Colégio Estadual Dinah Gonçalves
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Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
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Turno
Série 3º Ano
Ano
Unidade
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Bibliografia
Biologia
José Luiz soares
FTD
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Planejamento
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Anual
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2016
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Conteúdos
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Objetivos
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Metodologias
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Avaliação
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Genética I
- Conceitos básicos em
genética.
- Base química da
hereditariedade.
- Primeira Lei de Mendel.
- Exceções à Primeira Lei
de Mendel.
- Grupos Sanguíneos.
2. Citologia
Genética II
�� Segunda Lei de
Mendel.
�� Pleitotropia.
�� Interações Gênicas
Epistáticas.
�� Interações Gênicas não
–epistáticas.
�� Herança Quantitativa
�� Herança sexual
4. Fisiologia Humana
�� Sistema digestório
�� Sistema circulatório
�� Sistema excretor
5. Origem da Vida
�� Biogênese e
abiogênese
�� Hipótese da evolução
gradual dos sistemas
químicos.
�� Hipótese heterotrófica
e autotrófica.
6. Evolução
�� Evidências evolutivas
�� Lamarquismo
�� Darwinismo
Neodarwinismo
7. Fisiologia Humana
�� Sistema respiratório
�� Sistema endócrino
�� Sistema reprodutor
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Reconhecer os conceitos de genótipo, fenótipo, gene, gene dominante, gene
recessivo, homozigoto, heterozigoto.
�� Explicar os procedimentos adotados por Mendel no estabelecimento da
Primeira Lei.
�� Relacionar os resultados obtidos por Mendel com a Meiose.
�� Resolver exercícios envolvendo probabilidades e Primeira Lei de Mendel.
�� Resolver problemas envolvendo Primeira Lei de Mendel e heredogramas.
�� Identificar os casos que promovem a modificação da proporção fenotípica
(3:1): genes letais, ausência de dominância, alelos múltiplos.
�� Resolver exercícios relacionados com genes letais, ausência de dominância e
alelos múltiplos.
�� Reconhecer os mecanismos genéticos subjacentes à determinação dos grupos
sanguíneos ABO, Rh e MN.
�� Identificar as possibilidades de transfusão sanguínea, considerando o sistema
ABO e Rh.
�� Identificar os mecanismos relacionados com a gênese da eritroblastose fetal.
�� Identificar as medidas profiláticas e terapêuticas relacionadas com a
eritroblastose fetal.
�� Reconhecer o papel dos grupos sanguíneos na elucidação de paternidade
duvidosa.
Identificar casos de herança influenciada pelo sexo e com efeito limitado pelo sexo.
�� Identificar os componentes anatômicos de cada um dos sistemas fisiológicos.
�� Relacionar as funções de cada um dos componentes dos sistemas fisiológicos.
�� Relacionar a atividade dos diversos sistemas à manutenção da homeostase..
�� Identificar os componentes anatômicos de cada um dos sistemas fisiológicos.
�� Relacionar as funções de cada um dos componentes dos sistemas fisiológicos.
�� Relacionar a atividade dos diversos sistemas à manutenção da homeostase.
�� diferenciar biogênese e abiogênese
�� reconhecer o papel dos experimentos de Pasteur e Redi na aceitação da biogênese.
�� Explicar a hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos.
�� Explicar o papel dos experimentos de Fox e Miller na aceitação da hipótese acima
citada.
�� Explicar a hipótese heterotrófica e autotrófica
Reconhecer as mutações como fontes primárias da variedade.
• Reconhecer os mecanismos envolvidos com o equilíbrio gênico.
• Resolver exercícios relacionados com o Teorema de Hardy – Weinberg.
• Identificar as etapas da especiação.
• Identificar os diversos tipos de isolamento reprodutivo.
• Identificar as etapas da evolução do homem
• Identificar os componentes anatômicos de cada um dos sistemas fisiológicos.
• Relacionar as funções de cada um dos componentes dos sistemas fisiológicos.
• Relacionar a atividade dos diversos sistemas à manutenção da homeostase.
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Aula Expositiva
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Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Freqüência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
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EQUAÇÃO DE 1° GRAU SENTENÇAS Uma sentença matemática pode ser verdadeira ou falsa exemplo de uma sentença verdadeira a) 15 + 10 = 25 b) 2 . 5 = 10 exemplo de uma sentença falsa a) 10 + 3 = 18 b) 3 . 7 = 20 SENTEÇAS ABERTAS E SENTENÇAS FECHADAS Sentenças abertas são aquelas que possuem elementos desconhecidos. Esses elementos desconhecidos são chamados variáveis ou incógnitas. exemplos a) x + 4 = 9 (a variável é x) b) x + y = 20 (as variáveis são x e y) Sentenças fechada ou são aquelas que não possuem variáveis ou incógnitas. a) 15 -5 = 10 (verdadeira) b) 8 + 1 = 12 (falsa) EQUAÇÕES Equações são sentenças matemáticas abertas que apresentam o sinal de igualdade exemplos a) x - 3 = 13 ( a variável ou incógnita x) b) 3y + 7 = 15 ( A variável ou incógnita é y) A expressão à esquerdas do sinal = chama-se 1º membro A expressão à direita do sinal do igual = chama-se 2º membro RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA VARIÁVEL O processo de res
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