articulador 1

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Piauí



Bandeira do Piauí
Significado da bandeira: o amarelo é uma referência à riqueza mineral dos solos piauienses; o verde representa a esperança; a estrela branca sobre o fundo azul simboliza o estado do Piauí.
O Piauí é um dos nove estados que compõem a Região Nordeste do Brasil. Seu território, banhado ao norte pelo Oceano Atlântico, limita-se a oeste com o Maranhão, a sudoeste com o Tocantins, a leste com o Ceará e com Pernambuco e ao sul e sudeste com a Bahia.
Com predominância do clima tropical e semiárido, os principais biomas do Piauí são a mata dos cocais e caatinga, além de cerrado e mangues. O relevo é marcado por planícies litorâneas, planaltos na maior parte do estado e depressão na porção sudoeste. A rede hidrográfica é formada pelos rios Canindé, Gurgueia, Longá, Parnaíba, Piauí, Poti e Uruçuí Preto.

Localização do Piauí no mapa do Brasil
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí ocupa uma área de 251.576,644 quilômetros quadrados, e a população total é de 3.119.015 habitantes. O estado possui 224 municípios, sendo que a capital é a cidade de Teresina. Assim como os outros estados do Brasil, a taxa de urbanização é superior à rural: 65,8% dos piauienses residem em áreas urbanas.
A economia tem na agropecuária uma importante fonte de receitas financeiras. Essa atividade é realizada por meio da criação de cabras e ovelhas e o cultivo de arroz, milho, soja, mandioca, algodão e cana-de-açúcar. O extrativismo vegetal também é realizado – extração do babaçu e carnaúba. As belezas naturais do Piauí e o seu grande valor histórico atraem milhares de turistas.
O estado enfrenta vários problemas de ordem socioeconômica, fato que reflete diretamente no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local, que é um dos piores do Brasil. Mais de 24% da população é analfabeta; o déficit nos serviços de saneamento ambiental é de 35%; e a taxa de mortalidade infantil é uma das mais altas do país: 27,2 óbitos a cada mil nascidos vivos.
alunosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pré-inscrições para o Parfor vão até 18 de julho

  Professores devem manifestar interesse nos cursos pela Plataforma CAPES de Educação Básica; cadastro de currículos vai até o dia 13   (Ima...