cead20136

sábado, 10 de setembro de 2016

Gestar turmas de Matemática 2007/2008








Depois de um ano e meio de muito trabalho e dedicação, o GESTAR 2 Bahia está concluindo a capacitação de diversos professores da rede estadual, nas disciplinas de Matemática e Lingua Portuguesa. Foram 373 horas de estudos, oficinas, aplicação de atividades nas escolas, elaboração e aplicação de projetos e confecção de portfólio em cada uma das turmas instaladas em diversas regiões da Bahia. Foram capacitados 1.400 professores de Matemática e 2.800 de Língua Portguesa, totalizando 4.200 profissionais. Os números não para por aí. Estiveram envolvidos no pograma 24 Formadores de Matemática e 44 de Lingua Portuguesa, 01 Coordenador Geral, 13 Coordenadorew Municipais, 04 especialistas em Língua Portuguesa, além de toda a equipe de colaboradores.
No Pólo instalado no Colégio ICEIA, em Salvador, ocorreram as oficinas ministradas pelo Formador Mário Tourinho, para as turmas "F" e "I". Em avaliação realizada junto aos cursistas, o grau médio de satistfação com relação à formatação das oficinas e a atuação do formador superam 92 por cento. Estes porcentuais se repetem nas demais turmas de Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas em Salvador e no interior do Estado. É fruto de muito compromisso destes profissionais que fazem o Gestar nos seus cinco anos de atuação. Os depoimentos dos professores cursistas apontam para a certeza de que o trabalho está no caminho correto. A busca pela melhoria dos índice educacionais passa, necessariamente, pela formação continuada. Nas oficinas do Gestar, tem sido possível, segundo os cursistas "atrelar a teoria à prática, socializar as experiências, amadurecer os conceitos, contextualizar os conteúdos, crescer pessoal e profissionalmente e melhorar efetivamente a prática pedagógica".
Há um cuidado especial no Programa: colher a opinião dos alunos dos profesores cursistas sobre as atividades que estes aplicam em sala de aula. Os depoimentos também são animadores. Em geral todos os alunos aprovam as atividades aplicadas pelos cursistas das duas disciplinas, ressaltando aspectos como a interdisciplinaridade, contextualização e ampliação de visão do mundo que lhes é proporcianada.

Mas, a coisa não para por aí. Toda a equipe Gestar Bahia está imbuída em melhorar ainda mais. Há aspectos que precisam ser enriquecidos? Sem dúvida. Faz parte do espírito do Programa ouvir os cursistas. Não apenas através de avaliações formais, mas também nos momentos em que abre espaço, durante as oficinas, para criticas e sugestões. Tem sido assim e continuará assim, pois o retorno dos cursistas e de seus alunos nas escolas, com relação às atividades do programa é que dão o suporte para que os pontos críticos sejam revistos e aperfeiçoados.

Nas fotos acima momentos da Oficina de Avaliação Geral do Programa ,das turmas "F" e "I" do Formador Mário Tourinho. Este mesmo momento ocorreu em todas as oficinas dos demais formadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário