cead20136

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Operações com números Inteiros



OBJETIVOS:

1. Ordenar e comparar os números inteiros.

2. Representar números inteiros na reta numérica.

3. Realizar as quatro operações elementares com os números inteiros.

4. Determinar o valor absoluto de um número inteiro.



Prática 1: Operando com inteiros (Objetivos 1 a 3)


Materiais da prática 1(são super baratinhos e versões de papel podem ser feitas para o dinheirinho e para a reta numérica):


Dinheirinho de brinquedo

Série de oficinas Matemática Fundamental: Oficina 4 - Operações com números Inteiros


Reta numérica Z (pode ser feita de cartolina)

Série de oficinas Matemática Fundamental: Oficina 4 - Operações com números Inteiros


Rolo de etiquetas

Série de oficinas Matemática Fundamental: Oficina 4 - Operações com números Inteiros





Instruções: 

1. Em seu grupo de 4 integrantes e utilizando apenas o dinheirinho de brinquedo. Com um dos membros do grupo atuando como banqueiro e os demais como contadores.

2. Com o seguinte extrato bancário em mãos...

Utilizando o dinheiro de brinquedo os contadores fazem as contas do saldo de João dia a dia, quando o dinheiro não for suficiente e houver necessidade de pegar dinheiro com o banqueiro, deve-se anotar na tabela o saldo como negativo, não havendo necessidade de pegar dinheiro com o banqueiro o saldo será anotado como positivo.

3. O Saldo de cada dia deverá ser anotado em uma etiqueta e colado à reta plástica Z em sua localização correta, o grupo deverá fazer inferências sobre o significado da localização de cada número.



Prática 2 Compreendendo o valor absoluto(Objetivo 4)


Materiais da prática 2:

Reta numérica Z e Etiquetas


Instruções:

1. Em seu grupo de 4 integrantes, com a reta numérica z em mãos, preencha as seguintes etiquetas

a) 10

b) -10

c) 2

d) -2

e) 5

f) -5


2. Colem as etiquetas na reta Z, e dobrem-na ao meio, tendo o ponto 0 como referência, observem-na para responder:


a) O que acontece com as etiquetas que tem o mesmo número, porém com o sinal trocado?___________________________________________________________________

b) Qual é a distância, em unidades, do número 10 e do número -10 à origem?___________________________________________________________________

c) O que esta distância tem a ver com valor absoluto? ________________________________



3. Para encerrar a oficina, jogaremos Matix*




Jogo Matix

Série de oficinas Matemática Fundamental: Oficina 4 - Operações com números Inteiros



Peças do jogo:

1) Um tabuleiro quadrado 6 x 6 – há também a versão ( 8 x 8 )

2) 35 peças contendo números inteiros relativos

3) 1 peça contendo uma estrela



Instruções:

1) Dividir a turma em duplas. Cada dupla deve ter apenas um jogo.

2) Pedir aos alunos que embaralhem as peças do jogo e as distribua sobre o tabuleiro, aleatoriamente, com os números e a estrela virados para baixo.

3) Os adversários devem “tirar” par ou ímpar, para saber quem irá jogar no sentido horizontal (linha) e quem irá jogar no sentido vertical (coluna) do tabuleiro. Essas posições deverão ser mantidas até o final da partida.

4) Os adversários devem “tirar” par ou ímpar novamente, agora, para saber quem dará início ao jogo.

5) Para iniciar o jogo as peças devem ser todas viradas para cima.

6) Cada jogador, na sua vez, deve escolher um número do tabuleiro, retirar esse número para si e colocar no seu lugar a estrela, lembrando-se, sempre, que deverá jogar na posição que escolheu anteriormente (linha ou coluna).

7) O segundo jogador deverá escolher outro número na mesma linha ou coluna em que a estrela foi colocada pelo jogador anterior, retirá-lo para si e colocar no seu lugar a estrela e assim sucessivamente.



Como sempre, você pode fazer o download da ficha de laboratório para esta atividade emdonwloads/fichasdelaboratorio/5mfOperações com números Inteiros



*Desconheço a autoria do jogo, esta versão foi retirada de:  http://adinamicanamatematica.blogspot.com.br/2012/02/jogo-matix.html



**Crédito das imagens e da tabela: Google imagens

***  Atividade remodelada, havia faltado uma tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário