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Engenharia Genética - Exercícios resolvidos

Engenharia Genética - Exercícios resolvidos 01. a) Quais são as duas enzimas usadas na obtenção do DNA recombinante? b) Como atuam nesse processo? RESOLUÇÃO: a) Enzimas de restrição, usadas para cortar o DNA em segmentos. b) DNA – ligase, enzima que une segmentos de DNAs diferentes formando o DNAr em bactérias. 02. O que é clonagem molecular? RESOLUÇÃO: É a replicação do DNAr em bactérias. 03. (FUVEST) Enzimas de restrição são fundamentais à Engenharia Genética porque permitem: a) a passagem de DNA através da membrana celular; b) inibir a síntese de RNA a partir de DNA; c) inibir a síntese de DNA a partir de RNA; d) cortar DNA onde ocorrem seqüências específicas de bases; e) modificar seqüências de bases do DNA. Resposta: D 04. As enzimas de restrição são sintetizadas: a) apenas pelas bactérias; b) apenas pelos vírus; c) por vírus e bactérias; d) por todas as células procarióticas; e) por qualquer tipo de célula. Resposta: A

Pinguim-real

O pinguim-real (Eudyptes schlegeli) habita a Antártida. Possuem grande semelhança com o pinguim-macaroni (Eudyptes chrysolophus), mas, ao contrário deste que possui a face toda preta, o pinguim-real apresenta a face branca. Podem atingir até 95 cm de altura. Assim como as outras espécies, caminham em posição ereta, utilizando a cauda para manter o equilíbrio e seu andar é desajeitado, devido às pernas curtas e ao corpo atarracado. Essa espécie, bem como as outras, passam a maior parte do tempo na água, à procura de alimentos, que são, basicamente, peixes, lulas e krills. Suas asas vestigiais não servem para vôo no ar, mas são muito ágeis na água. Procriam apenas na ilha Macquarie. São pais devotados e cada casal cuida apenas de um ovo, que é incubado numa prega do abdome e colocado sobre as patas, de modo a ficar protegido do solo gelado da Antártida. Quando um passa o ovo para o outro, o faz com tal destreza que ele jamais toca o chão. Apesar disso, nem todos os filhotes consegue

Tabela Periódica

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com   www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br   www.accbarrosogestar.wordpress.com        Observação – O elemento hidrogênio, por apresentar diferenças em relação aos demais elementos de seu grupo, não pertence a família 1A (ou 1). Famílias B (3B a 2B) ou 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 Abrangem os elementos chamados de transição. O último nível desses elementos geralmente apresenta dois elétrons, e o penúltimo de nove a dezoito elétrons (nível em transição crescente). Exemplos: a) Escândio (Sc; 21): 2-8-9-2 (3B ou 3) b) Titânio (Ti; 22): 2-8-10-2 (4B ou 4) c) Ferro (Fe; 26): 2-8-14-2 (8B ou 8) Observações: 1. As famílias 1B (ou 11) e 2B (ou 12) são casos particulares, pois, embora possuam a configuração eletrônica de elementos representativos, apresentam propriedades químicas de elementos de t

Reações químicas (tipos) Síntese, análise e deslocamento, dupla-troca

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com   www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br   www.youtube.com/accbarroso1   As reações químicas são processos que transformam uma ou mais substâncias, chamados reagentes, em outras substâncias, chamadas produtos. Em uma linguagem mais acadêmica, dizemos que uma reação química promove mudança na estrutura da matéria. Na química inorgânica podemos classificar as reações em quatro tipos diferentes: 1) Reações de síntese ou adição As reações de síntese ou adição são aquelas onde substâncias se juntam formando uma única substância. Representando genericamente os reagentes por A e B, uma reação de síntese pode ser escrita como: Veja alguns exemplos: Fe + S=FeS 2H2 + O2= 2H2O H2O + CO2= H2CO3 Perceba nos exemplos que os reagentes não precisam ser necessariamente substâncias simples (Fe, S, H2, O2), poden

Regra de três composta

Regra de Três Composta 1. Uma olaria produz 1470 tijolos em 7 dias, trabalham 3 horas por dia. Quantos tijolos produzirá em 10 dias, trabalhando 8 horas por dia? 2. Oitenta pedreiros constroem 32m de muro em16 dias. Quantos pedreiros serão necessários para construir 16m de muro em 64 dia? 3. Um ônibus percorre 2232km em 6 dias, correndo 12 horas por dia. Quantos quilômetros percorrerá em 10 dias, correndo 14 horas por dia? 4. Numa fábrica, 12 operários trabalhando 8 horas por dia conseguem fazer 864 caixas de papelão. Quantas caixas serão feitas por 15 operários que trabalham 10 horas por dia? 5. Vinte máquinas, trabalhando 16 horas por dia, levam 6 dias para fazer um trabalho. Quantas máquinas serão necessárias para executar o mesmo serviço, se trabalharem 20 horas por dia, durante 12 dias? 6. Numa indústria têxtil, 8 alfaiates fazem 360 camisas em 3 dias. Quantos alfaiates são necessários para que sejam feitas 1080 camisas em 12 dias? 7. Um ciclista

OPERAÇÕES COM MONÔMIOS

Adição e subtração Eliminam-se os parênteses e reduzem-se os termos semelhantes. Exemplos 1 (+8x) + (-5x) 8x – 5x 3x Exemplo 2 (-7x ) – ( +x) -7x – x -8x Exemplo 3 (2/3x) – (-1/2x) 2/3x + 1/2x 4x/6 + 3x/6 7x/6 EXERCÍCIOS 1) Efetue: a) (+7x) + (-3x) = (R: 4x) b) (-8x) + (+11x) = (R: 3x ) c) (-2y) + (-3y) = (R: -5y) d) (-2m) + (-m) = (R: -3m) e) (+5a²) + (-3a²) = (R: 2a²) f) (+5x) + (-5x) = (R: 0) g) (+6x) + (-4x) = (R: 2x) h) (-6n) + (+n) = (R: -4n) i) (+8x) – ( -3x) = (R: 11x) j) (-5x) – (-11x) = (R: 6x) k) (-6y) – (-y) = (R: -5y) l) (+7y) – (+7y) = (R: 0 ) m) (-3x) – (+4x) = (R -7x) n) (-6x) – ( -x) = (R: -5x) o) (+2y) – (+5y) = (R: -3y ) p) (-m) –(-m) = (R: 0 ) 2) Efetue : a) (+ 3xy) – (-xy) + (xy) = (R: 5xy) b) (+ 15x) – (-3x) – (+7x) + (-2x) = (R: 9x ) c) (-9y) –( +3y) – (+y) + (-2y) = (R: -15y) d) (3n) + (-8n) + (+4n) – (-5n) – (-n) = (R: 5n) 3) Efetue: a) (+1/2x) + (-1/3x) = (R: 1x/6) b) ( -2/5x) + (-2/3x) = (R: -16x/15) c) (-7/2y)

Planificação de Poliedros

Adição de números Inteiros

Na soma de dois números inteiros com sinais iguais, o valor absoluto será a soma das parcelas, e o sinal será o mesmo das parcelas. Exemplo: (+ 5) + (+ 4) = + 9 (- 5) + (- 4) = - 9 Na soma de dois números inteiros com sinais diferentes, o valor absoluto será a diferença das parcelas e o sinal será o da parcela de maior valor absoluto. Exemplo: (- 5) + (+ 4) = - 1 A Soma de dois números inteiros opostos é ZERO. Exemplo: (+ 10) + (- 10) = 0 Simplificando a escrita: a onblur="try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}" href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjh-6fJsAdHFmvgzUostGtucG7L2Nfh1PrIHTjCVxBDGzqlugcHsflS1G0QYQmHrarGU41jvAPfLLkYVPwz7w9dU4lN4yNwZzfISyl9XU3P4qIO2-mM_r_ZjCImCwXgg0dG6GUAU_oB-Ew/s1600/soma.JPG"> Propriedades da Adição: ►Propriedade do fechamento (+15) + (+8) = +23 (-34) + (+20) = -14 (-60) + (+60) = 0 A soma de dois números inteiros é sempre um número inteiro. ► Propri

Poluição das águas Esgoto, petróleo e metais pesados ameaçam águas

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com           www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br   www.youtube.com/accbrrooso1   Lixo recolhido em uma praia do litoral baiano Segundo convenções internacionais, a poluição dos oceanos é a introdução, pelo homem, de substâncias que provoquem, direta ou indiretamente, danos à vida marinha, ameacem a saúde humana ou comprometam a atividade pesqueira. Os principais poluentes do meio marinho são o esgoto doméstico, petróleo e seus derivados, metais pesados, substâncias organocloradas e o lixo. O termo poluição é utilizado para designar a introdução de qualquer substância que normalmente não existe no ecossistema e à qual os organismos não estão adaptados. Essas substâncias, chamadas de poluentes, provocam a degradação física e química do ambiente. Esgoto doméstico O despejo de esgoto não tratado no ma

Análise Combinatória

O estudo da análise combinatória nos permite descobrir quais são as diferentes possibilidades de uma combinação de variáveis. Por exemplo, quantas placas de carro são possíveis de existir no sistema atual de placas brasileiro. É uma matéria bastante cobrada em vestibulares e concursos públicos, pois envolve um pensamento mais abstrato, pois na maioria das vezes, não enxergamos todas as possibilidades. A explicação dessa matéria é muito mais fácil quando utilizamos exemplos. Então, supondo que um restaurante “À la carte” tenha disponível 2 tipos de bifes, 2 tipos de arroz, 2 tipos de feijão e 3 tipos de bebidas. O dono do restaurante queira servir pratos contendo 1 elemento de cada tipo de comida. Nomeando os tipos de comida da forma “bife 1, arroz 1, arroz 2 … bebida 1, bebida 2, etc”, montamos o esquema: [analise combinatoria - esquema] Se formos seguir os caminhos descritos pelas linhas, encontraremos 24 caminhos, que são o total de possibilidades de pratos diferentes. Perceba

Probabilidade e Genética

Os cálculos envolvendo probabilidades estão presentes nas situações ligadas à genética, abrangendo diversos estudos relacionados às leis de Mendel. Vamos utilizar as noções de probabilidade na determinação do sexo dos filhos de um casal. Suponhamos que um casal deseja ter dois filhos e quer saber qual a probabilidade de ocorrer os seguintes pares: Dois meninos; Duas meninas; Um menino e uma menina. Para determinarmos a probabilidade do sexo dos filhos, precisamos saber as seguintes condições: O sexo do segundo filho independe do sexo do primeiro, e assim sucessivamente. As chances de ter um menino são iguais às chances de ter uma menina, isto é, 50%. Portanto, temos: Menino = 1/2 = 50% Menina = 1/2 = 50% Com base nesses dados, vamos determinar as chances de ocorrer os pares fornecidos anteriormente. Para tal situação, utilizamos um desenvolvimento binomial dado por (x + y) n , onde n equivale ao número de filhos que o casal deseja ter. Nesse binômio, x representará me

Função Composta

A função composta pode ser entendida pela determinação de uma terceira função C, formada pela junção das funções A e B. Matematicamente falando, temos que f: A → B e g: B → C , denomina a formação da função composta de g com f, h: A → C . Dizemos função g composta com a função f, representada por gof. Exemplo 1 Ao considerarmos as funções f(x) = 4x e g(x) = x² + 5 , determinaremos: a) g o f (g o f)(x) = g(f(x)) g(x) = x² + 5 g(4x) = (4x)² + 5 g(4x) = 16x² + 5 (g o f)(x) = g(f(x)) = 16x² + 5 b) f o g (f o g)(x) = f(g(x)) f(x) = 4x f(x² + 5) = 4 * (x² + 5) f(x² + 5) = 4x² + 20 (f o g)(x) = f(g(x)) = 4x² + 20 Exemplo 2 Vamos determinar g(f(x)) e f(g(x)), em relação às funções f(x) = x + 2 e g(x) = 4x² – 1. (g o f)(x) = g(f(x)) g(x) = 4x² – 1 g(x + 2) = 4 * (x + 2)² – 1 g(x + 2) = 4 * (x + 2) * (x + 2) – 1 g(x + 2) = 4 * (x² + 2x + 2x + 4) – 1 g(x + 2) = 4 * (x² + 4x + 4) – 1 g(x + 2) = 4x² + 16x + 16 – 1 g(x + 2) = 4x² + 16x + 15 (g o f)(x) =

Procariontes

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com           www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br   www.youtube.com/accbarroso1          Escherichia coli, um procarionte. O Reino Monera compreende os seres procariontes. Entretanto, a expressão citada se encontra cada vez em desuso, uma vez que atualmente compreende-se que os organismos classificados neste reino não possuem grau de parentesco tão próximo quanto se imaginava. Assim, os reinos Archaea e Bactéria compreendem os procariontes antes considerados reino Monera. Mais recentemente, foi proposta uma classificação na qual os seres vivos são divididos em três domínios: Arquea, Bacteria e Eukarya, nos quais unicamente os dois primeiros possuem esses representantes. Assim, como são seres unicelulares, descrever a estrutura dos seres do Arquea e Bactéria é a própria descrição da célula procarionte,