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terça-feira, 22 de novembro de 2016

Planejamento de Biologia 3º ano autor Antonio Carlos carneiro Barroso


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Turno
Série 3º Ano
Ano
Unidade
Bibliografia
Biologia
José Luiz soares
FTD
Planejamento
Anual
2016

Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
Genética I
- Conceitos básicos em
genética.
- Base química da
hereditariedade.
- Primeira Lei de Mendel.
- Exceções à Primeira Lei
de Mendel.
- Grupos Sanguíneos.
2. Citologia
Genética II
�� Segunda Lei de
Mendel.
�� Pleitotropia.
�� Interações Gênicas
Epistáticas.
�� Interações Gênicas não
–epistáticas.
�� Herança Quantitativa
�� Herança sexual
4. Fisiologia Humana
�� Sistema digestório
�� Sistema circulatório
�� Sistema excretor
5. Origem da Vida
�� Biogênese e
abiogênese
�� Hipótese da evolução
gradual dos sistemas
químicos.
�� Hipótese heterotrófica
e autotrófica.
6. Evolução
�� Evidências evolutivas
�� Lamarquismo
�� Darwinismo
Neodarwinismo
7. Fisiologia Humana
�� Sistema respiratório
�� Sistema endócrino
�� Sistema reprodutor
Reconhecer os conceitos de genótipo, fenótipo, gene, gene dominante, gene
recessivo, homozigoto, heterozigoto.
�� Explicar os procedimentos adotados por Mendel no estabelecimento da
Primeira Lei.
�� Relacionar os resultados obtidos por Mendel com a Meiose.
�� Resolver exercícios envolvendo probabilidades e Primeira Lei de Mendel.
�� Resolver problemas envolvendo Primeira Lei de Mendel e heredogramas.
�� Identificar os casos que promovem a modificação da proporção fenotípica
(3:1): genes letais, ausência de dominância, alelos múltiplos.
�� Resolver exercícios relacionados com genes letais, ausência de dominância e
alelos múltiplos.
�� Reconhecer os mecanismos genéticos subjacentes à determinação dos grupos
sanguíneos ABO, Rh e MN.
�� Identificar as possibilidades de transfusão sanguínea, considerando o sistema
ABO e Rh.
�� Identificar os mecanismos relacionados com a gênese da eritroblastose fetal.
�� Identificar as medidas profiláticas e terapêuticas relacionadas com a
eritroblastose fetal.
�� Reconhecer o papel dos grupos sanguíneos na elucidação de paternidade
duvidosa.
Identificar casos de herança influenciada pelo sexo e com efeito limitado pelo sexo.
�� Identificar os componentes anatômicos de cada um dos sistemas fisiológicos.
�� Relacionar as funções de cada um dos componentes dos sistemas fisiológicos.
�� Relacionar a atividade dos diversos sistemas à manutenção da homeostase..
�� Identificar os componentes anatômicos de cada um dos sistemas fisiológicos.
�� Relacionar as funções de cada um dos componentes dos sistemas fisiológicos.
�� Relacionar a atividade dos diversos sistemas à manutenção da homeostase.
�� diferenciar biogênese e abiogênese
�� reconhecer o papel dos experimentos de Pasteur e Redi na aceitação da biogênese.
�� Explicar a hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos.
�� Explicar o papel dos experimentos de Fox e Miller na aceitação da hipótese acima
citada.
�� Explicar a hipótese heterotrófica e autotrófica
Reconhecer as mutações como fontes primárias da variedade.
Reconhecer os mecanismos envolvidos com o equilíbrio gênico.
Resolver exercícios relacionados com o Teorema de Hardy – Weinberg.
Identificar as etapas da especiação.
Identificar os diversos tipos de isolamento reprodutivo.
Identificar as etapas da evolução do homem
Identificar os componentes anatômicos de cada um dos sistemas fisiológicos.
Relacionar as funções de cada um dos componentes dos sistemas fisiológicos.
Relacionar a atividade dos diversos sistemas à manutenção da homeostase.
Aula Expositiva
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios

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