terça-feira, 14 de julho de 2020

Logica-proposição


Professor de Matemática e Ciências Antonio Carlos Carneiro Barroso
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com
Blog HTTP://ensinodematemtica.blogspot.com.br e http://accbarrosogestar.blogspot.com.brCONCEITO DE PROPOSIÇÃO
PROPOSIÇÃO: sentenças declarativas afirmativas (expressão de uma linguagem) da qual tenha sentido afirmar que seja verdadeira ou que seja falsa.
· A lua é quadrada.
· A neve é branca.
· Matemática é uma ciência.
Não serão objeto de estudo as sentenças interrogativas ou exclamativas.

OS SÍMBOLOS DA LINGUAGEM DO CÁLCULO PROPOSICIONAL
· VARIÁVEIS PROPOSICIONAIS: letras latinas minúsculas p,q,r,s,.... para indicar as proposições (fórmulas atômicas) .
Exemplos: A lua é quadrada : p
A neve é branca : q
· CONECTIVOS LÓGICOS: As fórmulas atômicas podem ser combinadas entre si e, para representar tais combinações usaremos os conectivos lógicos :
























Ù: e , Ú: ou , ® : se...então , « : se e somente se , ~: não Exemplos: · A lua é quadrada e a neve é branca. : p Ù q (p e q são chamados conjunctos) · A lua é quadrada ou a neve é branca. : p Ú q ( p e q são chamados disjunctos)
· Se a lua é quadrada então a neve é branca. : p ® q ( p é o antecedente e q o conseqüente)
· A lua é quadrada se e somente se a neve é branca. : p « q
· A lua não é quadrada. : ~p

· SÍMBOLOS AUXILIARES : ( ) , parênteses que servem para denotar o "alcance" dos conectivos;
Exemplos:
























· Se a lua é quadrada e a neve é branca então a lua não é quadrada. :
((p Ù q) ® ~ p) · A lua não é quadrada se e somente se a neve é branca. :
((~ p) «q))
· DEFINIÇÃO DE FÓRMULA : 1. Toda fórmula atômicaé uma fórmula.
2. Se A e B são fórmulas então
(A Ú B) , (A Ù B) , (A ® B) , (A « B) e (~ A) também são fórmulas.
3. São fórmulas apenas as obtidas por 1. e 2. .
Os parênteses serão usados segundo a seguinte ordem dos conectivos: ~, Ú , Ù , ®, « .
Com o mesmo conectivo adotaremos a convenção pela direita.
Exemplo: a fórmula p Ú q Ù ~ r ® p ® ~ q deve ser entendida como
(((p Ú q) Ù (~ r)) ® ( p ® (~ q)))

AS TABELAS VERDADE
A lógica clássica é governada por três princípios (entre outros) que podem ser formulados como segue:
· Princípio da Identidade: Todo objeto é idêntico a si mesmo.
· Princípio da Contradição: Dadas duas proposições contraditórias (uma é negação da outra), uma delas é falsa.
· Princípio do Terceiro Excluído: Dadas duas proposições contraditórias, uma delas é verdadeira.
Com base nesses princípios as proposições simples são ou verdadeiras ou falsas - sendo mutuamente exclusivos os dois casos; daí dizer que a lógica clássica é bivalente.
Para determinar o valor (verdade ou falsidade) das proposições compostas (moleculares), conhecidos os valores das proposições simples (atômicas) que as compõem usaremos tabelas-verdade :
1.Tabela verdade da "negação" : ~p é verdadeira (falsa) se e somente se p é falsa (verdadeira).
p ~p
V F
F V
2. Tabela verdade da "conjunção" : a conjunção é verdadeira se e somente os conjunctos são verdadeiros.
p
q
p Ù q
V
V
V
V
F
F
F
V
F
F
F
F
3. Tabela verdade da "disjunção" : a disjunção é falsa se, e somente, os disjunctos são falsos.
p
q
p Ú q
V
V
V
V
F
V
F
V
V
F
F
F
4. Tabela verdade da "implicação": a implicação é falsa se, e somente se, o antecedente é verdadeiro e o conseqüente é falso.
p
q
p ® q
V
V
V
V
F
F
F
V
V
F
F
V
5. Tabela verdade da "bi-implicação": a bi-implicação é verdadeira se, e somente se seus componentes são ou ambos verdadeiros ou ambos falsos
p
q
p « q
V
V
V
V
F
F
F
V
F
F
F
V
Exemplo: Construir a tabela verdade da fórmula : ((p Ú q) ® ~p) ® (q Ù p)
p
q
((p Ú q) ® ~p) ® (q Ù p)
V
V
V
F
F
V
V
V
F
V
F
F
V
F
F
V
V
V
V
F
F
F
F
F
V
V
F
F

·NÚMERO DE LINHAS DE UMA TABELA-VERDADE: Cada proposição simples (atômica) tem dois valores V ou F, que se excluem. Para n atômicas distintas, há tantas possibilidades quantos são os arranjos com repetição de 2 (V e F) elementos n a n. Segue-se que o número de linhas da tabela verdade é 2n. Assim, para duas proposições são 22 = 4 linhas; para 3 proposições são 23 = 8; etc.
Exemplo: a tabela - verdade da fórmula ((p Ù q) ® r) terá 8 linhas como segue :
p
q
r
((p Ù q) ® r )
V
V
V
V V
V
V
F
V F
V
F
V
F V
V
F
F
F V
F
V
V
F V
F
V
F
F V
F
F
V
F V
F
F
F
F V

NOTA: "OU EXCLUSIVO" É importante observar que "ou" pode ter dois sentidos na linguagem habitual: inclusivo (disjunção) Ú ("vel") e exclusivo Ú ( "aut") onde p Úq significa ((p Ú q) Ù~ (p Ù q)).
p
q
((p Ú q) Ù ~ (p Ù q))
V
V
V F F V
V
F
V V V F
F
V
V V V F
F
F
F F V F

Teorema de Tales

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com
www.youtube.com/accbarroso1

Teorema de Tales

Tales nasceu na cidade de Mileto, colônia grega localizada na Ásia menor. Filósofo, Matemático, Astrônomo, desenvolveu uma teoria que ficou conhecida como: Teorema de Tales.
Tales ficou conhecido por ter medido a altura de uma pirâmide com base no comprimento de sua sombra. Ele concluiu que os raios solares chegam à Terra inclinados, partindo dessa afirmação ele conseguiu medir a altura da pirâmide da seguinte forma: Fincou uma estaca ao lado da pirâmide e observou que no instante em que o comprimento da sombra da estaca era igual à medida do comprimento da estaca, a altura da pirâmide teria o mesmo comprimento da sua sombra.


Feixes de retas paralelas cortadas por retas transversais formam segmentos proporcionais.
Veja ilustração do Teorema de Tales:

Exemplo 1
Calcule o valor de x na ilustração abaixo

4x = 15
x = 15/4
x = 3,75

Exemplo 2
Aplique o Teorema de Tales e calcule o valor de x.

6(2x-3) = 5(x+2)
12x – 18 = 5x + 10
12x – 5x = 10 + 18
7x = 28
x = 28/7
x = 4

Feche a caixa (multiplicação)

MATERIAL: Tabuleiro, 40 marcadores e dois dados (1 de 6 faces e 1 de 10 faces)
REGRAS:
1. Distribuir o material para as duas equipes.
2. Decidir qual das equipes iniciará o jogo.
3. O jogador joga os dois dados e multiplica os números obtidos.
4. O jogador poderá cobrir (fechar) a casa com o resultado obtido ou com as casas correspondentes a decomposição do resultado na soma de dois ou mais números.
5. Vence a equipe que cobrir todas as casas do seu tabuleiro.
Observações:
1. Uma alternativa para o jogo é cobrir apenas um dos lados da caixa, não considerando o lado pintado.
2. Se depois de três jogadas de uma equipe, nenhuma casa for coberta, encerra-se o jogo. Ganha a equipe que estiver com maior número de pontos através dos valores das casas fechadas.
http://www.ibilce.unesp.br/

Cor - As Cores

Colégio Estadual Dinah Gonçalves
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Thiago Ribeiro

Você Conhece as Cores?
O que é a Cor?
A cor é uma sensação de luz que temos sobre nossos olhos, pois são provocados por um feixe de fótons sobre as células especializadas da retina, a cor de algo é determinada pelas médias de frequências que a onda de suas moléculas constituintes refletem.
Exemplo:
Você está vendo este objeto vermelho?
Então...
Na verdade, um objeto é vermelho se absorve todas as frequências de cores fora do vermelho.
A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético, por exemplo:
A Luz Solar (Raio de Sol), possui todas as cores possíveis, tente provar... Pegue um prisma e ponha diante dele e você verá uma espécie de arco-íris, contendo várias cores.
Assim se prova, o branco é a combinação de todas cores possíveis e o preto é a ausência delas.
Cores Primárias?
São as cores básicas que são encontradas na natureza e são impossíveis de serem decompostas e ao se misturarem forma outras cores, as chamadas cores secundárias.
São elas:
- Amarelo
- Azul
- Vermelho
Algumas cores secundárias:
- Verde (amerelo + azul);
- Laranja (vermelho + amarelo);
- Violeta (vermelho + azul).

Poliedros planificados

Imagens e figuras geométricas para imprimir

São um total de 77 imagens geométricas para imprimir os moldes sólidos geométrico é uma figura geométrica que possui as dimensões de latitude, longitude e altitude. Os sólidos são, por exemplo, a esfera, o cubo, o cilindro, o cone e a pirâmide.

Imagens e figuras geométricas para imprimir

Imagens e figuras geométricas para imprimir
Imagens e figuras geométricas para imprimir




































Fonte:www.educarx.blogspot.com.br

Jogo da multiplicação com bingo




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extraido de http://espacoeducar-liza.blogspot.com

Sistema Digestório

Professor de Matemática e Biologia Antônio Carlos Carneiro Barroso
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com



Sistema Digestório - Exercícios resolvidos

01. (FUVEST) Enzimas que atuam em pH alcalino sobre gorduras, em pH neutro sobre carboidratos e em pH ácido sobre proteínas podem ser encontradas, respectivamente:



a) no pâncreas, na boca e no estômago;

b) no pâncreas, na vesícula biliar e no estômago;

c) na vesícula biliar, na boca e no duodeno;

d) na boca, no pâncreas e no estômago;

e) no pâncreas, na boca e no duodeno.



Resposta: A



02.O fígado humano é um órgão que realiza uma grande quantidade de funções diferentes. Trata-se de um órgão vital. Ele armazena o excesso de glicose, formando um polissacarídeo denominado glicogênio, fonte primária de energia utilizada na contração muscular.

O fígado, usando a vitamina K, produz protrombina, composto que atua na coagulação sangüínea.

Ele também produz a proteína denominada fibrinogênio, que se transforma em fibrina, facilitando a formação dos coágulos.

Para dificultar a formação anormal de coágulos internos, ele produz a heparina, composto anticoagulante.

O fígado realiza uma grande quantidade de reações metabólicas, que facilitam a destruição de substâncias tóxicas, como, por exemplo, o álcool.

Ele também produz vários aminoácidos indispensáveis à vida, além de transformar a amônia, substância muito tóxica, em uréia, que é menos tóxica e pode ser excretada com menor consumo de água.

Pergunta-se:

Qual é a função do fígado na digestão humana?



ResoLUÇÃO: Secreta a bile, cujos sais emulsionam as gorduras, facilitando a digestão e a absorção dos ácidos graxos

resultantes.



03. Catalisadores orgânicos são compostos químicos que interferem na velocidade das reações metabólicas do organismo.

Pergunta-se:

O que é pepsina? Qual a sua função?



ResoLUÇÃO: É uma enzima proteolítica. Ela hidrolisa proteínas na cavidade gástrica.



04. (FUVEST) O esquema a seguir representa o percurso do sangue no corpo humano:



Assinale a alternativa que indica corretamente as regiões desse percurso onde se espera encontrar as maiores concentrações de oxigênio, glicose e uréia:






oxigênio


glicose


uréia

a)


I


III


VI

b)


II


III


VII

c)


II


III


VII

d)


I


IV


VII

e)


II


IV


VI



Resposta: E



05. (UFRJ) Desde a Antigüidade, o salgamento foi usado como recurso para evitar a putrefação dos alimentos. Em algumas regiões tal prática ainda é usada para a preservação da carne de boi, de porco ou de peixe. Explique o mecanismo por meio do qual o salgamento preserva os alimentos.



ResoLUÇÃO: A desidratação, por osmose, retarda a fermentação bacteriana, processo responsável pela putrefação dos

alimentos.



06. Dê exemplos de mamíferos ruminantes.



ResOLUÇÃO: Boi, girafa, camelo, carneiro, cabra e veado.

07. O homem não é capaz de digerir a celulose ingerida na alimentação. No entanto, os ruminantes são capazes de digerir os vegetais ingeridos porque:



a) no rúmen existem glândulas capazes de produzir enzimas que hidrolisam a celulose;

b) a celulose é digerida exclusivamente por enzimas existentes na saliva desses animais, com as quais a celulose entra em contato durante os períodos prolongados de ruminação;

c) a digestão da celulose é conseqüência exclusiva da maceração das folhas, devido a sua permanência prolongada nas câmaras gástricas;

d) os alimentos são misturados com bactérias simbióticas produtoras de enzimas que hidrolisam a celulose;

e) a digestão é conseqüência, exclusivamente, da ação das enzimas produzidas por helmintos que parasitam geralmente o intestino dos ruminantes.



Resposta: D



08. (FUVEST) Descreva a sucessão de eventos que ocorrem com o alimento no estômago de mamíferos

ruminantes.



ResOLUÇÃO: O alimento é ingerido e armazenado na pança. Passa ao barrete e retorna à boca, para a mastigação. Passa

após ao folhoso e chega ao coagulador, onde ocorre a digestão química.

09. Por que o boi produz uma saliva abundante?



ResOLUÇÃO: Para neutralizar o efeito da acidez gástrica, resultante da fermentação bacteriana. A capacidade de manter o

pH estomacal dentro de certos limites é um exemplo de efeito tampão.

10. (FUVEST) Um antibiótico que atua nos ribossomos mata:



a) bactérias por interferir na síntese de proteínas;

b) bactérias por provocar plasmólise;

c) fungos por interferir na síntese de lipídeos;

d) vírus por afetar DNA;

e) vírus por impedir recombinação gênica.



Resposta: A

Função Logarítmica e Exponencial

Professor de Matemática Antonio Carlos Carneiro Barroso
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com
Função Logarítmica e Exponencial - Exercícios resolvidos

01. (U. E. FEIRA DE SANTANA - BA) O produto das soluções da equação (43 - x)2 - x = 1 é:



a) 0

b) 1

c) 4

d) 5

e) 6



RESPOSTA: E



02. (PUCCAMP) Considere a sentença a2x + 3 > a8, na qual x é uma variável real e a é uma constante real positiva. Essa sentença é verdadeira se, por exemplo:



a) x = 3 e a = 1

b) x = -3 e a > 1

c) x = 3 e a < 1

d) x = -2 e a < 1

e) x = 2 e a > 1



RESPOSTA: D



03. As funções y = ax e y = bx com a > 0 e b > 0 e a b têm gráficos que se interceptam em:



a) nenhum ponto;

b) 2 pontos;

c) 4 pontos;

d) 1 ponto;

e) infinitos pontos.



RESPOSTA: D



04. (U. E. FEIRA DE SANTANA - BA) O gráfico da função real f(x) = x2 - 2:



a) intercepta o eixo dos x no ponto (1, 0);

b) intercepta o eixo dos x no ponto (0, 1);

c) intercepta o eixo dos x no ponto (2, 0);

d) intercepta o eixo dos x no ponto (0, -2);

e) não intercepta o eixo dos x.



RESPOSTA: A



05. (FIC / FACEM) A produção de uma indústria vem diminuindo ano a ano. Num certo ano, ela produziu mil unidades de seu principal produto. A partir daí, a produção anual passou a seguir a lei y = 1000 . (0,9)x. O número de unidades produzidas no segundo ano desse período recessivo foi de:



a) 900

b) 1000

c) 180

d) 810

e) 90



RESPOSTA: D



06. (U. E. LONDRINA) Supondo que exista, o logaritmo de a na base b é:



a) o número ao qual se eleva a para se obter b.

b) o número ao qual se eleva b para se obter a.

c) a potência de base b e expoente a.

d) a potência de base a e expoente b.

e) a potência de base 10 e expoente a.



RESPOSTA: B



07. (PUC) Assinale a propriedade válida sempre:



a) log (a . b) = log a . log b

b) log (a + b) = log a + log b

c) log m . a = m . log a

d) log am = log m . a

e) log am = m . log a

(Supor válidas as condições de existências dos logaritmos)



RESPOSTA: E



08. (CESGRANRIO) Se log10123 = 2,09, o valor de log101,23 é:



a) 0,0209

b) 0,09

c) 0,209

d) 1,09

e) 1,209



RESPOSTA: B



09. Os valores de x que satisfazem log x + log (x - 5) = log 36 são:



a) 9 e -4

b) 9 e 4

c) -4

d) 9

e) 5 e -4



RESPOSTA: D



10. (UERJ) Em uma calculadora científica de 12 dígitos quando se aperta a tecla log, aparece no visor o logaritmo decimal do número que estava no visor. Se a operação não for possível, aparece no visor a palavra ERRO.

Depois de digitar 42 bilhões, o número de vezes que se deve apertar a tecla log para que, no visor, apareça ERRO pela primeira vez é:



a) 2

b) 3

c) 4

d) 5

e) 6



RESPOSTA: D


www.colaweb.com

A Influência da calculadora na resolução de problemas

A INFLUÊNCIA DA CALCULADORA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
A calculadora, uma das ferramentas que o homem desenvolveu para atender as suas necessidades de fazer cálculos, tem sua utilidade reconhecida, há muito tempo, fora da sala de aula.
Entretanto, ainda hoje seu uso escolar estar cercado de duvidas e preconceitos infundados. Este artigo apresenta uma pesquisa, realizada em 2000 em uma escola da rede pública estadual de Pernambuco, que visavam investigar a influência da calculadora na sala de aula de matemática na resolução de problemas matemáticos abertos. Seu objetivo foi observar como os alunos modificavam seus procedimentos quando passavam a usar a calculadora nessa resolução. Os resultados mostram que a calculadora pode servir para agilizar a resolução e, principalmente potencializar o calculo mental.
A mão do homem foi a primeira máquina de calcular de todos os tempos. Foram os dedos das mãos e dos pés os primeiros instrumentos que o homem primitivo utilizou para atender a diferentes necessidades como a de controlar a quantidade de animais dos rebanhos utilizados em seu sustento.
A origem da civilização, com o conseqüente desenvolvimento do comércio, fez com que o homem criasse instrumentos cada vez mais sofisticados para a contagem dos objetos, como por exemplo, os diversos tipos de ábaco, as tabelas e réguas de calculo. A calculadora deve ser entendida como uma das etapas mais avançadas de todo esse processo de desenvolvimento.
Atualmente, já não faz mais sentido afirmar que as calculadoras devem ser evitadas na sala de aula de matemática porque os alunos não iriam mais raciocinar nem se interessar em aprender a tabuada. Muitos deles têm acesso a essa maquina desde muito cedo.
O uso da calculadora, para resolver cálculos trabalhosos, já era defendido na década de 60. Entretanto, ainda hoje discutimos, na escola pública, se devemos ou não usá-la, enquanto nas escolas particulares, onde estudam as camadas da sociedade mais favorecidas economicamente, já são usados computadores há algum tempo.

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM O USO DA CALCULADORA
Para explorarmos os diferentes quadros na resolução de um problema, é importante que o professor elabore problemas diferentes daqueles usuais ou fechados nos termos de Medeiros (1999). Estes últimos, os problemas padrão ou problemas clássicos usualmente trabalhados em sala de aula de matemática, limitam a criatividade do aluno, porque tem certas características que podem gerar verdadeiras regras de contrato didático.
Entre as características desses problemas fechados está o fato de poderem ser resolvidos pela aplicação de um ou mais algoritmo, sendo preciso entrar a operação “certa” e realizá-la sem erro.
Algumas palavras como ganha, na adição, e perder na subtração, permitem ao aluno “adivinhar” a operação a fazer, possibilitando ao aluno transformar a linguagem usual em linguagem matemática. Além disso, o problema vem, em geral, sempre após a apresentação de determinado conteúdo ou algoritmo; todos os dados necessários à resolução do problema se encontram no enumerado, raramente se encontrando dados inúteis. Os números e as soluções são simples; o contexto do problema, em geral, nada tem a ver com a realidade cotidiana.
É sempre possível encontrar uma resposta para a questão matemática colocada por meio desses problemas, e o professor a conhece antecipadamente. Então, o aluno deve sempre encontrar uma solução que pode ser corrigida em caso de erro.
Essas características indicam, na maioria das vezes implicitamente, o que o professor e o aluno farão nessa atividade em que os problemas são tratados como uma coleção de exercícios variados. A tarefa do aluno é encontrar a solução esperada pelo professor e, para isso, ele precisa identificar a solução típica daquele problema. Esta situação pode levar o aluno a uma atitude de dependência, de memorização de conhecimentos.
O professor considera que o aluno no aprende por reprodução, isto é, basta resolver muito desses problemas semelhantes aquele recentemente feito para ele aprenda a resolver problemas com o conteúdo estudado.
Ao trabalhar com os problemas matemáticos em uma atividade diferente da usual, novas regras de contrato didático poderão ser estabelecidas. Nessa nova situação, os problemas serão preparados pelo professor e apresentado aos alunos de outra maneira. Os problemas abertos, que podem ser apresentados nessa nova atividade, podem ser uma alternativa para provocar rupturas no contrato didático.
Os problemas abertos se caracterizam por não terem vínculo com os últimos conteúdos estudados, evitando as regras de contrato didático já arraigado. Por estarem em um domínio conceitual familiar, permitem que os alunos tenham condições de resolvê-los. E, sobretudo, por possuírem enunciado curto, os problemas abertos podem permitir ao aluno conquistar as primeiras idéias em um novo estudo. Isso pode dar a impressão, bemvinda, de que o problema é de fácil solução, fazendo que o aluno se interesse em encontrá-la.
Um problema aberto também possui uma ou mais soluções. Além disso, ele pode ser trabalhado em grupo, evitando eventuais desencorajamentos, diminuindo o medo de não conseguir resolver, aumentando a chance de produção de conjecturas num intervalo de tempo razoável e possibilitando o surgimento de riscos conflitos sócio cognitivos. Esse conflito ocorre entre dois ou mais indivíduos, quando confrontam suas diferentes opiniões.
O objetivo visado na “resolução” do conflito é conduzir os protagonistas a um progresso comum em relação ao conhecimento em jogo na situação.
Um problema aberto tem por objetivo permitir que o aluno desenvolva um processo de resolução de problema que nós chamamos de “processo cientifico”, ou seja, nele o aluno desenvolverá a capacidade de tentar, supor, testar e provar o que for proposto como solução para o problema, implicando uma oposição aos problemas fechados.
A utilização de problemas não usuais ou abertos exigirá do aluno uma postura diferente da que sempre se observa quando resolvem os problemas fechados, porque o próprio enunciado do problema não permite que ele encontre a resposta como de costume. Nesse momento, a calculadora poderá ajudá-lo a concentra-se no processo de resolução ao invés de se preocupar com o calculo repetitivos.
Com a utilização da calculadora na resolução de problemas abertos, o aluno poderá compreender melhor o sentido dos problemas matemáticos escolares, uma vez que a falta de compreensão quanto ao significado da matemática estudada na escola é uma das grandes queixas dos alunos. “A questão essencial do ensino da matemática é então: como fazer para que os conhecimentos ensinados tenham sido para o aluno?”
A calculadora pode ajudar nessa compreensão da matemática, principalmente se ela for usada para descobrir fatos e propriedades. Mas não somente nisso.
O uso sensato das calculadoras contribui para a formação de indivíduos aptos a intervirem numa sociedade em que a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior. Nesse cenário ganham espaço indivíduos com formação para a diversidade, preparados para investigar problemas novos, com capacidade para codificar e decodificar, se comunicar, tomar decisões, aprender por si. Todos esses atributos são necessários para a formação do homem de hoje, não importando se ele é marceneiro, metalúrgico, bancário ou empresário. Calculadoras e computadores são as ferramentas de nosso tempo.