Na obra de Sebastião e Silva incluem-se livros escolares do liceu: de Matemática “clássica”, os Compêndios de Álgebra para o 6.º e 7.º anos (em colaboração com J. da Silva Paulo), Geometria Analítica, para o 7.º ano; de Matemática “moderna”, o Compêndio de Matemática I, II e III e respectivos Guias (Texto-piloto segundo o projecto executado pelo Ministério da Educação Nacional em cooperação com a O.C.D.E.).
Estes últimos serviram para apoiar os
professores e alunos das turmas piloto que seguiram, em finais de 1960 e
princípios de 1970, um programa inovador, por ele concebido,
considerado de nível internacional.
Eu segui o programa antigo e só contactei
com o primeiro livro de Sebastião e Silva de Matemática “moderna”, já
no início do meu primeiro ano do Técnico, para aprender melhor uma breve
introdução à Lógica que iniciava as Matemáticas Gerais, em 68/69, do Prof. Campos Ferreira, um dos seus seguidores.
Sempre achei a exposição dos seus livros
excelente e, ao mesmo tempo, cativadora e rigorosa. Foi à Álgebra do meu
7.º ano (pp.141-144) que recorri para relembrar uma transformação de um
radical duplo na soma de dois simples, que é enunciada sob a forma do
seguinte problema:
Este resultado permitiu-me facilmente chegar à solução do problema publicado nesta minha entrada, como expliquei aqui.« Dados dois números racionais positivos e , não sendo um quadrado perfeito, determinar dois números racionais positivos e tais queComecemos pelo caso
(…)
Esses números [ e ] são (…) as raízes da equação
as quais são dadas pelas expressões:
.Podemos agora escolher um destes dois valores para ; o outro será o correspondente valor de . Como e devem ser racionais , sem o que a decomposição , que se pretende, deixa de existir, é necessário que seja um quadrado perfeito. (…) se pusermos , será um número racional e o mesmo se poderá dizer dos númerosque são as soluções da equação. (…)
Consideremos agora o caso
(…) O valor de deverá, aqui, ser para que a diferençaresulte positiva, visto ser positivo o radical que lhe é igual. »
Actualização de 20-12-2009: acrescentada figura do livro e referidas as páginas onde a transformação é tratada.
Adenda de 23-5-2011: Em comentário abaixo andreelopess indica a sequinte igualdade
que, por racionalização de denominadores, se transforma em
Aplicando o método exposto conclui-se que
pelo que efectivamente se tem . Depois de cálculos fastidiosos concluo ser equivalente a
Adenda de 24-5-2011: Como escrevo em baixo Sem utilizar o método exposto no post é fácil não digo encontrar, mas justificar as relações numéricas, depois de conhecida a decomposição. Basta elevar ao quadrado ambos os membros.
Fonte:problemasteoremas.wordpress.com
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