terça-feira, 10 de março de 2020

Grau do polinômio e Polinômio nulo aula 7

Poraquê Como vive o peixe-elétrico da Amazônia


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com        



Poraquê adulto pode pesar 20 quilos
O rio Amazonas guarda lugares de águas turvas e fundos lodosos, onde a visão subaquática limita-se a pequenas distâncias - mesmo durante o dia. E é justamente nesses locais que vive uma das mais fantásticas obras da natureza, o peixe-elétrico da Amazônia.

Esse o peixe-elétrico, que pode chegar a dois metros de comprimento, é conhecido popularmente como poraquê (Electrophorus electricus). Mergulhe agora nas profundezas obscuras das águas amazônicas e descubra por que esse animal desperta, cada vez mais, a atenção da comunidade científica.

As características do peixe-elétrico
O poraquê possui o corpo alongado e cilíndrico, com apenas uma nadadeira anal, que se estende por quase todo o abdome - lembra a forma de uma enguia. Sua cabeça é achatada e a boca é equipada com uma fileira de dentes cônicos e afiados. A cor desse animal é sempre muito escura, porém a parte ventral de seu corpo é amarelada.

Por vezes a parte superior é marrom-escuro com pintas mais claras. Segundo Carlos David Santana, professor do Departamento de Pesca da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), o peso corpóreo de um Electrophorus electricus adulto pode atingir 20 quilos.

O nome poraquê, na língua tupi, significa "o que coloca para dormir". Na verdade, esse peixe não poderia ter nome melhor. Graças à presença de células musculares especializadas, seu corpo é capaz de produzir energia (eletrogênese) e captá-la (eletro-recepção). Essas células, chamadas eletrócitos, encontram-se na cauda do animal - que corresponde a 90% do corpo do Electrophorus electricus. Um peixe-elétrico adulto pode ter cerca de dez mil mioeletroplacas, que são conjuntos de eletrócitos.

Choque cavalar
A diferença entre uma célula muscular normal e um eletrócito é que, enquanto a primeira se contrai ao receber um estímulo nervoso, a segunda é adaptada para transformar a excitação em eletricidade. Isso acontece por meio da entrada e saída de íons, com cargas positivas e negativas, nas células.

Esse fenômeno torna o poraquê capaz de matar um cavalo, com um choque de mais de 500 volts. Segundo diversos estudos realizados pelo INPA, esse peixe é capaz de produzir até 1500 volts. Não é de se admirar que o Electrophorus electricus já tenha feito muita gente "dormir".

O poraquê pode ser comparado a uma pilha, já que a parte da frente de seu corpo tem carga positiva, enquanto a ponta de sua cauda é de carga negativa. Por isso, se uma pessoa pegar na cabeça e na extremidade final de seu corpo ao mesmo tempo, o choque terá o poder de "fritar" a vítima em questão de segundos.

Visão elétrica
As mioeletroplacas recebem terminações nervosas e arranjam-se como baterias ligadas em série. Assim, quando uma delas recebe um estímulo nervoso, a eletroplaca dispara e ocorre uma reação em cadeia -a anterior ativa a seguinte.

Se o peixe-elétrico produzisse descargas elétricas contínuas, o gasto energético seria enorme. Por isso ele economiza energia através de pulsos elétricos de baixa voltagem. Para se ter uma idéia do poder elétrico do poraquê, a taxa de pulsos emitida por ele é de 1700 pulsos por segundo, enquanto a freqüência de pulsos de uma carpa é de 50.

Esses pulsos servem para enxergar no escuro. É por meio das ondas elétricas que o poraquê se localiza e encontra suas presas - da mesma forma que os morcegos utilizam as ondas sonoras para a sua orientação.

Enquanto as eletroplacas emitem ondas elétricas para o meio ambiente, os eletro-receptores presentes na pele do peixe-elétrico recebem-nas de volta. Assim como as eletroplacas, os eletro-receptores são células especiais ligadas a terminações nervosas. Essas terminações nervosas levam a informação elétrica ao cérebro do peixe, que a traduz. Desse modo, o poraquê tem a "imagem" de tudo o que o cerca.

Peixe que respira ar
O risco do contato com o poraquê é maior na superfície, pois esse peixe-elétrico precisa do ar atmosférico tanto quanto os animais terrestres para obter oxigênio - outro motivo de encanto para os cientistas.

Na bacia Amazônica, a variação sazonal ou mesmo diária da quantidade de oxigênio na água é grande. Por isso, a natureza adaptou o sistema respiratório do poraquê para que esse animal pudesse retirar oxigênio do ar. Esses peixes se afogam se não atingirem a superfície para respirar. Então, na linguagem científica, diz-se que o peixe-elétrico é um respirador aéreo obrigatório.

Esta espécie possui brânquias, mas faz a captação do ar atmosférico pelas superfícies e câmaras bucais/faríngeas (o céu da boca é cheio de reentrâncias altamente vascularizadas, formando uma grande área de absorção/troca gasosa). Via de regra, muitas espécies de peixes de água doce tropicais têm respiração aérea obrigatória ou facultativa, pois evoluíram em locais com muita matéria orgânica em decomposição e elevada temperatura, portanto pobre em oxigênio, e qualquer grande superfície bem vascularizada realiza trocas gasosas com certa eficiência.

Mariana Aprile é estudante de biologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie e bolsista de Iniciação Científica do Mackpesquisa (PIBICK).

Foco Narrativo

Contar (ato de narrar) ou como contar (o estilo pessoal) implicam uma determinada posição do narrador com relação ao acontecimento. Assim, o narrador pode assumir três pontos de vista na narrativa.

Narrador participante ou personagem

O narrador participante é uma das personagens, principal ou secundária, da sua história; ele está “dentro” da história e “vê” os acontecimentos de dentro para fora. Nesse caso, a narrativa, elaborada em 1ª pessoa (eu — nós), tende a ser autobiográfica, memorialista ou confessional.
Lembre-se: não se confunde autor com narrador. O autor tem existência real, é uma pessoa que existe fisicamente. O narrador é uma personagem criada pelo autor para contar a história.
Coloquei-me acima de minha classe, creio que me elevei bastante. Como lhes disse, fui guia de cego, vendedor de doces e trabalhador de aluguel. Estou convencido de que nenhum desses ofícios me daria os recursos intelectuais necessários para engendrar esta narrativa. (Graciliano Ramos)

Narrador observador

O narrador observador simplesmente relata os fatos, registrando as ações e as falas das personagens; ele conta, como mero espectador, uma história vivida por terceiros. É a narrativa escrita em 3ª pessoa.
O Campos, segundo o costume, acabava de descer do almoço e, a pena atrás da orelha, o lenço por dentro do colarinho, dispunha-se a prosseguir o trabalho interrompido pouco antes. Entrou no escritório e foi sentar-se à secretária. (Aluísio Azevedo)

Narrador onisciente

O narrador onisciente ou onipresente é uma espécie de testemunha invisível de tudo quanto ocorre, em todos os lugares e em todos os momentos; ele não só se preocupa em dizer o que as personagens fazem ou falam, mas também traduz o que pensam e sentem. Portanto, ele tenta passar para o leitor as emoções, os pensamentos e os sentimentos das personagens.
Um segundo depois, muito suave ainda, o pensamento ficou levemente mais intenso, quase tentador: não dê, elas são suas. Laura espantou-se um pouco: por que as coisas nunca eram dela? (Clarice Lispector)
www.colaweb.com

Estrutura de uma Redação

Veja abaixo quadros resumos da estrutura de uma redação (introdução, desenvolvimento e conclusão) das três modalidades de uma redação: descrição, narração e dissertação.
Estrutura de uma Descrição
CARACTERÍSTICAS
Situa seres e objetos no espaço (fotografia)
INTRODUÇÃO
A perspectiva do observador focaliza o ser ou objeto, distingue seus aspectos gerais e os interpreta.
DESENVOLVIMENTO
Capta os elementos numa ordem coerente com a disposição em que eles se encontram no espaço, caracterizando-os objetiva e subjetivamente, física e psicologicamente na redação.
CONCLUSÃO
Não há um procedimento específico para conclusão. Considera-se concluído o texto quando se completa a caracterização.
RECURSOS
Uso dos cinco sentidos: audição, gustação, olfato, tato e visão, que, combinados, produzem a sinestesia. Adjetivação farta, verbos de estado, linguagem metafórica, comparações e prosopopéias.
O QUE SE PEDE
Sensibilidade para combinar e transmitir sensações físicas (cores, formas, sons, gostos, odores) e psicológicas (impressões subjetivas, comportamentos). Pode ser redigida num único parágrafo.


Estrutura de uma Narração
CARACTERÍSTICAS
Situa seres e objetos no tempo (história)
INTRODUÇÃO
Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espaço.
DESENVOLVIMENTO
Através das ações das personagens, constroem-se a trama e o suspense, que culminam no clímax da redação.
CONCLUSÃO
Existem várias maneiras de concluir-se uma narração. Esclarecer a trama é apenas uma delas.
RECURSOS
Verbos de ação, geralmente no tempo passado; narrador personagem, observador ou onisciente; discursos direto, indireto e indireto livre.
O QUE SE PEDE
Imaginação para compor uma história que entretenha o leitor, provocando expectativa e tensão. Pode ser romântica, dramática ou humorística.

Estrutura de uma Dissertação
CARACTERÍSTICAS
Discute um assunto apresentando pontos de vista e juízos de valor.
INTRODUÇÃO
Apresenta a síntese do ponto de vista a ser discutido (tese).
DESENVOLVIMENTO
Amplia e explica o parágrafo introdutório. Expõe argumentos que evidenciam posição crítica, analítica, reflexiva, interpretativa, opinativa sobre o assunto.
CONCLUSÃO
Retoma sinteticamente as reflexões críticas ou aponta as perspectivas de solução para o que foi discutido.
RECURSOS
Linguagem referencial, objetiva; evidências, exemplos, justificativas e dados.
O QUE SE PEDE
Capacidade de organizar idéias (coesão), conteúdo para discussão (cultura geral), linguagem clara, objetiva, vocabulário adequado e diversificado.


A Crônica na estrutura de uma redação

Da descrição, a crônica tem a sensibilidade impressionista; da narração, imaginação (para o humor ou a tensão); e da dissertação, o teor crítico. A crônica pode ser narrativa, narrativo-descritiva, humorística, lírica, reflexiva, ou combinar essas variantes com as singularidades do assunto. Desenvoltura e intimidade na linguagem aproximam o texto do leitor. E um gênero breve (curta extensão), que não tem estrutura definida. Toda possibilidade de criação é permitida nesse tipo de redação, que corresponde a um flagrante do cotidiano, em seus aspectos pitorescos e inusitados, a uma abordagem humorística, a uma reflexão existencial, a uma passagem lírica ou a um comentário de interesse social.

www.colaweb.com

A Linguagem na Redação

Uma das qualidades do bom texto é justamente o capricho na linguagem. A variabilidade lingüística, ou seja, o repertório do falante revela-se como componente na construção textual. Há uma série de recomendações, então comecemos por uma simples.
Existem verbos extremamente empregados dada a sua funcionalidade. Eles são saudáveis, logo não há nenhum impedimento na sua utilização. O problema reside justamente na exaustiva repetição, revelando um repertório pequeno do escritor. Vejamos alguns desses verbos e sugestões para aumentar a variabilidade lingüística.
VERBOS GENÉRICOS
DAR
O turismo naquela cidade deu bons frutos. (produziu)
Era necessário dar uma solução. (apresentar)
Eles deram atenção ao menor abandonado. (dedicaram)
Os jornais deram a notícia. (publicaram)
Os investimentos em educação nunca deram bons resultados. (produziram, causaram)
O inquérito policial deu quase 500 páginas. (chegou a, rendeu, perfez)
O Governo deu uma nova visão à economia. (criou, estabeleceu, imprimiu)
A imprensa deu a culpa ao incidente aos sem-terra. (atribuiu, imputou)
A mulher, hoje em dia, dá as razões à sociedade das qualidades intrínsecas desse trabalho. (expõe, mostra)
FAZER
O sistema capitalista faz suas vítimas. (produz, cria)
Um sistema educacional forte faz uma nação. (constrói, forma)
A pobreza faz o desemprego. (ocasiona, produz, origina)
Enquanto não fizermos nossa parte, a violência continuará existindo. (realizarmos)
SER
Tirar o menor da rua é imprescindível. (torna-se)
O governo é incompetente. (mostra-se)
O problema fundiário é a distribuição das propriedades. (consistem na)
A reforma agrária não é apenas um problema do governo. (pertence)
TER
O governo não tem alternativas. (possui)
Todo cidadão tem direito a ter suas horas de lazer. (possui); (merece); (obter, gozar)
Qualquer cidade tem seus ídolos. (consagra, tributa)
Tinha de encontrar uma solução. (deveria, necessitaria, precisaria)
A violência tem estreita relação com o desemprego. (mostra, traz)
Tinha dito que a natalidade deveria baixar. (disse, afirmou)
Apesar disso, tinha um problema. (existia, havia)
www.colaweb.com

Ortografia

O alfabeto da língua portuguesa compõe-se de 23 letras. Além dessas, existem o K, o W e o Y, que não pertencem ao nosso alfabeto.

* Emprego das letras K, W e Y

a) em abreviaturas e como símbolos de uso internacional: Km (quilômetro).

b) em palavras estrangeiras, não-aportuguesadas: Know-how, show.

c) em nomes próprios estrangeiros e seus derivados: Byron, byroniano.

* Emprego da letra H

a) no início, quando etimológico: hélice.

b) nos dígrafos CH, LH, NH: chave, malha, minha.

c) no final, em interjeições: ah, ih.

d) em compostos, unidos por hífen, no início do segundo elemento, se etimológico: anti-higiênico.

* Emprego do dígrafo SC


Em palavras provindas do latim: nascer.

* Emprego das consoantes mudas

É facultativo o uso das letras B, C, G e P (seguidas de consoante), desde que não se altere o sentido da palavra: contacto ou contato.

* Emprego das consoantes dobradas

Em português, duplicam-se somente as letras C, R e S: fricção, forro, passo.

* Emprego das letras G e J

a) Escrevem-se com G: algema, megera, viagem (substantivos).

b) Escrevem-se com J:

as palavras derivadas das terminadas em -JA: laranjada (de laranja); lojinha (de loja).

as formas de conjugação dos verbos em -JAR: arranjei (de arranjar); viajem (de viajar).

as palavras de origem indígena, africana ou popular: jeca, jibóia, jenipapo, Moji etc.

outras palavras: jerimum, jeito, pajem, majestade etc.

* Emprego da letra S

a) nos monossílabos: ás (carta do jogo de baralho, pessoa exímia em alguma atividade), três, mês, gás etc.

b) nos oxítonos: aliás, retrós etc.

c) nos nomes próprios: Inês, Luís, Luísa, Sousa, Queirós etc.

d) nos adjetivos pátrios terminados em -ÊS: português, japonês etc.

e) nas flexões de PÔR e QUERER e seus derivados: puser, quis, repôs, supus, requisesse etc.

f) nos verbos terminados em -ISAR, com -S etimológico: avisar, alisar, paralisar etc.

g) nas seguintes palavras: ânsia, turquesa, empresa, espontâneo, esplendor, fase etc.

* Emprego da letra X

a) depois de ditongo: faixa.

b) geralmente depois da sílaba inicial EN: enxada, enxaguar, enxurrada etc. -- exceção é feita aos vocábulos derivados de outros com CH: encharcar (de charco), enchumaçar (de chumaço), encher (de cheio) etc.

c) em palavras de origem indígena ou africana: abacaxi, Caxambu.

d) em outras palavras: xarope, xícara, Oxalá, praxe.

Observação:

Usa-se a letra X para representar o som de SS (sintaxe), CH (xarope), Z (exame) e CS (tóxico).

A letra X pode formar dígrafo com a letra C: excitar, excessivo etc.

* Emprego da letra Z

a) nos derivados em -ZAL, -ZEIRO, -ZINHO, -ZITO.

b) nos derivados das palavras terminadas em Z: enraizar (de raiz).

c) nos verbos com sufixo -IZAR.

d) abstratos com -EZ, -EZA: estupidez, pobreza.

Autoria: Fabrício Amorin

Desenvolvimento de uma redação

O desenvolvimento é a redação propriamente dita. No desenvolvimento, o aluno deverá discutir os argumentos apresentados na Introdução. Em cada parágrafo, escreve-se sobre um, e somente um, argumento.
Os parágrafos argumentativos da redação, além do que estudamos juntamente com a introdução, podem ser feitos de diversas maneiras diferentes:
01) Hipótese:
Apresentar hipótese no desenvolvimento é a tentativa de buscar soluções, apontando prováveis resultados. Na hipótese, o aluno mostra estar interessado pelo assunto e disposto a encontrar soluções, para melhorar a situação. Com a hipótese, praticamente, não se corre o risco de apenas expor o assunto.
02) Paralelismo:
Trabalhar com o paralelismo, no desenvolvimento, é apresentar um mesmo assunto com diferentes enfoques, é apresentar correspondência entre idéias ou opiniões diferentes em relação ao mesmo argumento. Por exemplo, em se tratando de informática, discutir sobre o mercado de trabalho, não apenas argumentando que a máquina tomou o lugar do homem, mas também apresentando o aumento de emprego na área, os recursos técnicos disponíveis, a comodidade, etc...
03) Bilateralidade:
Trabalhar com a bilateralidade é apresentar aspectos positivos e aspectos negativos, pontos favoráveis e pontos desfavoráveis do argumento. É trabalhar com os "prós e contras", sem dar ênfase a apenas um deles.
Procure trabalhar com apenas dois parágrafos no desenvolvimento: um com os aspectos favoráveis; outro com os desfavoráveis.
04) Oposição de idéias:
Trabalhar com oposição de idéias é explorar com o mesmo interesse crítico dois pólos que sustentam a discussão. Por exemplo, em se tratando de educação infantil, explorar a educação masculina e a educação feminina com o mesmo interesse, mostrando as diferenças existentes.
05) Causas e conseqüências:
Trabalhar com causas e conseqüências é apresentar, em um parágrafo, os aspectos que levaram ao problema discutido e, em outro parágrafo, as suas decorrências.
06) Exemplificação:
Seja qual for a introdução, a exemplificação é a maneira mais fácil de se desenvolver a dissertação.
Devem-se apresentar exemplos concretos, que sejam importantes para a sociedade. Argumente sobre personagens históricas, artísticas, políticas, sobre fatos históricos, culturais, sociais importantes.

Frases-modelo, para o desenvolvimento:
Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar o desenvolvimento. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:
Frases para parágrafos causas e conseqüências:
Ao se examinarem alguns ..., verifica-se que ... . Pode-se mencionar, por exemplo, ...
Em conseqüência disso, vê-se, a todo instante, ...
Frases para parágrafos prós e contras:
Alguns argumentam que .... . Além disso ... . Isso sem contar que ....
Outros, porém, ..... . Há registros históricos de ....... que .......
Frases para parágrafos trajetória histórica:
Antigamente, quando ... , percebia-se que ...
Atualmente, observa-se que ...
Em conseqüência disso, nota-se ...
Outras frases:
Dentre os inúmeros motivos que levaram o ...... é incontestável que .....
A observação crítica de fatos históricos revela o porquê de ......
Fazendo um estudo de ....... , percebe-se, por meio de ...... , ....
Ligação entre os parágrafos do desenvolvimento:
É muito importante que os parágrafos do desenvolvimento tenham ligação, a fim de que não transformem a dissertação em uma seqüência de parágrafos desconexos. Segue, a seguir, uma série de frases para a ligação entre os parágrafos.
Além disso ...
Outro fator existente ...
Outra preocupação constante ...
Ainda convém lembrar ...
Por outro lado ...
Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto ...