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Equação de 2º grau

Equação do 2º grau Toda equação da forma ax² + bx + c = 0, em que a, b e c são números reais com a ≠ 0, é chamada  de equação do 2° grau. Quando b = 0 ou c = 0, tem-se uma equação do 2° grau incompleta. A resolução de equações incompletas do 2° grau: Equações do tipo ax² + bx = 0 1) Resolver em R a equação x² - 4x = 0 Colocando o fator x em evidência, obtemos:  x(x – 4) = 0 Quando o produto de dois números reais é igual à zero, então pelo menos um dos fatores é igual a zero. Portanto: x = 0      ou       x – 4 = 0                                                x = 4 Logo as raízes são 0 e 4. Verificação: Para x = 0, temos: 0² - 4.0 = 0 – 0 = 0 (V) Para x = 4, temos: 4² - 4.4 = 16 – 16 = 0 (V) Portanto a solução está correta. 2) Resolver em R a equação: (2x + 5)² + 3x = 25 4x² + 20x + 25 +3x = 25 4x² + 23x = 0 x(4x + 23) = 0 x = 0       ou      4x + 23 = 0                                  4x = -23

Diagonais do paralelepípedo

Diagonal Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com           www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br         O diagonal do paralelepípedo AG é representado por D com medidas a, b e c, para calcular d com medida EG, temos:

Quadrado da diferença

Professor de Matemática Antonio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com Blog  HTTP://ensinodematemtica.blogspot.com http://accbarrosogestar.blogspot.com.br   Algumas multiplicações envolvendo expressões algébricas revelam certos padrões matemáticos em suas resoluções. Essas expressões são conhecidas como produtos notáveis, que se dividem em quadrado da soma, quadrado da diferença, produto da soma pela diferença, cubo da soma e cubo da diferença. Desses, destacaremos a nossa atenção para o quadrado da diferença e seu desenvolvimento. As expressões que possuem a forma (a – b) 2 podem ser resolvidas de duas formas distintas: aplicando a propriedade distributiva da multiplicação ou a regra prática. Utilizando a propriedade distributiva na expressão (a – b) 2 . Pela definição de potenciação sabemos que (a – b) 2 pode ser escrito na forma (a – b)* (a – b) . (a – b)* (a – b) = a*a – a*b – b*a + b*b = a² – 2ab + b² (x – 4)² = (x

Lei dos Senos e dos Cossenos

Resolver triângulos é estabelecer um conjunto de cálculos que nos permitam determinar os lados, ângulos e outros segmentos do triângulo. A lei dos senos e dos cossenos, são utilizadas para a resolução de triângulos quaisquer. Lei dos Cossenos Considere um triângulo ABC qualquer de lados a, b e c: Para esses triângulos podemos escrever: Em qualquer triângulo quando um lado é igual à soma dos quadrados dos outros dois, menos duas vezes o produto desses dois lados pelo cosseno do ângulo formado por eles. Lei dos Senos A lei dos senos estabelece a relação entra a mediada de um lado e o seno do ângulo oposto a esse lado. Para um triângulo ABC de lados a, b, c, podemos escrever. A lei dos senos determina que a razão entre a medida de um lado e o seno do ângulo oposto é constante em um mesmo triângulo. www.infoescola.com

Anfíbios

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com   www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br   Reino Animalia Filo Chordata Classe Amphibia Ordens Caudata, Gymnophiona e Anura. A Classe Amphibia contempla um grupo cuja maioria de seus indivíduos passa uma fase da vida na água e outra em ambiente terrestre: hábito este que fez jus ao seu nome, já que amphi=duas, e bio=vida. Nestes casos, os ovos se desenvolvem na água, dando origem a uma larva aquática denominada girino. Estes indivíduos respiram por meio de brânquias externas e possuem cauda. Enquanto o girino se desenvolve, sua cauda e brânquias tendem a diminuir, ao mesmo tempo em que começam a surgir seus membros. Após certo tempo, que varia conforme a espécie, o anfíbio já é capaz de viver em ambiente terrestre e úmido, pois já possui patas, e seus pulmões já estão desenvolvidos. Além dos pulmões, e

Répteis

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com   www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br   Tuatara: representante da Ordem Ryncocephalia Reino Animalia Filo Chordata Classe Reptilia A palavra “réptil” deriva do termo latino “reptare”, que significa “rastejar”. Esta é uma das características principais dos indivíduos dessa classe que, de forma geral, possuem pele sem glândulas mucosas e dotada de escamas e/ou placas ósseas. Melhor adaptados a ambientes terrestres, os répteis possuem respiração pulmonar, ovos com casca e anexos embrionários, e excreção de ácido úrico, insolúvel em água. Além disso, grande parte de seus representantes depende de fontes externas para manter sua temperatura corporal, fenômeno este que caracteriza a ectotermia. A maioria das espécies possui fecundação interna, apresentando sexos separados, ausência de estágio larval, e

Nematódeos parasitas do ser humano

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com   www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br   Nematódeos: animais de corpo alongado, cilíndrico e extremidades afiladas. Os nematódeos endoparasitas do ser humano reúnem mais de cinquenta espécies, podendo o corpo alongado e cilíndrico desses possuir tamanho variado entre 1 milímetro e mais de 1 metro de comprimento. Entre as principais parasitoses destacam-se: Ascaridíase (Ascaris lumbricoides) → verme que vive e se reproduz no trato digestivo humano (intestino delgado). Mede, quando adulto, aproximadamente cinquenta centímetros, cujo modo de transmissão ocorre pela ingestão de ovos infectantes deste helminto, contidos no solo, na água ou nos alimentos contaminados com fezes humanas. Normalmente sem sintomatologia, contudo pode causar dor abdominal, diarreia, náusea (vômito) e anorexia (distúrbio ali