Pular para o conteúdo principal

Inequação Produto e inequação quociente

Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com
      



Na equação de primeiro grau 2x - 6 = 0, temos que x = 3, ou seja, a raiz da equação vale 3 ou, ainda, o valor de x que torna verdadeira a sentença é 3, pois 2.3 - 6 = 0.

Agora, vamos pensar na inequação, isto é, na desigualdade:

Na inequaçãode primeiro grau 2x - 6 > 0, x = 3 não faz parte dos valores de x que tornam verdadeira a sentença, pois 2.3 -6 = 0 e não maior do que zero, como a inequação propõe.

Os valores de x que satisfazem a desigualdade são x > 3. Por exemplo, x = 3,1 já satisfaz. Além disso, x = 4 ou x = 10 também. Assim, qualquer número maior do que 3 satisfaz a desigualdade.

Por isso, escrevemos a solução da inequaçãoassim:


Página 3


(qualquer x maior do que três no conjunto dos reais; lemos: x pertence aos reais, tal que x é maior do que três), no caso do conjunto universo ser o dos reais.

Agora vamos à resolução de inequações.

No caso da inequaçãode primeiro grau, "isola-se" o x como na equação de primeiro grau, observando as propriedades da desigualdade.

Exemplos:


Página 3


Assim, nesse último caso, ao multiplicarmos os dois membros da desigualdade por -1, o sinal da desigualdade é invertido, para que a sentença continue verdadeira. Basta observarmos o exemplo 2 < 3. Se multiplicarmos os dois membros por -1, a desigualdade deixa de ser verdadeira (-2 < -3 é falso!), obrigando-nos a inverter o sinal da desigualdade (-2 > -3).

Mas existem outros tipos de inequações.

Vejamos dois exemplos:


Página 3



Página 3


No exemplo 1, a primeira idéia que podemos ter para resolver é a de aplicarmos a propriedade distributiva, assim:


Página 3


Porém, como resolver a inequaçãodo segundo grau que surgiu?

Será que devemos pensar no caso da inequaçãode primeiro grau, que é resolvida praticamente da mesma forma que equação de primeiro grau (isolando o x), e tentarmos resolver a inequaçãode segundo grau como a equação, aplicando a fórmula de Bhaskara?

Nesse caso, obteríamos os seguintes valores de x:


Página 3


Mas, e agora? Como achar a resposta da inequaçãoa partir dos valores encontrados para x? Como a inequaçãoé (x + 5).(- 2x + 4) > 0, poderíamos pensar em x > 2 e x > -5, mas isso não teria muito significado.

Assim, a forma mais correta de resolver as inequaçõespropostas, denominadas, respectivamente, de inequaçãoproduto e inequaçãoquociente, seria pensar da seguinte forma:





















  • no exemplo 1, temos o produto de duas expressões e queremos saber para quais valores de x esse produto é estritamente positivo;
  • no exemplo 2, temos o quociente de duas expressões e desejamos saber para quais valores de x esse quociente é negativo ou igual a zero.

    Assim, seria interessante conhecer os sinais dessas expressões, em ambos os casos, pois conhecemos as regras de sinais da multiplicação e da divisão. Conhecendo os sinais dessas expressões, podemos decidir quando o produto ou quociente serão positivos ou negativos.

    Devemos então estudar o sinal das expressões, como se faz com as funções.
    Voltemos aos exemplos:


    Página 3


    Depois de estudarmos os sinais das duas expressões, devemos analisar o sinal do produto das duas, pois é o que queremos. Assim, devemos colocar as duas funções no mesmo sistema de eixos. Uma forma mais prática e bastante utilizada de se fazer isso é utilizar o quadro de sinais ou "varal".


    Página 3


    Assim, podemos fazer as regras de sinais, de acordo com o sinal de cada função, antes de -5, entre -5 e 2 e depois de 2.

    Como nos interessa saber quando esse produto é positivo, destacamos o intervalo entre -5 e 2 - utilizando as notações adequadas de intervalos reais - pois foi onde isso aconteceu.
    Logo, a solução dessa inequação é


    Página 3


    É importante destacar que -5 e 2 não fazem parte da solução, pois são valores onde as funções são nulas, e queremos os valores de x que tornam positivo o produto, não nulo. Isso fica representado no quadro de sinais pelo "buraco" na reta, nesses dois valores. E, na solução, isso fica representado pelo sinal de <, e não .

    Essa inequação poderia também ser resolvida se aplicássemos a propriedade distributiva, mas também por meio do estudo do sinal, nesse caso do estudo do sinal da função de segundo grau.


    Página 3


    Percebemos que o estudo do sinal revela a mesma solução, ou seja, a função do segundo grau tem as mesmas raízes e os mesmos sinais que o produto das duas funções de primeiro grau estudadas anteriormente. Assim, interessa-nos o intervalo da reta real entre -5 e 2, onde a função é positiva.


    Página 3



    Página 3


    Sem precisar traçar os gráficos, podemos esboçá-los, conhecendo as raízes e o crescimento de cada uma, olhando para o sinal do coeficiente de x.

    A) coeficiente de x = -1 < 0
    Função decrescente
    Raiz = 2


    Página 3


    B) coeficiente de x = 2 > 0
    Função crescente
    Raiz =


    Página 3


    Atenção: Não é o sinal da raiz que determina o crescimento ou decrescimento da função, mas o sinal do coeficiente de x. Esse é um erro bem comum! Cuidado!

    Estudados os sinais, vamos ao quadro de sinais:


    Página 3


    É importante notar: apesar de querermos os valores de x que tornam o quociente negativo ou nulo, não devemos incluir nunca na solução o valor de x que anula o denomidador da fração (a raiz da expressão do denominador), pois não existe fração com denominador nulo. Esse é outro erro comum!

    Logo, a solução é


    Página 3
  • Michele Viana Debus de França

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    EQUAÇÃO DE 1° GRAU

    EQUAÇÃO DE 1° GRAU SENTENÇAS Uma sentença matemática pode ser verdadeira ou falsa exemplo de uma sentença verdadeira a) 15 + 10 = 25 b) 2 . 5 = 10 exemplo de uma sentença falsa a) 10 + 3 = 18 b) 3 . 7 = 20 SENTEÇAS ABERTAS E SENTENÇAS FECHADAS Sentenças abertas são aquelas que possuem elementos desconhecidos. Esses elementos desconhecidos são chamados variáveis ou incógnitas. exemplos a) x + 4 = 9 (a variável é x) b) x + y = 20 (as variáveis são x e y) Sentenças fechada ou são aquelas que não possuem variáveis ou incógnitas. a) 15 -5 = 10 (verdadeira) b) 8 + 1 = 12 (falsa) EQUAÇÕES Equações são sentenças matemáticas abertas que apresentam o sinal de igualdade exemplos a) x - 3 = 13 ( a variável ou incógnita x) b) 3y + 7 = 15 ( A variável ou incógnita é y) A expressão à esquerdas do sinal = chama-se 1º membro A expressão à direita do sinal do igual = chama-se 2º membro RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA VARIÁVEL O processo de res

    VALOR NÚMERICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA

    Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, você deve proceder do seguinte modo: 1º Substituir as letras por números reais dados. 2º Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem: a) Potenciação b) Divisão e multiplicação c) Adição e subtração IMPORTANTE! Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos Exemplo 1 Calcular o valor numérica de 2x + 3a para x = 5 e a = -4 2.x+ 3.a 2 . 5 + 3 . (-4) 10 + (-12) -2 Exemplo 2 Calcular o valor numérico de x² - 7x +y para x = 5 e y = -1 x² - 7x + y 5² - 7 . 5 + (-1) 25 – 35 -1 -10 – 1 -11 Exemplo 3 Calcular o valor numérico de : 2 a + m / a + m ( para a = -1 e m = 3) 2. (-1) + 3 / (-1) + 3 -2 + 3 / -1 +3 ½ Exemplo 4 Calcular o valor numérico de 7 + a – b (para a= 2/3 e b= -1/2 ) 7 + a – b 7 + 2/3 – (-1/2) 7 + 2/3 + 1 / 2 42/6 + 4/6 + 3/6 49/6 EXERCICIOS 1) Calcule o valor numérico das expressões: a) x – y (para x =5 e y = -4) (R:

    OPERAÇÕES COM RADICAIS

    RADICAIS SEMELHANTES Radicais semelhantes são os que têm o mesmo índice e o mesmo radicando Exemplos de radicais semelhantes a) 7√5 e -2√5 b) 5³√2 e 4³√2 Exemplos de radicais não semelhantes a) 5√6 e 2√3 b) 4³√7 e 5√7 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO 1º CASO : Os radicais não são semelhantes Devemos proceder do seguinte modo: a) Extrair as raízes (exatas ou aproximadas) b) Somar ou subtrair os resultados Exemplos 1) √16 + √9 = 4 + 3 = 7 2) √49 - √25 = 7 – 5 = 2 3) √2 + √3 = 1,41 + 1,73 = 3,14 Neste último exemplo, o resultado obtido é aproximado, pois √2 e √3 são números irracionais (representação decimal infinita e não periódica) EXERCÍCIOS 1) Calcule a) √9 + √4 = 5 b) √25 - √16 = 1 c) √49 + √16 = 11 d) √100 - √36 = 4 e) √4 - √1 = 1 f) √25 - ³√8 = 3 g) ³√27 + ⁴√16 = 5 h) ³√125 - ³√8 = 3 i) √25 - √4 + √16 = 7 j) √49 + √25 - ³√64 = 8 2º CASO : Os radicais são semelhantes. Para adicionar ou subtrair radicais semelhantes, procedemos como na redução de