pelas indústrias e garimpeiros. Também o processo de construção de rodovias que resulta no desmatamento das margens.

Um dos grandes fatores dos problemas ambientais do Pantanal é a construção da hidrovia Paraguai-Paraná, para a navegação de barco de carga. Com isso, possibilitará o empobrecimento da biodiversidade do Pantanal e atingirá as populações que habitam na região, pois, a grande maioria depende da pesca.

Impactos sobre o ecossistema Pantanal:

- Pecuária extensiva – Emulação com a fauna nativa.

- Pesca predatória e caça ao jacaré – redução das reservas pesqueiras e possibilidade de extinção de algumas espécies de animais.

- Garimpo de ouro e pedras preciosas – Processo de erosão, contaminação dos rios.

- Turismo e migração desordenada e predatória – Fogos na região, causando a morte das aves.

- Aproveitamento dos cerrados - A má administração das lavouras causa grandes erosões no solo e a utilização de biocidas e fertilizantes contamina os rios.

- Plantio de cana-de-açúcar - Provoca dano à preservação ambiental, trazendo grandes perigos para a contaminação de rios.
Keilla Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário