Pular para o conteúdo principal

Postagens

Adjunto Adverbial

O adjunto adverbial indica uma circunstância e é associado ao verbo, ao adjetivo ou ao advérbio. É responsável por modificar ou intensificar o sentido de um adjetivo, advérbio e do verbo. Exemplos: Hoje é o dia da árvore. (“Hoje” indica tempo) Cantamos muito para você. (“muito” intensifica o verbo “cantamos”) Estavam muito bonitas para a festa. (“muito” intensifica o adjetivo “bonitas”) Dormimos muito bem esta noite. (“muito” intensifica o advérbio “bem”) Em todas as orações acima o termo “muito” é um adjunto adverbial de intensidade. Já na primeira oração o termo “hoje” é adjunto adverbial de tempo. Agora, observe este exemplo: Hoje fui de ônibus para minha casa . Vemos que hoje é um indicativo de tempo, de ônibus um indicativo de meio (o meio pelo qual fui) e minha casa um indicativo de lugar. Portanto, podemos dizer que hoje é um adjunto adverbial de tempo, de ônibus um adjunto adverbial de meio e minha casa um adjunto adverbial de lugar. Logo, observamo

Potenciação e radiciação

www.youtube.com/accbarroso1 Consideremos uma multiplicação em que todos os fatores são iguais Exemplo 5x5x5, indicada por 5³ ou seja , 5³= 5x5x5=125 onde : 5 é a base (fator que se repete) 3 é o expoente ( o número de vezes que repetimos a base) 125 é a potência ( resultado da operação) Outros exemplos : a) 7²= 7x7=49 b) 4³= 4x4x4=64 c) 5= 5x5x5x5=625 d) 2= 2x2x2x2x2=32 O expoente 2 é chamado de quadrado O expoente 3 é chamado de cubo O expoente 4 é chamado de quarta potência. O expoente 5 é chamado de quinta potência. Assim: a) 7² Lê-se: sete elevado ao quadrado b) 4³ Lê-se: quatro elevado ao cubo c) 5 Lê-se: cinco elevado a quarta potência d) 2 Lê-se: dois elevado a quinta potência Por convenção temos que: 1) todo o número elevado ao expoente 1 é igual à própria base, exemplo a) 8¹ = 8 b) 5¹ = 5 c) 15¹ = 15 2) todo o número elevado ao expoente zero é igual a 1 exemplo a) 8º=1 b) 4º=1 c) 12º=1 EXERCÍCIOS 1) Em 7² = 49, responda: a) Qual é a base? b) Qual é o expoente? c) Qual

O blog está afiliado a União dos blogs de Matemática.

O blog está afiliado a União dos blogs de Matemática. O blog http://ensinodematemtica.blogspot.com.br está afiliado a União dos blogs de Matemática,um espaço na internet com objetivo de divulgar e agregar todos os blogs de matemática do país, mas estará de portas abertas para os blogs estrangeiros que tratam desta maravilhosa ciência.Caso o visitante tenha um blog de matemática e queira se afiliar, basta acessar o blog http://ubmatematica.blogspot.com/ e colocar o selo(banner) no seu blog.Mais informações,favor acessar o site acima que contém mais esclarecimentos a respeito desta afiliação,inclusive com o estatuto da União dos blogs de Matemática.

Feudalismo

Feudalismo Alunos Online Ilustração contendo os principais personagens do Regime Feudal: os suseranos e os vassalos. Segundo o historiador francês Jacques le Goff, feudalismo é “um sistema de organização econômica, social e política baseado nos vínculos de homem a homem, no qual uma classe de guerreiros especializados – os senhores –, subordinados uns aos outros por uma hierarquia de vínculos de dependência, domina uma massa campesina que explora a terra e lhes fornece com que viver” 1 . O feudalismo foi a forma de organização política e social que caracterizou a Idade Média. Uma crise assolava o Império Romano. A partir do século III, essa crise se manifestou com mais força. A sociedade romana era escravista; e estes foram conquistados em batalhas. Essas batalhas também lhes rendiam terras. Conforme ia crescendo, o Império Romano apresentava fragilidades. O custo para a manutenção dessas terras era altíssimo e o risco

Pré-História

Ilustração mostrando a evolução do Homem. Tudo o que existiu antes da invenção da escrita, ligado ao homem, é considerado Pré-História. Esta fase é dividida em Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. O Período Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, vai de 500.000 a.C. a 10.000 a.C. O Paleolítico, por sua vez, é dividido em Inferior (500.000 a.C. - 30.000 a.C.) e Superior (30.000 a.C. – 10.000 a.C.). O homem Paleolítico era nômade; se mudava constantemente à procura de alimentos e proteção. Alimentava-se de frutas, raízes e carnes de carcaça de algum animal, já que ainda não tinham inventado armas para a caça, até surgir o Homem de Neandertal. Batizado em homenagem à região alemã em que foi encontrada sua ossada, o Neandertal foi o primeiro a fabricar armas. Fazia-as com pedras, madeira e ossos. Seu cérebro era um pouco desenvolvido, fato este que lhe ajudou a desenvolver o andar ereto. Já de 40.000 a.C. a 10.000 a.C. há registros do Homem de Cro-Magno

Jogos Educacioanis: Mata Atlântica: o bioma onde eu moro

www.youtube.com/accbarroso1 Aprender já é divertido e aprender brincando é ainda melhor. Que tal conhecer a Mata Atlântica de uma forma mais divertida? O jogo eletrônico Mata Atlântica: o bioma onde eu moro vem contribuir para o conhecimento e a sensibilização sobre a fauna e os ecossistemas encontrados em Santa Catarina. Considerando o quadro crítico do Bioma Mata Atlântica em nosso país, as ações educativas relacionadas a este tema são prioritárias, já que este é o bioma brasileiro em maior risco. (educacaocerebral.org) A página do jogo disponibiliza ainda orientações ao professor , como guia de uso e material complementar. O jogo é gratuito porém para baixar é necessário se cadastrar para baixar. Acesse: http://www.mata-atlantica.educacaocerebral.org Posts Relacionados Puzzle Maker – Criando Atividades Educativas Jogos de Raciocínio Travessuras do Eusébio: Desperte a criatividade Economia para os baixinhos e os grandinhos também Rede Escola–Kids: Jogos Educativo

História do Dia Nacional da Consciência Negra

www.youtube.com/accbarroso1 Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data - transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695. O Quilombo dos Palmares foi fundado no ano de 1597, por cerca de 40 escravos foragidos de um engenho situado em terras pernambucanas. Em pouco tempo, a organização dos fundadores fez com que o quilombo se tornasse uma verdadeira cidade. Os negros que escapavam da lida e dos ferros não pensavam duas vezes: o destino era o tal quilombo cheio de palmeiras. Com a chegada de mais e mais pessoas, inclusive índios e brancos foragidos, formaram-se os mocambos, que funcionavam como vilas. O mocambo do macaco, localizado na Serra da Barriga, era a sede administrativa do povo quilombola. Um negro chamado Ganga Zumba foi o primeiro rei do Quilomb

Cubo perfeito

Cubo perfeito O cubo da soma de duas parcelas [(a + b)3] é igual ao cubo da primeira parcela [a3], mais três vezes o quadrado da primeira pela segunda [3 . a2 . b], mais três vezes a primeira pelo quadro da segunda [3 . a . b2], mais o cubo da segunda parcela [b3]. O cubo da diferença entre duas parcelas [(a – b)3] é igual ao cubo da primeira [a3], menos três vezes o quadrado da primeira pela segunda [3 . a2 . b], mais três vezes a primeira pelo quadrado da segunda [3 . a . b2], menos o cubo da segunda parcela [b3]. Justificativas Observações:Cuidado para não confundir o cubo da soma, que é (a + b) 3, com a soma de cubos, que é a3 + b3. Ou o cubo da diferença, que é (a – b) 3, com a diferença entre cubos, que é a3 – b3. Exemplos: X3 + 6x2 + 12x + 8 = x3 + 3 . x2 . 2 + 3 . x . 22 + 23 = (x + 2)3 a3 – 9a2 + 27a – 27 = a3 – 3 . a2 . 3 + 3 . a . 32 – 33 = (a – 3) 3

As reformas de Drácon e Sólon

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com           www.ensinodematemtica.blogspot.com .br         www.youtube.com/accbarroso1 www.accbarrosogestar.blogspot.com.br            As reformas de Drácon e Sólon Rainer Sousa Drácon e Sólon: adoção de importantes transformações políticas em Atenas. Durante o período arcaico (800 – 500 a.C.), a cidade-Estado de Atenas passou por um conjunto de transformações econômicas bastante significativo. A economia essencialmente agrícola, partiu para o desenvolvimento do comércio e da agricultura. Com isso, os proprietários de terra passaram a ter sua hegemonia política questionada por esse novo grupo de indivíduos enriquecidos. Ao mesmo tempo, parcelas menos favorecidas reivindicavam o fim da escravidão por dívidas. Com o passar do tempo, as manifestações em favor de reformas p

Nova política Econômica na Rússia

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com           www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br   www.youtube.com/accbarroso1         Nova política Econômica na Rússia Alunos Online Cartaz soviético da NEP: "O capitalismo a serviço do comunismo". Em 1917 o mundo testemunhava a ascensão de uma nova organização política: o socialismo. Descontentes com a má administração do Czar Nicolau II, manifestantes de esquerda deram um golpe de Estado, decretando o fim da monarquia, na Rússia. Liderados por Vladimir Lênin, os sovietes (como eram conhecidos os revolucionários russos) adotaram um regime socialista, em que a propriedade privada e o acúmulo de riquezas seriam erradicados, vigorando a distribuição igualitária de bens, controlados pelo Estado. No início da Revolução, a Rússia

Conjunto

Números reais O conjunto R O conjunto de números reais é simbolizado pela letra R. Todo número inteiro ou decimal é considerado real. Estrutura de R Propriedades da adição Associativa: (x + y) + z = x + (y + z) Comutativa: x + y = y + x Elemento neutro: x + 0 = 0 + x = x Simétrico Aditivo ou aposto: x + (-x) = (-x) + x = 0 Propriedades de multiplicação Associativa: (x. y) . z = x . (y. z) Comutativa: x . y = y. x Elemento neutro: x . 1 = 1 . x = x Simétrico multiplicativo ou inverso: x . x-1 = x-1 . x = 1 Propriedade distributiva da multiplicação em relação á adição x . (y + z) = xy + xz Propriedades da Relação de ordem Reflexiva: x ≤ x Anti-simétrica: x ≤ y e y ≤ x ⇒ x = y Transitiva: x ≤ y e y ≤ z ⇒ x ≤ z Tricotomia ou ordem total: x < y ou x = y ou x > y Compatibilidade com a adição: x ≤ y ⇒ x + z ≤ y + z Compatibilidade com a multiplicação: z > 0 logo, x ≤ y ⇒ x . z ≤ y . z z < 0 logo, x ≤ z ⇒ x . z ≥ y . z Valor absoluto Considere

Funções

Funções Paulo Marques 1 - Definição Dados dois conjuntos A e B não vazios , chama-se função (ou aplicação) de A em B, representada por f : A ® B ; y = f(x) , a qualquer relação binária que associa a cada elemento de A , um único elemento de B . Portanto, para que uma relação de A em B seja uma função , exige-se que a cada x Î A esteja associado um único y Î B , podendo entretanto existir y Î B que não esteja associado a nenhum elemento pertencente ao conjunto A. Obs : na notação y = f(x) , entendemos que y é imagem de x pela função f, ou seja: y está associado a x através da função f. Exemplos: f(x) = 4x+3 ; então f(2) = 4.2 + 3 = 11 e portanto , 11 é imagem de 2 pela função f ; f(5) = 4.5 + 3 = 23 , portanto 23 é imagem de 5 pela função f , f(0) = 4.0 + 3 = 3, etc. Para definir uma função , necessitamos de dois conjuntos (Domínio e Contradomínio ) e de uma fórmula ou uma

O governo de Itamar Franco

Professor de Matemática no Colégio Estadual Dinah Gonçalves E Biologia na rede privada de Salvador-Bahia         www.youtube.com/accbarroso1 Professor Antonio Carlos carneiro Barroso email accbarroso@hotmail.com Blog HTTP://ensinodematemtica.blogspot.com e HTTP://accbarroso60.wordpress.com Extraído de http://www.alunosonline.com.br O governo de Itamar Franco Itamar Franco, "pai" do Plano Real, que estabilizou a economia brasileira. No ano de 1990, iniciava-se uma nova fase na política brasileira: a retomada da Democracia. Em meio a uma grande crise econômica, Fernando Collor de Melo foi eleito presidente pelo voto direto. Propagando uma postura renovadora, Collor foi inserido num esquema de corrupção, organizado pelo tesoureiro de sua campanha, Paulo César Farias. Foi submetido a julgamento, e foi condenado, tendo seu mandato cassado e seus direitos políticos s