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Crase

Crase é a Fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase cabelo acento grave. Fomos à piscina à item e preposição Ocorre a crase sempre que houver UM termo que exijam a preposição a e outro termo que óleo o artigo. Para termos certeza de que o "a" aparece repetidamente, basta utilizarmos alguns artifícios: I. Substituir a palavra feminina por umha masculina correspondente. Se aparecer ao ou aos diante de palavras masculinas, é porque ocorre a crase. Exemplos: Temos amor à arte. (Temos amor ao estudo) Respondia às perguntas. (Respondiam aos questionário) II. Substituir o "a" por para ou para a. Se aparecer para a, ocorre a crase: Exemplos: Contarei UMA estória a vocês. (Contarei UMA estória para vocês.) Fui à Holanda (Fui para a Holanda) 3. Substituir o verbo "ir" cabelo sobre cabelo verbo "voltar". Se aparecer a expressão voltar da, é porque ocorre a crase. Exemplos: Iremos a Curitiba. (Voltar

Coletivos

Principais nomes que admitem forma coletiva abelha - enxame, cortiço, colméia abutre - bando Acompanhantes - comitiva, cortejo, séquito alho - (Quand entrelaçados) réstia, enfiada, cambada aluno - classe amigo - (Quand em Assembleia) tertúlia animal - (em geral) pilares, pandilha, (todos de umha Região) fauna, (rebanho de cavalgaduras) recua, Recover, (de carga) tropa, (de carga, menos de 10) lote (de ração, para Reprodução) elenco (feroz ou selvagens) alcatéia anjo - chusma, coro, falange, legião, teoria apetrecho - (Quand de Profissionais) ferramenta, instrumental aplaudidor - (Quand pagamentos) claque arcabuzeiro - Batalhão, manga, regimento argumento - carrada, monte, montão, multidão arma - (Quand tomadas dos inimigos) troféu arroz - batelada artigo - (Quand heterogêneo) mixordia artista - (Quand trabalham juntos) Companhia, elenco árvore - (Quand em LINHA) alameda, corrida, rua, souto, (Quand constituem Maciço) arvoredo, floresta, (Quand altas, d

Dificuldades no Emprego do C Cedilhado

Uma das dificuldades para aqueles que desejam escreve corretamente reside no emprego do C cedilhado. Devemos escreve torção ou torsão? Distensão ou distenção? Maciço ou macisso? Exceção ou excessão? Açúcar ou assucar? Para o entendimento da Origem da cedilha na Evolução das línguas neolatinas, especialmente em português, torna-se necessario UMA abordagem filológica da questao. A pronúncia do C no latim Clássico era sempre K. Cicero, por exemplo, lia-se Kikerá. No latim vulgar e nos romances que ele se seguíram e que se transformaram nas línguas neolatinas, houver UM abrandamento de pronúncia do c antes de ee de i. Inicialmente esta Modificação prosódica era representada Pela letra z colocada após o c. Posteriormente, a letra z passou a ser escrita abaixo do c em menores dimensões. [1] Cedilha (Cedillo em espanhol, Cedillo em francês, zediglia em italiano) quer Dizer exatamentes pequeno zeta (letra do alfabeto grego correspondentes ao z). O pequeno zeta transformou-se finalmente

Acento Circunflexo

O acento circunflexo é usado para indicar as vogais tônicas fechadas eeo, assim como a acentuação tônica da seguida de me n. Exemplos: ipês, atônito, Tâmisa, lâmpada, pânico. Use-se o uso do acento circunflexo em verbos como ter (e seus derivados conter, deter, reter, obter, abster, etc.), vir (e seus derivados, como provir) na terceira Pessoa do plural do presente do modo indicativo, como forma de distinção dos mesmos verbos conjugados na terceira Pessoa do singular do presente do modo indicativo. Assim: Ele Ele, Eles Ele; Ele obtem, Eles obtem, Ele Vem, Vem Eles, Ele provém, Eles provêm. O acento circunflexo ainda é utilizado para distinções como, por exemplo, entre o verbo ea preposição por por, e ainda entre o verbo poder na terceira Pessoa do presente do modo indicativo (pode) e no mesmo verbo na terceira Pessoa do pretérito perfeito do modo indicativo (você pode). www.algosobre.com.br

Função organicas

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com           www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br           INTRODUÇÃO Função Orgânica : é um conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes (propriedades funcionais) Grupo funcional : é o átomo ou grupo de átomos responsável(eis) pelas propriedades químicas dos compostos pertencentes a uma determinada função química. A nomenclatura orgânica oficial começou a ser criada em 1892 em um congresso internacional em Genebra, após várias reuniões surgiu a nomenclatura IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada). A nomenclatura IUPAC obedece aos seguintes princípios: I. Cada composto tenha um único nome que o distinga dos demais; II. Dada a fórmula estrutural de um composto, seja possível elaborar seu nome, e vice-versa. Obs.: Apesar de a nomenclatura IUPAC ser a oficial, exis

Conjuntos

Professor de Matemática Antonio Carlos Carneiro Barroso Ensino no Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com Blog HTTP://ensinodematemtica.blogspot.com http://accbarrosogestar.blogspot.com.br   extraído do www.mundoeducacao.com.br Podemos fazer algumas relações entre conjunto com conjunto, entre conjunto e elemento de um conjunto. Essas relações possuem características específicas e representações próprias. Vamos caracterizar cada uma delas. • Igualdade de conjuntos Podemos dizer que dois ou mais conjuntos são iguais se os elementos de um forem idênticos aos dos demais, matematicamente representamos uma igualdade pelo sinal =. Dado o conjunto A = {0, 1, 2, 3, 4} e o conjunto B = {4, 3, 2, 1, 0}, observando os elementos de cada conjunto percebemos que são idênticos, então podemos dizer que A = B (A igual a B). Quando comparamos A e B e eles não são iguais dizemos que são diferentes representados assim A ≠ B. • Relação de incl

História da ABL

Professor de Matemática no Colégio Estadual Dinah Gonçalves E Biologia na rede privada de Salvador-Bahia Professor Antonio Carlos carneiro Barroso email accbarroso@hotmail.com Blog HTTP://ensinodematemtica.blogspot.com e HTTP://accbarroso60.wordpress.com http://accbarrosogestar.blogspot.com.br   Extraído de http://www.alunosonline.com.br História da ABL Rainer Sousa O presidente Lula em discurso na ABL: situação bem diferente dos tempos primordiais da instituição. Ao fim do século XIX, boa parte da intelectualidade e da sociedade brasileira era profundamente influenciada pelos parâmetros franceses. Mais do que a roupa, as leituras e o modo de se portar, vemos que esse diálogo acabou influenciando na realização de outros projetos. É nesse preciso contexto em que vemos as primeiras ações interessadas na fundação de uma academia de letras nacional. Mediante a falt