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A videoteca do canal Futura- veja aqui

http://www.futuratec.org.br/! Você pode buscar os vídeos no Futuratec de duas maneiras: uma busca livre por nomes ou escolhendo temas. O primeiro passo é selecionar a aba “Busque” do site. Para buscar por temas Selecione um dos temas da lista. Ao clicar no link escolhido, o site mostrará todas as séries e episódios do acervo cadastrados sob aquela categoria. Selecione o que você deseja e comece o procedimento para baixar (confira o tutorial “Como baixar”). Para buscar por nomes Digite o nome da série ou do episódio. Exemplo com nomes de série: Globo Ciência; Chegados; O Bom Jeitinho. Exemplos com nomes de episódio: A cidade e as embarcações; Portugal; Tião. Se você digitar apenas uma ou duas palavras, também poderá encontrar o que procura, mas sempre tente ser o mais preciso possível. Exemplos: jeitinho; alimente-se; embarcações. O site trará o resultado de sua busca. Selecione o que você deseja e comece o procedimento para baixar (confira o tutorial “Como baixar”). Se

Binômio de Newton

O  binômio de Newton  é uma maneira de expressar o desenvolvimento de um binômio na forma (a + b) n , com "n" natural. (a + b) 0  = 1 (a + b) 1  = a + b (a + b) 2  = a 2  + 2 . a . b + b 2 (a + b) 3  = a 3  + 3 . a 2  . b + 3 . a . b 2  + b 3 (a + b) 4  = a 4  + 4 . a 3  . b + 6 . a . b 2  + 4 . a . b 3  + b 4   A fórmula para o desenvolvimento é dada por: (a + b) n  =     . a n–p  . b p O número de termos do desenvolvimento é n + 1. Os coeficientes obtidos pelos números   = C n,p  são chamados de  números binomiais . Os números binomiais podem também ser obtidos pelo triangulo de Pascal. O triângulo de Pascal 1 1           1 1           2            1 1           3            3            1 1           4            6            4            1 1           5           10          10           5            1 1           6           15          20          15           6            1 1           7           21          35          35          21       

Potenciação

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com   www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br   www.accbarrosogestar.wordpress.com       Definição: Potenciação ou Exponenciação significa multiplicar um número real (base) por ele mesmo X vezes, onde X é a potência (número natural). Exemplo: 32 (leia-se “três elevado ao quadrado”, ou “três elevado à segunda potência” ou ainda “três elevado à dois”). No exemplo, precisamos multiplicar o 3 por ele mesmo. Ficando: 3.3 = 9. Então 33 = 3 . 3 . 3 = 3 . 9 = 27 Algumas outras definições que podem ser utilizadas: a1 = a a0 = 1, a ≠ 0 Propriedades 1 – Multiplicação de potências de bases iguais = mantenha a base e some os expoentes: an . am = an+m 2 – Divisão de potências de bases iguais – mantenha a base e subtraia os expoentes: (an) / (am) = an-m , “a” diferente de zero. 3 – Potência de potência =

Ciclo de Krebs

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com   www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br   www.accbarrosogestar.wordpress.com         O Ciclo de krebs e a produção de energia para o trabalho celular. O Ciclo de Krebs, ou também conhecido como ciclo do ácido cítrico por ser a primeira substância a ser formada durante o ciclo, é uma das etapas do processo da respiração celular dos organismos aeróbios, ocorrendo no interior das mitocôndrias das células eucariontes. Devido o seu caráter metabólico, catabólico e anabólico, é considerado como rota anfibólica, de degradação e construção de substâncias com finalidade de produzir energia suficiente para as atividades desenvolvidas pela célula. Esse ciclo composto por oito reações controladas enzimaticamente, tem seu início a partir da degradação por oxidação, uma reação do ácido oxalacético com a acetil-coe

Relações ecológicas

Professor de Matemática Antonio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com Blog   HTTP://ensinodematemtica.blogspot.com http://accbarrosogestar.blogspot.com.br   www.accbarrosogestar.wordpress.com Relações ecológicas Em um ecossistema, os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si, formando o que chamamos de relações ecológicas. As relações ecológicas ocorrem dentro da mesma população (isto é, entre indivíduos da mesma espécie), ou entre populações diferentes (entre indivíduos de espécies diferentes). Essas relações estabelecem-se na busca por alimento, água, espaço, abrigo, luz ou parceiros para reprodução. A seguir veremos alguns exemplos desses tipos de relações. Relações Harmônicas (relações positivas) Intra-específica (entre indivíduos da mesma espécie) Sociedade União permanente entre indivíduos em que há divisão de trabalho. Ex.: insetos sociais (abelhas, formigas e cupins) O

Teoria de conjuntos

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com   www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br   www.accbarrosogestar.wordpress.com       A Teoria dos conjuntos é a teoria matemática dedicada ao estudo da associação entre objetos com uma mesma propriedade, elaborada por volta do ano de 1872. Sua origem pode ser encontrada nos trabalhos do matemático russo Georg Cantor (1845-1918), os quais buscavam a mais primitiva e sintética definição de conjunto. Tal teoria ficou conhecida também como “teoria ingênua” ou “teoria intuitiva” por causa da descoberta de várias antinomias (ou paradoxos) associados à ideia central da própria teoria. Tais antinomias levaram a uma axiomatização das teorias matemáticas futuras, influenciando de modo indelével as ciências da matemática e da lógica. Mais tarde, a teoria original receberia complementos e aperfeiçoamentos no início do s

Números Romano

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso Colégio Estadual Dinah Gonçalves email accbarroso@hotmail.com   www.ensinodematemtica.blogspot.com .br www.accbarrosogestar.blogspot.com.br   www.accbarrosogestar.wordpress.com       Os romanos usavam um sistema interessante para representar os números. Utilizavam sete letras do alfabeto e a cada uma delas atribuíam valores: Os numerais I, X, C, M só podem ser repetidos até três vezes. I = 1 II = 2 III =3 X = 10 XX = 20 XXX = 30 C = 100 CC = 200 CCC = 300 M = 1.000 MM = 2.000 MMM = 3.000 Vamos aprender alguns numerais romanos Atenção: os numerais I, X e C, escritos à direita de numerais maiores, somam-se seus valores aos desses numerais. Exemplos: VII = 7 ( 5 + 2 ) LX = 60 ( 50 + 10 ) LXXIII = 73 (50+20+3) CX = 110 (100+10) CXXX = 130 (100+30) MCC = 1.200 (1.000+200) Os numerais I, X e C, escritos à esquerda de numerais maiores, subtraem-se seus valores aos desses numerais. Ex