Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 5ª série 
Ano 
Unidade I 
 | 
Bibliografia 
Matemática 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | 
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | |
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | 
Números Naturais: 
- Sistema de numeração 
- Adição e subtração 
- Multiplicação e divisão 
 | 
Traduzir em palavras números representados por algarismos e vice-versa; 
- Fazer cálculo de cabeça usando a decomposição de números; 
- Traduzir, por meio de representação escrita ou oral, as unidades das diversas 
ordens; 
- Identificar as diversas classes na representação de um número; 
- Ler corretamente a escrita de um número; 
- Escrever corretamente os números usando algarismos. 
- Identificar os números naturais; 
- Associar adição a situações de juntar e contar e a situações de acrescentar; 
- Resolver problemas com situações de adição e subtração; 
- Resolver expressões numéricas com adição e subtração; 
- Associar a subtração às situações de tirar e contar, de diminuir e de completar; 
- Reconhecer a subtração como operação inversa da adição 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 | 
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 5ª serie 
Ano 
Unidade II 
 | 
Bibliografia 
Matemática 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | |
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | ||
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | |
- Números primos: 
Decomposição em fatores primos 
- Divisores e múltiplos nos 
números naturais: Divisores de 
um número 
- Máximo divisor comum – MDC 
- Múltiplos de um número 
- Mínimo múltiplo comum - 
MMC 
Frações e Operações: 
- Números Fracionados 
- Frações equivalentes 
 | 
Determinar a fatoração completa de um número. 
- Reconhecer se um número é, ou não, divisor de outro; 
- Determinar os divisores naturais de um número; 
- Calcular a quantidade de divisores de um número natural. 
- Identificar os divisores comuns de dois números naturais e reconhecer o 
MDC; 
- Determinar o MDC de dois números, pela regra das divisões sucessivas. 
- Identificar os múltiplos comuns de dois ou mais números e reconhecer o 
MMC 
- Determinar o MMC de dois ou mais números pela regra da decomposição 
simultânea 
- Representar e traduzir oralmente uma fração. 
- Distinguir frações próprias, impróprias e aparentes. 
- Identificar números naturais escritos sob a forma 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 | |
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 5ª 
Ano 
Unidade III 
 | 
Bibliografia 
Matemática do ensino médio 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | |
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | ||
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | |
- Comparação de frações 
- Operações com frações 
 | 
- Comparar frações que têm denominadores iguais. 
- Comparar frações que têm numeradores iguais. 
- Comprar duas frações quaisquer. 
- Efetuar a adição e subtração de duas ou mais frações. 
- Resolver expressões numéricas com adição, subtração, multiplicação, divisão e potência. 
- Efetuar a multiplicação e divisão de duas frações. 
- Calcular potência com base fracionária. 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 | |
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 5ª serie 
Ano 
Unidade IV 
 | 
Bibliografia 
Matemática 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | 
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | |
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | 
Números racionais na forma 
decimal 
- Representação decimal de um 
número racional 
- Comparação de números racionais 
na forma decimal 
Operações com números 
racionais na forma decimal 
- Adição e subtração 
- Multiplicação e divisão 
- Potenciação 
Geometria e Medidas: 
- Unidades de área 
- Unidades de volume 
- Unidades de massa 
 | 
Reconhecer um número decimal 
Comparar números decimais 
Resolver as operações com decimais 
Definir números decimais 
Aplicar as propriedades de potencia 
- Reconhecer que medir uma superfície e compará-la com outra 
superfície tomada como unidade. 
- Conhecer as unidades padronizadas de superfície. 
- Transformar uma unidade de superfície em outra. 
- Conhecer como se calcula a área de alguns quadriláteros. 
- Transformar uma unidade de volume em outra. 
- Conhecer como se calcula o volume de alguns poliedros. 
- Conhecer a equivalência entre litro e o decímetro cubico 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 | 
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 6ª serie 
Ano 
Unidade I 
 | 
Bibliografia 
Matemática 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | 
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | |
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | 
- Números Inteiros 
- Operações com Números 
Inteiros 
- Números Racionais 
- Operações com Números 
Racionais 
- Ângulos 
- Medida de ângulo 
- Operações envolvendo 
medidas de ângulos 
- Classificação dos ângulos 
 | 
Resolver expressões numéricas com números inteiros. 
- Verificar e identificar as propriedades existentes na adição e na 
multiplicação. 
- Efetuar as operações envolvendo números racionais. 
- Desenvolver as expressões numéricas com números racionais. 
- Reconhecer a soma algébrica. 
- Classificar e construir ângulos. 
- Medir ângulos utilizando o transferidor. 
- Efetuar cálculos com as quatro operações envolvendo medidas de ângulos. 
- Reconhecer os ângulos consecutivos e opostos pelo vértice. 
- Diferenciar os tipos de ângulos. 
- Bissetriz de um ângulo 
- Resolver situações-problema envolvendo medidas de ângulos e suas 
classificações. 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 | 
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 6ª serie 
Ano 
Unidade II 
 | 
Bibliografia 
Matemática 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | 
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | |
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | 
- Média Aritmética 
- Potenciação 
- Propriedades da 
potenciação 
- Raiz Quadrada 
Equações 
- Situações-problema 
envolvendo equações 
 | 
Definir média aritmética e efetuar cálculos. 
- Desenvolver e resolver situação-problema que envolva média. 
- Identificar uma potenciação. 
- Reconhecer propriedades da potenciação e aplicá-las. 
- Desenvolver expressões com potência. 
- Identificar números racionais quadrados perfeitos. 
- Definir raiz quadrada de um número. 
- Resolver expressões numéricas. 
Reconhecer uma equação. 
- Aplicar as propriedades da igualdade para resolver equações. 
- Traduzir sentenças expressas em linguagem simbólica. 
- Identificar o que é dado e o que é pedido. 
- Resolver as equações e interpretar a solução encontrada. 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 | 
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 6ª serie 
Ano 
Unidade III 
 | 
Bibliografia 
Matemática 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | 
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | |
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | 
Razões 
- Proporções 
- Grandezas Proporcionais 
- Regra de Três Simples e composta 
 | 
Determinar a razão entre duas grandezas de mesma espécie. 
- Comparar grandezas utilizando a razão. 
- Reconhecer uma proporção como uma igualdade de duas razões. 
- Identificar uma proporção através dos meios e extremos. 
- Calcular o termo desconhecido. 
- Determinar o fator de proporcionalidade. 
- Aplicar os conhecimentos adquiridos para resolver problemas simples que 
envolvam as grandezas proporcionais. 
- Reconhecer e diferenciar grandezas direta e inversamente proporcionais. 
- Aplicar regra de três simples na resolução de problemas que envolvam duas 
grandezas 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 | 
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 6ª 
Ano 
Unidade IV 
 | 
Bibliografia 
Matemática 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | 
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | |
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | 
Porcentagem 
- Inequações 
Juros Simples 
- Quadriláteros (trapézios e 
(Paralelogramos) 
- Triângulos 
 | 
Traduzir uma fração centesimal na forma de taxa percentual. 
- Resolver problemas que envolvam porcentagens. 
- Reconhecer uma inequação. 
- Resolver inequações de 1º grau. 
Reconhecer o uso de porcentagem no contexto diário para o cálculo de 
juro simples 
- Calcular juro simples, montante e taxa de juros por meio de estratégias 
variadas. 
- Identificar os elementos que compõem um triângulo e um quadrilátero. 
- Verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um 
- Classificar triângulos com relação à medida dos lados e com relação 
aos ângulos internos. 
- Identificar retângulos, losangos e quadrados como casos especiais de 
Paralelogramos e classificar paralelogramos. 
- Identificar os elementos e classificar os trapézios. 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 | 
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 7ª 
Ano 
Unidade I 
 | 
Bibliografia 
Matemática 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | 
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | |
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | 
Números Reais: 
- Números Reais 
- Potenciação e Radiciação 
Monômios e Polinômios: 
- Cálculo Algébrico 
 | 
Identificar os números irracionais como números de representação decimal 
infinita e não periódica e sua localização na reta numérica. 
- Resolver situações-problema, utilizando diferentes procedimentos 
envolvendo números naturais, inteiros, racionais e irracionais. 
- Estabelecer a razão entre o comprimento e o raio da circunferência. 
- Entender potência com expoente inteiro positivo como produto de fatores 
iguais. 
- Atribuir significados à potência de expoente nulo e negativo. 
- Calcular raízes quadradas por meio de fatoração. 
- Calcular raízes quadradas aproximadas por meio de estimativas fazendo uso 
da calculadora. 
aritméticas; 
- Utilizar conhecimentos sobre operações 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 | 
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 7ª 
Ano 
Unidade II 
 | 
Bibliografia 
Matemática 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | 
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | |
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | 
Produtos Notáveis e 
Fatoração 
 | 
Reconhecer os casos de produtos notáveis e fatoração. 
- Obter expressões equivalentes a uma expressão algébrica por meio de produtos 
notáveis, fatoração e simplificações. 
- Utilizar conhecimentos sobre produtos notáveis para realizar cálculos mentais. 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 | 
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 7ª 
Ano 
Unidade III 
 | 
Bibliografia 
Matemática 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | 
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | |
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | 
Equações e Sistemas de Equações 
- Frações Algébricas 
- Equação do 1º grau 
- Sistema de Equação do 1º grau 
 | 
Produzir e interpretar diferentes escritas algébricas como o quociente de dois 
polinômios e identificar sua condição de existência. 
- Simplificar e resolver frações algébricas e expressões que envolvam produtos 
notáveis e fatoração. 
- Determinar o mmc de polinômio, aplicando fatoração. 
- Calcular frações algébricas utilizando adição, subtração, multiplicação e 
divisão. 
- Construir procedimentos para resolver equações do 1º grau, fracionárias e 
literais, utilizando as propriedades de igualdade. 
- Apresentar diferentes métodos para resolver sistema de equações do 1º grau, 
incluindo a representação das equações no plano cartesiano. 
- Discutir o significado da raiz encontrada para uma equação do 1° grau em 
confronto com a situação proposta 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 | 
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 7ª 
Ano 
Unidade IV 
 | 
Bibliografia 
Matemática 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | 
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | |
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | 
Ângulos e Polígonos 
- Triângulos 
Quadriláteros 
- Quadriláteros 
 | 
Relacionar ângulos formados em paralelas cortadas por uma transversal: 
Correspondentes, alternos colaterais, adjacentes o opostos; 
- Conceituar polígonos e identificar seus elementos. 
- Identificar transformações geométricas em figuras planas. 
- Obter pontos notáveis do triângulo: circuncentro, baricentro, incentro e 
Ortocentro. 
- Construir alturas, bissetrizes, medianas e mediatrizes de um triângulo 
Empregando régua e compasso. 
- Identificar congruências de figuras e casos de congruência de triângulos. 
- Reconhecer os elementos de um quadrilátero e classificá-los. 
- Relacionar os ângulos e os lados dos quadriláteros entre si. 
- Resolver situações-problema que envolvam análise de um padrão de 
Regularidade. 
Propriedades dessas relações. 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 | 
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 8ª 
Ano 
Unidade I 
 | 
Bibliografia 
Matemática 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | 
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | |
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | 
. Potências 
Potencias com expoente natural e 
Inteiro negativo 
Expressão numérica 
Propriedades de potências com 
Expoente inteira 
Número real ( Raiz quadrada, raiz cúbica 
e outras raízes). 
Radicais e suas propriedades 
Adição e subtração algébrica com 
Radicais 
Multiplicação e divisão algébrica 
com radicais 
Potenciação com radicais 
Racionalização de denominadores 
Simplificação de expressões com 
Radicais 
Potências com expoente fracionário 
 | 
- Calcular potências de base real e expoente inteiro; 
- Reconhecer e aplicar propriedades das potências de base real e 
Expoente inteiro; 
- Resolver situações-problema que envolva a necessidade da 
Utilização da potência de base 10 para a notação cientifica; 
- Resolver expressões numéricas com radicais; 
- Reconhecer que não existe em R raiz de índice par e expoente 
Negativo; 
- Saber transformar radical em potência; 
- Efetuar simplificação de radicais; 
- Reconhecer e aplicar a propriedade da raiz de um produto; 
- Efetuar operações com radicais; 
- Calcular expressões algébricas que envolvem radicais, aplicando 
Produtos notáveis já conhecidos; 
- Aplicar as propriedades dos radicais para racionalizar denominadores; 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 | 
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 8ª 
Ano 
Unidade II 
 | 
Bibliografia 
Matemática 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | 
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | |
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | 
Equação do 2º grau com uma 
Incógnita 
Determinando as raízes de uma 
Equação do 2º grau 
Resolução de uma equação do 2º 
Grau completa e incompleta 
Fórmula de resolução de equação do 
2º grau 
Resolvendo problemas que 
Envolvem equações do 2º grau 
Equações redutíveis a uma equação do 
2º grau 
Equações fracionárias 
Equações biquadradas 
Equações irracionais 
Sistemas de equações do 2º grau 
Problemas envolvendo sistemas de 
Equações do 2º grau 
 | 
Resolver equações do 2º grau incompletas do tipo ax2 + c = 0 ou 
tipo ax2 + bx = 0, sem aplicação de fórmula; 
- Deduzir e reconhecer a fórmula de Bhaskara; 
- Aplicar a fórmula de Bháskara na resolução de equações do 2º 
Grau completa; 
- Obter a solução geral de uma equação literal; 
- Identificar o discriminante de uma equação do 2º grau; 
- Resolver situações-problema que envolva as equações estudadas 
Discutir situações que envolvam equações do 2º grau, cujas 
Resoluções não sejam possíveis por meio do isolamento de 
Incógnita ou de técnicas de fatoração; 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 | 
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 8ª 
Ano 
Unidade III 
 | 
Bibliografia 
Matemática 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | 
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | |
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | 
Semelhança 
.Semelhança: razão e proporção 
Teorema de Tales 
.Polígonos semelhantes 
Razão entre áreas e perímetros 
Triângulos semelhantes: Teorema 
Fundamental da semelhança de triângulo. 
Relações métricas no triângulo 
Retângulo 
Teorema de Pitágoras 
Relações métricas auxiliares no 
Triângulo retângulo 
. Aplicações do Teorema de Pitágoras 
(diagonal do quadrado e altura de um 
Triângulo eqüilátero). 
 | 
Verificar experimentalmente o Teorema fundamental das 
Proporções para compreender o Teorema de Tales; 
- Aplicar e demonstrar o Teorema de Tales: um feixe de paralelas 
Determina sobre duas transversais e segmentos proporcionais; 
- Constatar a propriedade de semelhança de triângulos. 
- Utilizar os resultados de cálculos de perímetro e de área na 
percepção das regularidades existentes na ampliação ou na redução 
de formas geométricas planas. 
- Reconhecer e aplicar os casos de semelhança de triângulos 
- Reconhecer e aplicar as relações métricas no triangulo retângulo; 
- Identificar e demonstrar o Teorema de Pitágoras; 
- Reconhecer o seno, o cosseno e a tangente como razões 
Trigonométricas de um ângulo; 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 | 
Colégio Estadual Dinah Gonçalves 
 | 
Professor Antonio Carlos C Barroso 
 | 
Turno 
Série 8ª 
Ano 
Unidade IV 
 | 
Bibliografia 
Matemática 
Editora FTD 
José Ruy bonjorno 
 | 
Planejamento 
 | 
Anual 
 | 
2016 
 | |
Conteúdos 
 | 
Objetivos 
 | 
Metodologias 
 | 
Avaliação 
 | 
Relações trigonométricas no 
Triângulo retângulo 
Razões trigonométricas no triângulo 
Retângulo (seno, co-seno e tangente). 
. Tabelas de razões trigonométricas 
Funções 
A notação f(x) 
Representação gráfica 
Construção e identificação do gráfico 
de uma função 
Polígonos: Áreas - retângulas, 
Paralelogramo, triângulo, trapézio e o 
Losango. 
 | 
Reconhecer funções representadas por tabelas, por fórmulas e por 
Gráficos; 
- Efetuar cálculos e interpretar resultados usando a notação f(x); 
- Reconhecer funções representadas por tabelas, por fórmulas e por 
Gráficos; 
- Reconhecer uma função constante; 
- Reconhecer o significado dos coeficientes da função y = ax + b. 
Identificar e compreender os elementos de polígono inscrito (raio, 
Ângulo central, ângulo interno e apótema), e saber aplicar estes 
Conhecimentos em problemas; 
- Determinar o comprimento, o diâmetro e o raio de objetos 
Redondos, como: embalagens, latas, caixas e recipientes; 
 | 
Aula Expositiva 
 | 
Através da participação do aluno 
Na resolução de exercícios 
Freqüência 
Participação nos debates 
Teste 
Prova 
Lista de exercícios 
 |