articulador 1

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A Invasão da Normandia


Embarcação militar na costa francesa da Normandia.
A invasão da costa francesa Normandia ocorreu em 6 de junho de 1944, foi realizada pelos aliados e liderada por americanos, ainda na Segunda Guerra Mundial, no momento em que a França se encontrava tomada pelos alemães. Essa invasão recebeu o nome de “Operação Overlord”.

A decisão de invadir ou não a costa francesa estava sendo realizada em Londres. O que prejudicava a ação era o mal tempo, por isso a operação deveria ser realizada nas primeiras horas do dia 6, se fosse adiada só poderia ser realizada 28 dias depois, em razão das marés que encobriam as minas alemãs.

Mesmo com o serviço meteorológico inglês prevendo algumas horas de melhoria do tempo, a operação se fazia muito arriscada, pois se o tempo não melhorasse não seria possível o respaldo da força aérea e seus paraquedistas.

Após a tomada das forças aliadas na Normandia, a custa de um grande arsenal bélico, as tropas seguiram com destino à França, que se encontrava nas mãos dos alemães.

O ataque às praias de Omaha foi bastante sangrento, as tropas dos aliados foram recepcionadas com uma “chuva” de balas de metralhadoras Mg42, o vento e o mar agitado afundou vários barcos antes mesma que chegassem à praia, os soldados enfrentavam muitas dificuldades, tinham que carregar muitos quilos de equipamentos.

A batalha da Normandia perdurou por dois meses, concluiu com a vitória dos aliados e com a retomada de Paris.
Eduardo de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

co

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger