cead20136

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Rio de Janeiro


Bandeira do Rio de Janeiro
Significado da bandeira: as cores azul e branca representam, respectivamente, o mar e a paz. No brasão, o café e a cana-de-açúcar simbolizam a importância da atividade agrícola no estado; as serras, o pico Dedo de Deus (formação geológica da Serra dos Órgãos) e a águia, o governo forte e honesto.
Com extensão territorial de 43.780,157 quilômetros quadrados, o Rio de Janeiro é o menor estado da Região Sudeste do Brasil. Possui fronteiras ao sul com São Paulo, ao norte com o Espírito Santo e a oeste com Minas Gerais, além de ser banhado a leste pelo Oceano Atlântico.
O relevo do Rio de Janeiro é marcado por planície litorânea com morros, várzeas e dunas e áreas de planalto na porção oeste. Os principais biomas são a Mata Atlântica, floresta tropical e mangues. A hidrografia é composta pelos rios Grande, Itabapoana, Macabu, Macaé, Muriaé, Paraíba do Sul, Piraí, Pomba, entre outros.

Localização do Rio de Janeiro no mapa do Brasil
Apesar da pequena extensão territorial, o estado apresenta o terceiro maior contingente populacional do país. De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio de Janeiro possui 15.993.583 habitantes, que estão distribuídos em 92 municípios. A capital estadual é a cidade do Rio de Janeiro, que é considerada uma cidade global.
A economia é a segunda maior do país, respondendo por 11,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Entre as atividades de grande destaque estão a extração de minério, petróleo e gás natural, além do setor químico, petroquímico, automobilístico, siderúrgico, metalúrgico e alimentício. Outra importante fonte de receitas financeiras é o turismo, impulsionado pela beleza natural e a ótima estrutura hoteleira.
O Rio de Janeiro apresenta bons indicadores sociais, ocupando o 4° lugar no ranking nacional de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Apenas 4% dos habitantes são analfabetos e a taxa de mortalidade infantil é de 18,9 para cada mil nascidos vivos. No entanto, a população sofre com a violência promovida pelos confrontos entre os grupos de narcotraficantes.
Confira nossa subseção sobre o Rio de Janeiro e obtenha maiores informações sobre os aspectos físicos, populacionais e econômicos desse estado do Sudeste brasileiro.
alunosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário