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Exercício de 8ª série imprima e resolva

Triângulo

O triângulo é considerado uma importante figura no ramo da Geometria, pois através dele podemos estabelecer várias relações fundamentais, como exemplo temos uma relação muito importante utilizada na Geometria e na Trigonometria, que é o Teorema de Pitágoras. Podemos definir o triângulo como um polígono formado por três segmentos de retas que se cruzam duas a duas, formando três vértices, três ângulos e três lados. Os triângulos se classificam quanto ao tamanho da medida dos seus lados e quanto à medida de seus ângulos. Classificação de um triângulo quanto à medida de seus lados. Triângulo equilátero: possui os três lados com medidas iguais. Triângulo isósceles: possui dois lados com medidas iguais. Triângulo escaleno: possui os três lados com medidas diferentes. a onblur="try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}" href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoSfKXnUp-3i9WCGElQ_NTv7zE-_6RONLeojV86cALsW6dA0QIAAMd3rBiDDibQwg5V

Bicarbonato de sódio (NaHCO3)

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com   www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br             · Antiácido estomacal. Neutraliza o excesso de HCl do suco gástrico. NaHCO3 + HCl ® NaCl + H2O + CO2 O CO2 liberado é o responsável pelo "arroto". · Fabricação de digestivo, como Alka-Seltzer, Sonrisal, sal de frutas, etc. O sal de frutas contém NaHCO3 (s) e ácidos orgânicos sólidos (tartárico, cítrico e outros). Na presença de água, o NaHCO3 reage com os ácidos liberando CO2 (g), o responsável pela efervescência: NaHCO3 + H+ ® Na+ + H2O + CO2 · Fabricação de fermento químico. O crescimento da massa (bolos, bolachas, etc) é devido à liberação do CO2 do NaHCO3. · Fabricação de extintores de incêndio (extintores de espuma). No extintor há NaHCO3 (s) e H2SO4 em compartimentos separados. Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 mistura-se c

Origens da química Química já teve relação com alquimia

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com   www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br   www.accbarrosogestar.wordpress.com      Divulgação/Editora Record Panoramix, o druida, um remoto ancestral dos químicos de hoje Os cientistas modernos, em geral, não gostam de esoterismos e têm suas razões para isto. A ciência atual se baseia na teorização e experimentação, sendo que uma teoria publicada só é tida como válida pela comunidade científica após seus métodos e resultados serem reproduzidos por vários pesquisadores independentes entre si. Ou seja, fazer ciência nestes tempos de alta tecnologia é um ato social que exige muita apresentação, divulgação e debate dos especialistas que defendem novas teorias junto aos seus pares. Nesse ambiente, fica claro que a imagem de homens solitários, triturando componentes e misturando poções, enfurnados em velhos

Proporção

1. Sabendo-se que x + y + z = 18 e que, x/2 = y/3 = z/4, calcule x. 2. Três números são proporcionais a 1, 3 e 5. Calcule sua soma, sabendo-se que o seu produto é igual a 960. 3. Humberto, Aline e Junior possuem uma livraria cujo o investimento foi de 9 mil reais. Humberto entrou com 2 mil reais, Aline com 3 mil reais e Nilson com 4 mil reais. O lucro da livraria é dividido em partes proporcionais ao investimento de cada um deles. O lucro do mês de maio foi de 1800 reais, calcule quanto cada um vai receber neste mês. 4. Nilson vai dividir 360 mil reais entre seus três filhos, proporcionalmente ao número de membro da família de cada um deles. O primeiro tem esposa e 3 filhos, o segundo tem 2 filhos e é viúvo e o terceiro tem esposa e 2 filhos. Quanto cada filho vai receber? 5. Será distribuído entre dois atletas o patrocínio de 42 mil reais, o melhor classificado receberá sua parte proporcional a 3 e o segundo, a 1. Determine quanto cada um recebeu. 6. Pedro

Determinantes

Se A é uma matriz quadrada A de ordem 2, dada por: a11 a12 a21 a22 definimos o determinante desta matriz A, denotado por det(A), como: det(A) = a11.a22 - a21.a12 Se A é uma matriz quadrada A de ordem 3, dada por: a11 a12 a13 a21 a22 a23 a31 a32 a33 definimos o determinante desta matriz A, como: det(A) = a11.a22.a33 + a21.a32.a13 + a31.a12.a23 - a11.a32.a23 - a21.a12.a33 - a31.a22.a13 --------------------------------------------------------- Propriedades dos determinantes Seja A uma matriz quadrada de ordem n maior ou igual a 2. Se uma linha (ou coluna) da matriz A for nula, então: det(A)=0 O determinante da transposta de A é igual ao determinante de A, isto é: det(At)= det(A) Se B é a matriz obtida pela multiplicação de uma linha (ou coluna) da matriz A por um escalar k, então: det(B) = k det(A) Se B é a matriz obtida pela troca de duas linhas (ou colunas) de A, então: det(B) = - det(A) Se A tem duas linhas (ou colunas) iguais, então: det(A) =

Frase – Oração – Período

Frase, oração e período são fatores constituintes de qualquer texto escrito em prosa, pois o mesmo compõe-se de uma sequencia lógica de ideias, todas organizadas e dispostas em parágrafos minuciosamente construídos. Por isso, é importante saber o conceito de cada um deles. Então vamos lá! Frase – É todo enunciado linguistico dotado de significado, ou seja, é uma comunicação clara, precisa e de fácil entendimento entre os interlocutores, seja na língua falada ou escrita. Neste caso, temos a frase nominal e verbal. A frase nominal não é constituída por verbo. Ex: Que dia lindo! Já na frase verbal há a presença do verbo. Ex: Preciso de sua ajuda . Oração - É todo enunciado linguístico dotado de sentido, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal. Este verbo, por sua vez, pode estar explícito ou subentendido. Ex: Os garotos adoram ir ao cinema e depois ao clube . Podemos perceber a presença do sujeito e do predicado. Período – É um

O gênero dos substantivos

Ao tratarmos sobre o assunto em questão devemos nos atentar para algumas peculiaridades, uma vez que estas fazem toda a diferença no momento da linguagem escrita. Dispormos de nossos conhecimentos no que se refere às normas gramaticais, com todas as regras e as possíveis exceções, faz parte da construção de nosso perfil linguístico. Razão pela qual conheceremos adiante um pouco mais sobre formação do gênero referente à classe gramatical denominada “substantivo”. Quando falamos em gênero, estamos nos referindo ao masculino e feminino. Vejamos sua classificação: Substantivos biformes – São aqueles que possuem duas formas distintas, tanto para o feminino quanto para o masculino. Exemplos: menino – menina gato – gata cão - cadela Substantivos comum-de-dois – São aqueles que possuem uma só forma para o masculino e para o feminino, mas permitem a variação de gênero por meio de palavras modificadoras, entre estas, os artigos, adjetivos e pronomes. Exemplos: a estudante

Estrutura das palavras

As palavras são constituídas por diferentes unidades significativas chamadas de elementos mórficos ou morfemas . Exemplos: gatinho: gat - inh - o cachorrinhos: cachorr - inh - o - s Os morfemas que constituem as palavras são os seguintes: Radical: é o elemento irredutível que informa o significado básico da palavra. As palavras que possuem o mesmo radical são as famílias de palavras ou palavras cognatas . Exemplo: folh a, des folh ar, folh agem, folh inha. Afixos: são os morfemas que se unem ao radical para formar novas palavras. Quando os afixos aparecem antes do radical são chamados de prefixos ( in feliz, re fazer, des mentir); quando aparecem depois do radical são chamados de sufixos (cruel dade , feliz mente , leal dade ). Desinências: são elementos que aparecem depois do radical para indicar as flexões de gênero e número, de modo-tempo e número-pessoa das palavras variáveis. Podem ser nominais e verbais: a) Desinências nominais - indicam o gênero e o nú

Advérbio

Locução Adverbial é quando duas ou mais palavras exercem a função de um advérbio. Tempo: à noite; à tarde; às vezes; de dia; de manhã; de noite; de quando em quando; de vez em quando; de tempos a tempos; em breve; por vezes Lugar: à direita; à esquerda; à distância; ao lado; ao largo; de cima; de dentro; de fora; de longe; de perto; em baixo; em cima; para dentro; para onde; por ali; por aqui; por dentro; por fora; por perto Modo: a custo; à pressa; à toa; à vontade; às avessas; às claras; às direitas; às escuras; ao acaso; a torto e a direito; ao contrário; a sós; de bom grado; de cor; de má vontade; em geral; em silêncio; em vão; etc. Quantidade: de muito; de pouco; de todo Afirmação: com certeza; com efeito; de facto; na verdade; sem dúvida Negação: de forma alguma; de maneira nenhuma; de modo algum È a palavra que sempre está se referindo ao verbo, adjetivo e outro advérbio. Tipos de advérbios Modo: bem, mal, assim, depressa e quase todos os adv

Advérbio

Advérbio é a palavra que modifica o verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal (tempo, modo, intensidade, etc.). Alguns advérbios podem modificar um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: Algumas vezes, o advérbio é representado por duas ou mais palavras. Nesse caso, recebe o nome de locução adverbial . Veja alguns exemplos de locuções adverbiais: à direita, à esquerda, à frente, à vontade, em vão, por acaso, frente a frente, de maneira alguma, de manhã, de súbito, de propósito, de repente, etc. Classificação dos advérbios Os advérbios e as locuções adverbiais são classificados de acordo com o seu valor semântico, isto é, com a circunstância que expressam. Observe a classificação de alguns advérbios e locuções adverbiais: Classificação Advérbios e locuções adverbiais Tempo agora, hoje, ontem, cedo, tarde, à tarde, à noite, já, no dia seguinte, amanhã, de manhã, jamais, nunca, sempre, antes, breve, de repente, de vez em quando, às vezes, imediatamen

ÂNGULOS

Ângulo é a reunião de duas semi-retas de mesma origem e não-colineares. Na figura Indicação do ângulo: AÔB, ou BÔA ou simplismente Ô PONTOS INTERNOS E PONTOS EXTERNOS A UM ÂNGULO Seja o ângulo AÔB MEDIDA DE UM ÂNGULO Um ângulo pode ser medido através de um instrumento chamado transferidor e que tem o grau como unidade. O ângulo AÔB da figura mede 40 graus. Indicação: m (AÔB) = 40º A unidade grau tem dois submúltiplos: minuto e segundo 1 grau tem 60 minutos (indicação: 1 = 60º) 1 minuto tem 60 segundos ( indicação 1´ = 60" Simbolicamente: == Um ângulo de 25 graus e 40 minutos é indicado por 25º 40´. == Um ângulo de 12 graus, 20 minutos e 45 segundos é indicado por 12º 20´45" EXERCICIOS 1) Dê a indicação, o vértice e os lados dos ângulos: 2) Em cada uma das figuras abaixo há três ângulos. Quais são esses ângulos? 3) 0bserve os po