Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com
As plaquetas são células do sangue, responsáveis pela coagulação do mesmo.
Elas são produzidas pela através da medula óssea, protegendo o ser humano de sangramento e hemorragias.
Uma pessoa com problemas na medula óssea, ou com alguma doença, como leucemia, câncer, anemia aplástica,
que prejudica a produção de plaquetas, ou que fazem ipedloucura1de quimioterapia ou radioterapia, corre perigo de ter hemorragias incontroláveis, que se não for feita uma transfusão, pode ocasionar a morte.
Essas pessoas que apresentam complicações na produção de plaquetas precisam receber transfusões frequentemente, até que o organismo volte a funcionar normalmente, fabricando suas plaquetas.
A determinação do grupo sanguíneo
A determinação ocorre da seguinte maneira:
1. As hemácias humanas podem apresentar substâncias químicas denominadas aglutinógenos ou aglutinogênios, que podem ser de dois tipos A e B.
2. Hemácias que apresentarem o aglutinógeno A em suas membranas serão classificadas como sendo do “tipo A”; hemácias com aglutinógeno B serão classificadas como “tipo B”; quando possuírem os dois aglutinógenos ao mesmo tempo, serão classificadas como “tipo AB” e se não possuírem nenhum dos dois, serão chamadas de “tipo O”.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaknlAl1amNobLQv95SJ_OR9b4cD7j77WC7D5Sta8LC1tuBWtgVNO5qDRG0wWH-eSmHaMb67k3QbECjfWSGpRXsXhacYhDL7-FDmGjqxGqOMC6o26Vdw_4u-45Fp4gCEuBoS7lKMVjFgQ/s320/18606.jpg)
As tranfusões de sangue
No plasma sanguíneo (parte líquida), existem substâncias dissolvidas denominadas aglutininas (que agem como “anticorpos”) especializadas na destruição por aglutinação de hemácias que, por acaso, apresentem aglutinogênios estranhos a este organismo.
As aglutininas podem ser: Anti-A (especializada em “destruir” hemácias tipo A) e Anti-B (especializada em destruir hemácias tipo B).
Assim, para que uma transfusão ocorra sem problemas devemos ter: As hemácias (aglutinogênios) do doador devem ser aceitas pelo plasma (aglutininas) do receptor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCynG1XJ3OKMMSWS59Hdf9PxTKmaXpz0X_vixgglCxIjYyjp-b8UrI2PAZK36XLwipAedadhi_zKokQrA2KI_fhIJzWTskYn5l6BTkjBFX1JSLtvHTmgBsohZZ7xjdBsSRsUktdAqeIaA/s320/18601.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMBVOx5r2wPM2sW1vPw8eRTX33GpKZB36zG2PJ5JOGHonRxLUJP2L8MXGTGReY-1vhJsy7WJfHtEMiONvsrwYwHS6NJxCipcJzZYbRRAggJfT3GqG7LyehIHeGkmL9_uUM_KBp7oXYOWY/s320/18602.jpg)
Através deste esquema podemos concluir que, como o indivíduo AB não possui aglutinas, ele só pode doar apenas para um indivíduo do mesmo tipo dele, porém, ele pode receber sangue de todos os tipos, por isso é chamado de receptor universal.
O indivíduo do tipo O, que não possuem aglutinogênios, só podem receber sangue do tipo O, porém, pode doar para todos os tipos de sangue, por isso é chamado de doador universal.
www.colegioweb.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário